O ESTUDO DE TERMOQUÍMICA CONTEMPLANDO AS COMPETÊNCIAS DOS TEMAS TRANSVERSAIS SEGUNDO OS PCNEM.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Feitosa, J.S.M. (IFPI) ; Barros, F.A.A. (IFPI) ; Brito, J.I. (IFPI) ; Santos, R.J. (IFPI) ; Martirios, M.R. (IFPI)
Resumo
O trabalho a seguir tem como proposta inserir temas transversais seguindo como guia os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), sendo realizada a análise na cidade de Picos PI, na U.E. Desembargador Vidal de Freitas, onde as atividades foram realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID), com o objetivo de contextualizar o estudo de termoquímica, abordando o ensino de Química de acordo com as novas propostas que vem sendo inseridas no ensino em geral, relacionando o conteúdo estudado com o cotidiano, aguçando o instinto critico dos discentes, preparando jovens capazes de tomar decisões conscientes para a melhoria do nosso planeta.
Palavras chaves
Temas gerador Biomassa; Termoquímica; Ensino de Química
Introdução
Com a grande evolução dos avanços tecnológicos e do mundo contemporâneo sendo realizados em diversos campos do ensino, não há nada que exista que não possa ser relacionado aos conteúdos curriculares estudados na educação básica. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), nas áreas das Ciências e suas Tecnologias. Segundo Wartha,E.J; Faljoni-Alário,A. (2005) existe a necessidade de se introduzir, ainda no Ensino Médio, conhecimentos que, historicamente, foram produzidos pela humanidade desde os seus primórdios até os nossos dias. Isto se justifica pelo fato de que não se pode participar de discussões sobre a relação risco/benefício da Ciência (Química) sem se levar em conta as transformações ocorridas nos últimos anos, como os novos meios de produção industrial, a urbanização acelerada, a poluição e o esgotamento dos recursos naturais. A proposta apresentada para o ensino de Química nos PCNEM se contrapõe à velha ênfase na memorização de informações, nomes, fórmulas e conhecimentos como fragmentos desligados da realidade dos alunos. Com isso propomos um trabalho que viabilize a orientação do ensino de um conteúdo especifico, sendo a termoquímica, onde, de acordo com os PCNEM utilize um tema transversal contextualizado e aprimorando a aprendizagem tornando-a mais significativa, com o intuito de ajudar tanto os discentes como os docentes a se atualizarem nessa nova perspectiva de ensino.
Material e métodos
Esta pesquisa apresenta caráter qualitativo, no entanto também apresenta características quantitativas. Sendo que os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, aplicado em uma turma do 2ª ano do ensino médio, sendo respondido por 20 alunos da turma escolhidos aleatoriamente. A metodologia apresentada no presente trabalho consiste primeiramente no estudo de uma aula expositivo-dialogada, com a utilização de uma apresentação em PowerPoint em data show, a aula teve início com o tema gerador “Biomassa”, englobando o estudo do conteúdo Termoquímica (combustão), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Médio (PCNEM), sendo aplicada a aula e em seguida o questionário. A pesquisa foi realizada na Instituição de Ensino Fundamental e Médio Desembargador Vidal de Freitas, em duas turmas do 2º ano, no turno da manhã, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID). Na aula, expôs-se primeiro o tema gerador, no caso “Biomassa” enfatizando a importância da mesma como devemos conhecer a importância dela, após, foi mostrado alguns exemplos de biomassa falando um pouco da historia dela, em seguida foi falado um pouco de termoquímica e que ela é encontrada frequentemente na biomassa em formar de combustão, onde se mostrou um processo de queima de madeira acontecendo a reação de combustão, que nela pode ser estudado o processo Endotérmico que é a absorção de calor e o processo Exotérmico sendo a liberação de calor.
Resultado e discussão
Durante a exposição da aula com um tema
gerador Biomassa, se mostrou de modo
satisfatório principalmente na
participação dos alunos, também se notou
que ao
começar a inserir o conteúdo em questão
(Termoquímica), os discentes não
compreendiam a relação do tema trabalhado
com o conteúdo, ficando evidente a
pouca associação trabalhada pelos
docentes dos conteúdos estudados com
assuntos
tão presentes no nosso cotidiano. Com o
decorrer da aula observou-se um aumento
significativo no interesse e
participação, onde analisamos essa
mudança por meio
de um questionário composto por 3
questões, sendo 2 objetivas e 1
descritiva.
O questionário abordado como análise tem
início com a seguinte pergunta: No
ensino em geral, e em especifico no
ensino de termoquímica existe a relação
de
temas atuais com o propósito de facilitar
a aprendizagem? Os resultados obtidos
foram 80% dos discentes afirma que não, o
conteúdo é estudado sem
contextualização e 20% afirma que sim,
mas nem em todas as aulas, As figuras 1 e
2 representam os dados obtidos pelas
questões objetivas.
Diante dos resultados obtidos pelos
questionários, notamos a importância de
inovar o ensino, assim também como diz
Scafi (2010), os temas transversais são
uma estratégia metodológica ou um
artifício facilitador para a justaposição
e
compreensão de fatos ou situações do
cotidiano, contribuindo para uma maior
assimilação do conteúdo, vista pelos
discentes.
dificuldades de aprendizagem dos estudantes.
temas transversais, como método facilitador do conteúdo
Conclusões
Com o estudo realizado e a análise dos resultados obtidos, verifica-se que temas geradores inseridos corretamente, utilizando como guia os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), podem servir de grande importância nessa nova perspectiva de ensino, inovando, contextualizando e correlacionando os conteúdos estudados com fatos ocorridos na sociedade que vivemos, formando cidadãos críticos e atualizados dos acontecimentos e reações que os cercam, constituindo o que a educação moderna almeja preparar jovens capazes de tomar decisões conscientes.
Agradecimentos
Agradeço primeiramente a Deus, aos meus pais que sempre me apoiam, ao IFPI e a CAPES. Agradeço também aos meus colaboradores que muito fizeram para a realização
Referências
Química: Compromisso com a cidadania. Ijuí, Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2003.
SCAFI, S.H.F. Contextualização do ensino de química em uma escola militar. Química Nova na Escola, São Paulo, 32, n. 3, 2010. p. 176-183.
WARTHA, E. J; FALJONI-ALÁRIO, A. A contextualização no ensino de química através do livro de didático. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. N° 22, Novembro 2005.
http://www.nest.unifei.edu.br/portugues/pags/downloads/files/BiocombustiveisCap06.pdf