Avaliação da importância de conhecimentos básicos em química de alunos que adentram no ensino médio.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Rodrigues, R.F. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ-PICOS) ; da Silva, R.M. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ-PICOS) ; Campos Sousa, R. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ-PICOS) ; Assunção Cardoso, J.R. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ-PICOS)
Resumo
À aprendizagem nos dias atuais, vem revelando aos professores uma situação crítica com relação aos alunos no ensino de quimica, pois o que se observa é a falta de conhecimentos sobre a disciplina e a sua importância no dia a dia, por isso no decorrer deste trabalho buscou analisar qual o conhecimento prévio dos alunos sobre química assim que entram no ensino médio. Com base nos dados coletados com 60 alunos do 1º ano do ensino médio no periodo diurno e vespertino da unidade escolar landri sales, uma escola Estadual de Picos-PI, sendo produzida com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).De acordo com os resultados obtidos, podemos constatar que, é de fundamental importância que os alunos saibam sobre química e sua utilidade.
Palavras chaves
ensino de química; conhecimento prévio; importância
Introdução
Segundo Demo (2011, p. 41), cabe ao professor competente conduzir essa aprendizagem significativa, orientando o aluno permanentemente para expressar-se de maneira fundamentada, exercitar o questionamento e formulação própria, reconstruir autores e teorias e cotidianizar a pesquisa. Mas, muitas vezes a aula de química se torna chata e desestimulante, pois os professores não relacionam a química com o dia a dia dos alunos, ensinam ciências no ensino fundamental sem relacionar com nenhum assunto do dia a dia deles. Muitos deles entram no ensino médio sem ter noção sobre o que é química, isso leva aos professores uma grande preocupação, pois não sabem como ministrar a disciplina, devido a enorme dificuldade e falta de interesse que os alunos apresentam, por acharem a química sem utilidade na sua vida. Dentro deste contexto o atual tema foi escolhido devido a importância do conhecimento sobre a disciplina e sua utilização no dia a dia. Para que os alunos, ao entrarem no ensino médio, possam relacionar os conteúdos com o conhecimento prévio deles. Saber onde e quando usam a química na sua vida e ter uma visão critica sobre determinados assuntos. Para a realização deste trabalho optou-se em aplicar um questionário contendo 5 perguntas, tendo como base o conhecimento prévio dos alunos, no qual podemos observar os conhecimentos deles, através de perguntas, podendo assim, entender o conhecimento de cada um em relação a quimica. A realização da atual pesquisa tem importante relevância porque o estudo da química deve-se principalmente ao fato de possibilitar ao homem o desenvolvimento de uma visão crítica do mundo que o cerca. Podendo analisar, compreender e utilizar este conhecimento no cotidiano, tendo condições de perceber e interferir em situações.
Material e métodos
Este trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa descritiva e de campo, realizada na Unidade Escolar Landri Sales. Os dados foram coletados a partir da utilização de um questionário com 5 perguntas aplicado com as duas turmas do 1º ano do ensino médio: do período matutino e vespertino, totalizando 60 alunos. Orientados pelos alunos bolsistas do (PIBID) do curso de licenciatura em química. No primeiro momento, explicamos para os alunos sobre a pesquisa e entregamos os questionários aos alunos contendo as seguintes perguntas: Oque é química? O que a química estuda? qual a sua importância? onde utilizamos a química? Por que estudamos química?. Eles tiveram 30 minutos para responderem. Após os 30 minutos, recolhemos os questionários. Os dados foram discutidos de caordo com as respostas parecidas dos alunos e obtivemos os resultados.
Resultado e discussão
Os resultados obtidos com essa atividade não foram satisfatórios, pois a
maioria dos alunos não sabiam sobre química e a sua importância no
cotidiano. De acordo com as respostas do questionário:
Questão 1: A maioria dos alunos (96,4%) responderam que a química é uma
ciência, os outros (3,6%) não responderam nada.
Questão 2: (56,1%) responderam que a química estuda as matérias e
substâncias, outros (40%) responderam que a química não estuda nada, que ela
é um estudo, e outros (3,9%) não responderam nada.
Questão 3: (25%) disseram que a química era importante, pois estava em
tudo, em alimentos, roupas, cosméticos, etc. (45%) disseram que era
importante, mas que não sabiam o por quê. E (30%) não responderam
Questão 4: (45%) disseram que utiliza a química nos alimentos, bebidas e
roupas, e (55%) disseram que ela é sem utilidade.
Questão 5: (95%) dos alunos disseram que estudam porque é obrigatório.
Outros (5%) disseram que é muito importante para a vida.
Após a respostas propostas aos alunos do período diurno e vespertino do 1º
do ensino médio, concluímos que há uma grande diversidade de pensamentos à
respeito da química e suas utilizações. Podendo visar que a mesma é uma das
disciplinas que os alunos têm maior dificuldade na aprendizagem, levando aos
professores uma situação de preocupação, pois é uma disciplina que tem sua
importância na formação acadêmica dos alunos e, desenvolvê-la da maneira
mais adequada produz resultados significativos na formação do individuo.
Conclusões
Com base nos dados analisados, é possível concluir que a dificuldade de aprendizagem em química ainda é muito grande, pois é tida como uma aula chata e sem importância, onde os alunos saem do ensino fundamental sem qualquer conhecimento sobre a ciência. Com isso, Os professores deverão fazer com que a sua aula se torne interessante, sempre fazendo aulas diferentes que busquem chamar a atenção do aluno sempre relacionando com o cotidiano do mesmo, para que possam ter uma aprendizagem significativa. Pois a química é de extrema importância para a vida.
Agradecimentos
Agradeço primeiramente à Deus, pois me deu o dom da vida. A minha família, amigos e ao programa de iniciação à docência (PIBID).
Referências
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.