Ressignificação e otimização do laboratório da E. E. Frei Leopoldo de Castelnuovo no PIBID

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Reis, K.C.B. (INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM) ; Pessoa, L.R. (INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM) ; Portes, G.F.R. (E.E FREI LEOPOLDO DE CASTELNUOVO) ; Pereira, O.J. (INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM)

Resumo

Durante a atuação do PIBID na E. E. Frei Leopoldo de Castelnuovo presenciou- se o uso inapropriado do laboratório de ciências como depósito, que atendia alunos do projeto integral (fundamental I) e alunos do ensino médio. Diante deste problema realizou-se a otimização do laboratório de ciências da escola, com o objetivo de dar início às primeiras ações para melhorar este espaço de aprendizado e dá-lo um novo significado, de modo a promover a viabilização do uso do laboratório e sua real função. Obtendo-se assim, melhorias estruturais no espaço de aprendizado do laboratório e fazendo com que este deixe de ser usado como depósito, desempenhando sua função de laboratório, propiciar a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos pela subsidiação da relação teoria e prática.

Palavras chaves

ressignificação; laboratório; PIBID

Introdução

Durante a atuação de 2014 á 2016 no Programa de Iniciação a Docência - PIBID na E.E. Frei Leopoldo de Castelnuovo, presenciou-se o uso inapropriado do laboratório de ciências, adotando-se a palavra laboratório como "local construído com a finalidade de se realizar experimentos" (BRASIL ESCOLA, 2017), que funcionava como laboratório de Química e Ciências, depósito de materiais pedagógicos, de construção e recicláveis. Mesmo assim, este espaço atendia alunos do projeto infatil (fundamental I) e alunos do ensino médio. A escola não tem espaço reservado para os alunos do projeto, não conta com técnicos em laboratório, apresenta de 30 á 40 alunos por sala de aula e a cada ano há certa mudança de professores, o que agrava a busca de solução para este problema. Acreditamos que "não há dúvidas de que o ensino das ciências deve ocorrer de maneira integrada com as atividades de laboratório, pois já sabemos que o experimento é a ferramenta mais adequada á construção do conhecimento" (CRUZ, J. B. pág. 27-62). Diante destes fatos realizou-se a otimização do laboratório de ciências, para iniciar a resolução deste problema, com o objetivo de melhorar este espaço de aprendizado e contribuir para o início de uma ressignificação do laboratório de ciências, de modo a promover a viabilização de seu uso e real f. Obtendo-se assim, melhorias estruturais no espaço de aprendizado e real significado ao uso do laboratório, deixando de ser depósito e desempenhando sua função de propiciar a compreensão da relação teoria e prática de encontro com a LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB), Artigo 35, inciso IV, que diz: "É essencial à compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina

Material e métodos

Nesta perspectiva, o desenvolvimento metodológico deste projeto se deu de forma a viabilizar a constatação de estudos teóricos experimentalmente pelos alunos para dar início a uma nova forma de constituir a construção do conhecimento científico na escola, respeitando e valendo-se também de documentos oficiais, como LDB 9394/96, do Projeto Político Pedagógico da escola e embasamento teórico educacional, dentre eles, FREIRE (2002,1992), MORIN 2003 e VASCONCELOS; além de outros que se destacam no processo de estudo, discussão teórica e investigação. Assim, acredita-se que a compreensão e direcionamento das etapas para construção do conhecimento seguintes serão mais simples e alcançarão maiores êxitos em relação á esta primeira consequentemente. Analogamente a direção da Escola decidiu apoiar a causa da otimização por meio de solicitação de recursos financeiros, que resultou na reforma do laboratório, assim pôde-se contar com o apoio da escola e a realização de obras necessárias como resolução do problema de infiltração. Ao longo destes processos desenvolveu-se também uma conscientização dos alunos durante o período de otimização e reforma, que foi avaliada em forma de questionário, em busca de evitar que o laboratório retorne ao seu estado inicial, pois "Ao cumprir o seu papel, o professor prático-reflexivo, incentiva e possibilita a transformação, não somente de si e do seu fazer, como também do seu contexto, fortalecendo os processos de ação-reflexão-ação no espaço educativo de que faz parte 9SCHMITT, 2011, pág. 60)".

Resultado e discussão

A otimização foi realizada antes da reforma pelos bolsistas do PIBID, o que permitiu apontar onde poderia haver melhorias de encontro com a realidade escolar e o projeto do CENTRO PAULA SOUSA - SP "Padronização do tipo e quantidade necessária de instalações e equipamentos dos laboratórios das habilitações profissionais". As melhorias destacadas pela otimização foi o resgate de materiais em decomposição ao reunir partes destes como balanças e microscópios e montá-los de modo a ficarem prontos para uso, destaca-se também a desintoxicação do ambiente, pois este se encontrava com fezes de rato, barata e resíduos de produtos químicos P. A. incluindo conservas humanas, animais em formol e agrotóxico (imagem antes e depois). No entanto, por tratar-se de bem do patrimônio (doação), a otimização não conseguiu retirar um agrotóxico de formula química não identificada que permanece em um armário emperrado ao fundo do laboratório. Quanto a isso a medida tomada foi a manifestação dos alunos bolsistas do PIBID a direção da escola, que afirmou que irá se desfazer do armário assim que possível. A avaliação da conscientização demonstrou os resultados obtidos na tabela "avaliação verificativa de conscientização" em relação á um total de 48 alunos avaliados. Estes resultados demonstram que os alunos estão cientes do que representava e o que representa o aboratório assim como previsto pela ação fundamentada em SCHMITT, (2011, pág. 60).

avaliação verificativa de conscientização

Os valores demonstram o quantitativo de alunos que compreendem o que foi e o que representa atualmente o laboratório.

antes e depois

laboratório antes e depois da reforma

Conclusões

Portanto a otimização do laboratório de ciências da E. E. Frei Leopoldo de Castelnuovo em Uberaba - MG proporcionou melhoras em sua estrutura física, incluindo uma reforma, alterou a forma de uso do laboratório atribuindo a ele a sua real função de laboratório de ciências e não depósito, atingindo o objetivo para qual foi realizada. O processo também está solidificado em consciêntização diante da avaliação fundamentada, visando também que não há mais a deposição descontrolada de materiais no local, assim os alunos e professores estão aptos para esta nova realidade escolar.

Agradecimentos

Agradeço a Lucas Pessoa pela ajuda em todo o projeto, a Giselli Fatureto por aderir a causa e a Otaviano José Pereira pela disposição em orientar.

Referências

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases. Lei Nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
Morin, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento /
MORIN, EDGARD; tradução Eloá Jacobina. - 8a ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,
2003.
FREIRE, PAULO. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MARQUEZINI, A.; FUMANTI, M. R. Projeto: padronização do tipo e quantidade necessária de instalações e equipamentos do laboratório das habilitações profissionais.SP. Agosto de 2010.
SCHMITT. T. A. Current Methodological Considerations in Exploratory and Confirmatory Factor Analysis.Journal of Psychoeducational AssessmentJournal of Psychoeducational Assessment. First Published August 10, 2011.

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