BARALHO DE REAÇÕES:ENSINO DE REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA ATRAVÉS DE JOGO DE CARTAS.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Boas, S.G.S. (IFPA) ; Prazeres, J.B.M. (IFPA) ; Carneiro, G.N. (IFPA) ; Silva Filho, L.P.S. (IFPA) ; Matos, J.L.S.G. (IFPA) ; Moraes, B.F. (IFPA) ; Glins, J.C.N. (IFPA) ; Gonçalves, A.E.S. (IFPA) ; Rodrigues, E.A. (IFPA)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova tecnologia para o ensino do assunto reações de neutralização dentro das funções inorgânicas, com o intuito de inovar a forma de ensinar e facilitar o aprendizado, visto que alunos surdos possuem maior dificuldade em relação a alunos ouvintes no aprendizado da química. O jogo foi criado com o auxílio do programa CorelDraw x7, incluindo nas cartas os reagentes e produtos em língua de sinais e língua portuguesa a fim de tornar o jogo inclusivo e interativo.

Palavras chaves

reações de neutralização; jogo de cartas; LIBRAS

Introdução

Ao longo do tempo, os surdos travaram grandes batalhas pela sua aceitação na sociedade e pelo reconhecimento da comunidade surda, da sua língua e da sua cultura, até alcançarem os direitos que possuem hoje na Era Moderna. Esse reconhecimento fez surgir numerosos professores que desenvolveram/desenvolve trabalhos com alunos surdos a fim de mostrar as dificuldades que os mesmos possuem e desenvolvendo ideias para tornar a educação inclusiva (CARVALHO,2017). A educação especial vem conquistando vários avanços, desde a criação da Lei 9394/96 das diretrizes e bases da educação nacionalque no capitulo V aborda a educação especial (BRASIL,1996), pois os alunos com algum tipo de deficiência possuem maior dificuldade de aprendizado com os métodos tradicionais. Um método que pode ser utilizado são os jogos lúdicos, como por exemplo, o jogo Baralho periódico, um jogo de baralho que facilita o ensino da tabela periódica. (BRAGA; PAZ; LIMA. 2014). O jogo Baralho de Reações criado através do programa Corel Draw x7, visa facilitar o aprendizado de química para alunos surdos, que aprendem, com maior eficácia, de forma visual, tornando o ensino mais atrativo ao aluno. O jogo foi aplicado na escola E.E.E.F.M. Jarbas Passarinho, com alunos surdos e auditivos, possibilitando a interação de todos por ser um jogo adaptado para Libras e português.

Material e métodos

O jogo é constituído de 20 cartas que foram confeccionadas com o programa de computador CorelDraw x7. Cada carta representa um elemento químico tanto na língua de sinais como na língua portuguesa. O objetivo do jogo é fazer com que os alunos completem as reações de neutralização com as cartas que lhe são disponibilizadas, vence o jogo quem obtiver o maior número de acertos, ele pode ser jogado por duas pessoas. O jogo é composto por 20 peças com informações em LIBRAS e em português no qual 3 cartas são de comando mostrando os reagentes que ele ira usar para formar tal produto (o aluno ira formar), cada carta de comando virá com uma dica sobre o produto formado. 6 cartas virão para cada jogador com os dois produtos formados (sal e água), ou seja, 12 cartas com produtos para não tornar a competição desigual, totalizando 15 cartas, as outras 5 cartas são produtos de outras reações que não fazem parte do contexto de reação de neutralização a fim de confundir e testar o conhecimento do jogador além de deixar o jogo mais interessante. Este jogo foi baseado no jogo de cartas de baralho, com diferença no número de cartas que cada jogador terá. Ao iniciar o jogo, as cartas de comando deverão ser separadas por um jogador e as outras 17 com produtos deverão ser embaralhadas, em seguida, 4 cartas deve ser retirada do maço e dividida em 2 para cada, 1 jogada na mesa antes de iniciar a partida e o restante fica para compra. O aluno lerá a carta de comando e verá qual o produto formado de acordo com a reação que pede no comando, caso ele não entra em suas mãos poderá comprar ate achar o produto que ele acredita ser daquela reação que já estará balanceada. Serão 3 partidas, quem acertar mais ganha o jogo.

Resultado e discussão

A tecnologia foi aplicada em uma turma de primeiro ano do ensino médio, a avaliação do rendimento dos alunos da turma foi feito de forma individual, obedecendo-se os critérios de participação e conhecimento prévio sobre o assunto ministrado. 68% dos alunos demonstraram interesse pelo jogo, frisando a importância de tecnologias que facilitem o aprendizado, pois apresentaram maior índice de absorção do conteúdo. 20% dos participantes apresentaram um rendimento regular, demonstrando a taxa de aprendizado, inalterada. Somente 12% dos avaliados demonstraram não ter nenhum aumento em sua taxa de absorção e fixação do conteúdo abordado.

Conclusões

A partir da análise dos resultados, constatou-se que os professores reconhecem a importância da análise da metodologia que é aplicada em sala de aula, já que necessita facilitar o ensino-aprendizagem e o quanto a tendência educacional influencia na metodologia de ensino, tendo em vista a busca por parte dos professores em variar as didáticas tradicionais. Para isso torna-se necessário que estes profissionais disponham de tempo e estrutura em suas aulas, não apenas visando o sistema de avaliação como o ENEM, mas o cotidiano do aluno que se tornará mais receptivo, crítico e reflexivo.

Agradecimentos

a Deus e ao IFPA

Referências

BRAGA, D.O; PAZ, D.W.H; LIMA, F.C.A. Baralho Periódico: um jogo lúdico para o ensino da tabela periódica. Resumo do 54° CBQ, 2014.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei 9394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 20 de dezembro de 1996.

CARVALHO, Paulo Vaz de. História dos Surdos no Mundo. Lisboa: Editora Surd’Universo, 2007.

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