O ESTUDO DE TERMOQUÍMICA CONTEMPLANDO AS COMPETÊNCIAS DOS TEMAS TRANSVERSAIS SEGUNDO OS PCNEM.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Feitosa, J.S.M. (IFPI) ; Barros, F.A.A. (IFPI) ; Brito, J.I. (IFPI) ; Santos, R.J. (IFPI) ; Martirios, M.R. (IFPI)

Resumo

O trabalho a seguir tem como proposta inserir temas transversais seguindo como guia os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), sendo realizada a análise na cidade de Picos PI, na U.E. Desembargador Vidal de Freitas, onde as atividades foram realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID), com o objetivo de contextualizar o estudo de termoquímica, abordando o ensino de Química de acordo com as novas propostas que vem sendo inseridas no ensino em geral, relacionando o conteúdo estudado com o cotidiano, aguçando o instinto critico dos discentes, preparando jovens capazes de tomar decisões conscientes para a melhoria do nosso planeta.

Palavras chaves

Temas gerador Biomassa; Termoquímica; Ensino de Química

Introdução

Com a grande evolução dos avanços tecnológicos e do mundo contemporâneo sendo realizados em diversos campos do ensino, não há nada que exista que não possa ser relacionado aos conteúdos curriculares estudados na educação básica. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), nas áreas das Ciências e suas Tecnologias. Segundo Wartha,E.J; Faljoni-Alário,A. (2005) existe a necessidade de se introduzir, ainda no Ensino Médio, conhecimentos que, historicamente, foram produzidos pela humanidade desde os seus primórdios até os nossos dias. Isto se justifica pelo fato de que não se pode participar de discussões sobre a relação risco/benefício da Ciência (Química) sem se levar em conta as transformações ocorridas nos últimos anos, como os novos meios de produção industrial, a urbanização acelerada, a poluição e o esgotamento dos recursos naturais. A proposta apresentada para o ensino de Química nos PCNEM se contrapõe à velha ênfase na memorização de informações, nomes, fórmulas e conhecimentos como fragmentos desligados da realidade dos alunos. Com isso propomos um trabalho que viabilize a orientação do ensino de um conteúdo especifico, sendo a termoquímica, onde, de acordo com os PCNEM utilize um tema transversal contextualizado e aprimorando a aprendizagem tornando-a mais significativa, com o intuito de ajudar tanto os discentes como os docentes a se atualizarem nessa nova perspectiva de ensino.

Material e métodos

Esta pesquisa apresenta caráter qualitativo, no entanto também apresenta características quantitativas. Sendo que os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, aplicado em uma turma do 2ª ano do ensino médio, sendo respondido por 20 alunos da turma escolhidos aleatoriamente. A metodologia apresentada no presente trabalho consiste primeiramente no estudo de uma aula expositivo-dialogada, com a utilização de uma apresentação em PowerPoint em data show, a aula teve início com o tema gerador “Biomassa”, englobando o estudo do conteúdo Termoquímica (combustão), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Médio (PCNEM), sendo aplicada a aula e em seguida o questionário. A pesquisa foi realizada na Instituição de Ensino Fundamental e Médio Desembargador Vidal de Freitas, em duas turmas do 2º ano, no turno da manhã, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID). Na aula, expôs-se primeiro o tema gerador, no caso “Biomassa” enfatizando a importância da mesma como devemos conhecer a importância dela, após, foi mostrado alguns exemplos de biomassa falando um pouco da historia dela, em seguida foi falado um pouco de termoquímica e que ela é encontrada frequentemente na biomassa em formar de combustão, onde se mostrou um processo de queima de madeira acontecendo a reação de combustão, que nela pode ser estudado o processo Endotérmico que é a absorção de calor e o processo Exotérmico sendo a liberação de calor.

Resultado e discussão

Durante a exposição da aula com um tema gerador Biomassa, se mostrou de modo satisfatório principalmente na participação dos alunos, também se notou que ao começar a inserir o conteúdo em questão (Termoquímica), os discentes não compreendiam a relação do tema trabalhado com o conteúdo, ficando evidente a pouca associação trabalhada pelos docentes dos conteúdos estudados com assuntos tão presentes no nosso cotidiano. Com o decorrer da aula observou-se um aumento significativo no interesse e participação, onde analisamos essa mudança por meio de um questionário composto por 3 questões, sendo 2 objetivas e 1 descritiva. O questionário abordado como análise tem início com a seguinte pergunta: No ensino em geral, e em especifico no ensino de termoquímica existe a relação de temas atuais com o propósito de facilitar a aprendizagem? Os resultados obtidos foram 80% dos discentes afirma que não, o conteúdo é estudado sem contextualização e 20% afirma que sim, mas nem em todas as aulas, As figuras 1 e 2 representam os dados obtidos pelas questões objetivas. Diante dos resultados obtidos pelos questionários, notamos a importância de inovar o ensino, assim também como diz Scafi (2010), os temas transversais são uma estratégia metodológica ou um artifício facilitador para a justaposição e compreensão de fatos ou situações do cotidiano, contribuindo para uma maior assimilação do conteúdo, vista pelos discentes.

figura 1

dificuldades de aprendizagem dos estudantes.

figura 2

temas transversais, como método facilitador do conteúdo

Conclusões

Com o estudo realizado e a análise dos resultados obtidos, verifica-se que temas geradores inseridos corretamente, utilizando como guia os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), podem servir de grande importância nessa nova perspectiva de ensino, inovando, contextualizando e correlacionando os conteúdos estudados com fatos ocorridos na sociedade que vivemos, formando cidadãos críticos e atualizados dos acontecimentos e reações que os cercam, constituindo o que a educação moderna almeja preparar jovens capazes de tomar decisões conscientes.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus, aos meus pais que sempre me apoiam, ao IFPI e a CAPES. Agradeço também aos meus colaboradores que muito fizeram para a realização

Referências

Química: Compromisso com a cidadania. Ijuí, Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2003.
SCAFI, S.H.F. Contextualização do ensino de química em uma escola militar. Química Nova na Escola, São Paulo, 32, n. 3, 2010. p. 176-183.
WARTHA, E. J; FALJONI-ALÁRIO, A. A contextualização no ensino de química através do livro de didático. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. N° 22, Novembro 2005.


http://www.nest.unifei.edu.br/portugues/pags/downloads/files/BiocombustiveisCap06.pdf

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