CONTEXTUALIZAÇÃO E PRÁTICA NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA PARA OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CENTRO DE ENSINO ESTADO DO CEARÁ NO MUNICÍPIO DE BACABAL-MA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Paiva, M.A.P.S. (UEMA) ; Monteiro, M.A.A.S. (UEMA) ; Menezes, L.C. (UFMA) ; Silva, L.M.S.S. (UFMA) ; Lima, J.B. (UFMA) ; Viegas, H.D.C. (UEMA)
Resumo
No contexto atual observa-se a grande rejeição por parte da classe estudantil, um número significativo de discentes que possuem aversão quando se trata das disciplinas da área de exatas, neste caso, da Química. Este trabalho faz referência a relevância no ensino da tabela periódica no 1º ano do ensino médio. Objetivou-se direcionar os alunos a desenvolverem interesse pela disciplina levando-os a conceituarem “Química”, conhecer a história da tabela periódica, desvendar os elementos e compreenderem como se faz a leitura da mesma, utilizando uma metodologia dinâmica e contextualizada com atividade prática. Com isso, obtendo resultados positivos e aumentando o interesse pela disciplina, ensinou-se como lê a tabela, identificar os nomes e símbolos dos elementos.
Palavras chaves
Construção do conheciment; metodologia; tabela periódica
Introdução
Com a preocupação em tornar o ensino da química significativo ao dia a dia do aluno, desenvolvendo conhecimentos práticos contextualizados a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) elaborou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que norteiam e servem de apoio às discussões e ao desenvolvimento de projetos educativos nas escolas, levando o professor à reflexão sobre a prática pedagógica, à análise e seleção de materiais didáticos e de recursos tecnológicos, que possam contribuir para sua formação integral. Segundo Roque e Silva (2008), a aprendizagem da Química é caracterizada pelo entendimento de uma linguagem específica e apropriada para a descrição de fenômenos materiais. Que esse conhecimento possa ser adquirido, o entendimento da Tabela Periódica é básico e fundamental. É importante aprender a interpretar a Tabela Periódica: as divisões nela existentes, o porquê de cada elemento estar localizado em determinado período ou família. Portanto, partindo das dificuldades encontradas pelos alunos no trabalho realizado nas escolas durante as disciplinas de práticas curriculares, constatou-se que a maioria dos alunos sentiam dificuldades de compreender a disciplina de Química, ocasionando rejeição desta Ciência, principalmente quando nos estudos da tabela periódica. Observou-se que um dos motivos deste comportamento se dava pela maneira como as aulas eram ministradas, onde o docente transmitia os conteúdos de forma tradicional aplicando teoria e incentivando os alunos a decorar frases como ferramenta de ensino da tabela. O objetivo da proposta de contextualização no ensino da tabela periódica visa despertar nos alunos o interesse pela disciplina Química com ênfase na tabela periódica como base indispensável para compreensão da mesma.
Material e métodos
A pesquisa foi realizada na escola C. E. Estado do Ceará, no município de Bacabal-MA, com alunos do 1º ano do ensino médio. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionadas duas turmas no pré-questionário onde foram questionados 34 alunos da turma 101 e 35 da turma 103, no total de 69 alunos. No pós-questionário devido simulado do ENEM estavam presentes 28 alunos na turma 101 e 32 da turma 103. Fez-se a coleta de dados a partir da aplicação dos questionários com o objetivo de avaliar o grau de conhecimento dos alunos e criatividade no ensino da tabela periódica, ratificando a necessidade da idealização da proposta pedagógica aplicada e verificando se, após a aplicação do trabalho ocorreu uma mudança significativa no nível de aprendizagem dos estudantes validando a hipótese do estudo. O desenvolvimento do trabalho deu-se em cinco etapas. Primeiramente aplicou-se o pré-questionário contendo 11 questões com intuito de diagnosticar o grau de conhecimento acerca do conteúdo. Na 2ª etapa, ministrou-se aula sobre a história da origem da tabela periódica à atual organização dos elementos e seus respectivos autores, utilizando banners com todos os modelos e idealizadores. Na 3ª etapa, aula expositiva sobre a organização, estrutura, símbolos, classificação com auxílio de banner da atual tabela periódica contextualizando com os produtos utilizados no cotidiano dos aprendizes. Na 4ª etapa, os alunos foram divididos em grupos, para que juntos trabalhassem a atividade proposta, que era a construção e montagem da tabela periódica. Na última etapa, aplicou-se um pós-questionário contendo 9 questões objetivas e subjetivas, cuja finalidade foi verificar a concepção dos alunos em relação a utilização da contextualização, como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem.
Resultado e discussão
Os resultados da pesquisa foram colocados em gráficos para verificar a
concepção acerca da disciplina de Química, nível de aprendizado da tabela,
relação dos elementos com o dia-a-dia dos educandos e a aceitação da proposta
de contextualização da tabela periódica.
Os discentes não têm facilidade de aprender Química. Decorrente da disciplina
ser caracterizada como de difícil compreensão pela maioria. Buscou-se ter o
conhecimento do que é química para eles. A maioria afirmou ser impossível
aprender Química sem conhecer/aprender a tabela periódica demonstrando a
consciência da ligação e importância entre tabela periódica e aprendizagem da
disciplina de Química.
O Gráfico 1A mostra o entendimento sobre a organização da tabela periódica. Os
alunos consideraram importante o estudo (Grafico 1B). A proposta foi bem aceita
(Grafico 1C). Os resultados obtidos evidenciam que metodologias diversificadas
impulsionam a construção do saber, além de incentivadoras e fascinantes. O
Gráfico 1D mostra o nível de compreensão dos alunos sobre a tabela periódica.
Nos questionários, aplicados antes e depois, com questões, iguais e
especificas, afim de avaliar se o nível de conhecimento dos alunos foi alterado
após aplicação da metodologia utilizada (Figura 2A-D). Fazendo um paralelo das
respostas obtidas antes e depois do desenvolvimento da nova metodologia
percebeu-se que os alunos no pré-questionario responderam sem embasamento, de
forma aleatória, enquanto no pós-questionario eles conseguiram apontar de forma
consciente a presença dos elementos da tabela nos produtos utilizados no
cotidiano inferindo a relevância na descrição do contexto de ensino, visto que
coopera, significativamente na aquisição de conhecimentos dos educandos, quando
amplamente adequado.
(A) Dificuldade em estudar (B) Importância do estudo (C) compreensão após a aplicação da metodologia. (D) Relação nomes dos modelos - idealizadores.
(A) Entendimento sobre elementos encontrados no cotidiano (B) Relação símbolos-nome (C) Conhecimento da localização dos elementos (D) Nome-símbolos.
Conclusões
Com a contextualização do ensino da tabela periódica pode-se mostrar aos discentes a importância do estudo da tabela periódica no processo de ensino- aprendizagem como base indispensável na compreensão da disciplina de Química. Despertando o interesse dos alunos em desvendar os elementos da tabela e entendendo como se faz a leitura da tabela periódica, reconhecendo de que forma está estruturada. As aplicações dos questionários demonstraram como a nova metodologia, de contextualização da tabela periódica, influenciou no nível de aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo abordado.
Agradecimentos
Ao programa Darcy Ribeiro da Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Federal do Maranhão.
Referências
DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Lei n.º 9.394 e legislação correlata. Bauru: São Paulo: Endipro, 1997.
PCNs. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensinando a língua portuguesa no ensino médio. 12°. Ed. Brasília, Distrito federal: Editora FTD, 2002.
ROQUE, N. F.; SILVA, J. L. P. A linguagem química e o ensino da Química Orgânica. Quim. Nova, 31(4), 921-923, 2008.