“Ludo Química”: Conhecimento e entretenimento para os alunos do curso técnico em química
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Soares, S.T.C. (IFMT) ; Paiva, G.C.S. (IFMT) ; Santos, T.E.M. (IFMT) ; Carbo, L. (IFMT)
Resumo
Os jogos didáticos são ferramentas relevantes no mundo da Química, por proporcionar associações importantes e facilitar o processo de ensino- aprendizagem. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um jogo didático para facilitar o estudo da disciplina de processos industriais dos cursos de Técnicos em Química do IFMT.
Palavras chaves
Ludo; Ensino de química; Jogos didáticos
Introdução
A educação brasileira está em constante transformação, buscando metodologias inovadoras que possam contribuir positivamente no processo de ensino- aprendizagem. Nesse contexto, os jogos tem se destacado como recursos didáticos essenciais, estimulando o processo de ensino-aprendizagem de maneira divertida e inusitada. Atualmente a literatura aponta vários estilos de jogos criados/adaptados para serem utilizados como recursos didáticos com diversos conteúdos químicos, por exemplo, relacionados à química orgânica, tabela periódica, elementos químicos, ligações químicas, soluções, estrutura atômica, número de oxidação, funções inorgânicas, reações químicas, equilíbrio químico, termoquímica, lei de lavoisier, reagente limitante, modelos atômicos, importantes cientistas, curiosidades químicas, a química e o cotidiano, porém não foi encontrado o desenvolvimento de jogos voltados para conteúdos de processos industriais com aplicação em escolas técnicas (BERGAMO, 2012; CASTRO; COSTA, 2011; CAVALCANTI, 2013; COSTA, 2013; DOMINGOS; RECENA, 2010; FIALHO, 2008; FREITAS et al., 2013; GÜNZEL et al., 2016; LACERDA; SILVA; PORTO, 2013; LESSA et al., 2010; LIMA, et al., 2011; MARCIANO et al., 2010; NARDIN, 2008; NASCIMENTO et al., 2015; PEREIRA, 2017; PEREIRA; GOMES, 2012; PEREIRA, 2015; ROMANO, 2017; SANTOS; CASTRO; SILVA, 2012; SANTOS, 2016; SILVA; FARIAS JUNIOR; NEVES, 2017; SOARES, 2008; SOUZA; SILVA, 2013; ZANON; GUERREIRO; OLIVEIRA, 2008; WATANABE; RECENA, 2008). Contudo, esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver um jogo, utilizando-se de recursos de fácil acesso, para futura aplicação em cursos técnicos em química, cujo objetivo é testar conhecimentos de uma forma inovadora e divertida.
Material e métodos
O jogo escolhido para adaptação foi o ludo, é um jogo de tabuleiro que possibilita até quatro jogadores por rodada. A proposta deste trabalho foi desenvolver 350 questões para este jogo, sendo elas objetivas ou de verdadeiro ou falso e todas voltadas aos conteúdos previstos na ementa da disciplina de processos industriais do curso técnico em química do IFMT – Campus Bela Vista; 30 cartas bônus; 30 cartas de castigo, e; as regras do jogo. Foram criadas regras para o jogo: só é possível jogar os dados, caso responda corretamente a questão; o jogo precisa no mínimo de dois jogadores; os jogadores jogam o dado, quem tirar o maior número começa; é necessário tirar o número seis ou um para sair da base; quando só se tem um pino fora da base, só é possível movê-lo, depois que tirar dois ou mais pinos da base, é possível escolher livremente um para mover; ao tirar número seis (não só na primeira vez, mas ao decorrer do jogo) tem o direito de jogar novamente; se um jogador parar no mesmo lugar que o outro, o jogador que estava lá primeiro volta para a base; só não volta para a base se o lugar em que os jogadores pararem, for à área de segurança, representado por uma estrela e os espaços coloridos do tabuleiro, e; depois de dar a volta no tabuleiro e entrar em sua zona de segurança, só poderá chegar ao espaço final se tirar o mesmo número de espaços restantes. As cartas bônus ou cartas de castigo somente serão retiradas se acontecer as seguintes ações: tirar o número um ou quatro nos dados (carta bônus); parar duas vezes consecutivas no mesmo espaço que outro jogador (carta castigo), e; responder incorretamente três perguntas (carta castigo).
Resultado e discussão
Após o desenvolvimento das questões para o jogo, foi realizada uma análise dos
conteúdos previstos para resposta e a correlação com a ementa da disciplina,
pois o objetivo é utilizar esta ferramenta didática nas aulas de processos
industriais para unir entretenimento e conhecimento ao mesmo tempo, além de
incentivar os alunos a buscar o conhecimento.
Este jogo foi desenvolvido para ser utilizado para auxiliar o processo de
ensino-aprendizagem das próximas turmas desta disciplina e espera-se a
aceitação e participação dos alunos.
Conclusões
Atualmente tem a necessidade de buscar inovações para aplicar no ensino, principalmente em disciplinas como a química, que possui um currículo extenso e relativamente complexo, muitas vezes trabalhado de forma descontextualizada, desestimulando os alunos. O jogo “ludo química” foi desenvolvido com foco não somente em atender todos os conteúdos previstos na ementa da disciplina, mas também para ser mais uma opção de recurso didático utilizado em sala de aula para incentivar os alunos do curso técnico.
Agradecimentos
IFMT
Referências
BERGAMO, J. A. Química Encantada: Os jogos no ensino da Química. Monografia em Química. Faculdade Integrada da Grande Fortaleza–FGF, Fortaleza-CE, 2012.
CASTRO, B. J.; COSTA, P. C. F. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem Significativa. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, v. 6, n. 2, p. 25-37, 2011.
CAVALCANTI, K. M. P. H. et al. Ludo Químico: um jogo educativo para o ensino de química e física. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. Águas de Lindóia, 2013.
COSTA, A. F. Ludo Químico: Uma Alternativa Didática para o Ensino da Tabela Periódica. In: IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN. 2013.
DOMINGOS, D. C. A.; RECENA, M. C. P. Elaboração de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química: a construção do conhecimento. Ciências & cognição, v. 15, n. 1, p. 272-281, 2010.
FIALHO, N. N. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino. In: Congresso nacional de educação. 2008. p. 12298-12306.
FREITAS, G. S.; LIMA, E. D. F.; TÔRRES, M. M.; RÊGO, S. P.; JALES, W. F. B.; FERNANDES, P. R. N. Ludo Químico: Uma Maneira Divertida de Aprender Química. Disponível em: http://annq.org/eventos/upload/1330466010.pdf. Acesso: 07/08/2017.
GÜNZEL, R. E.; MALINOWSKI, M. H. M.; WENZEL, J. S.; HERMEL, E. E. S. Jogo Didático no Ensino De Química: Potencializador da Aprendizagem e da Constituição Docente. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Florianópolis/SC, 2016.
LACERDA, P. L.; SILVA, A. C. R.; PORTO, M. G. C. “Dominoando a Química”: Elaboração e Aplicação de um Jogo como Recurso Didático para o Ensino de Química. 2013.
LESSA, M.D.; CRESPO, L.C.; PEÇANHA, R. M.; GIACOMINI, R.A. Jogo de Tabuleiro para o Ensino de Química no Ensino Médio: Repensando a Dinâmica da Sala de Aula. II Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Rio de Janeiro, 2010.
LIMA, E. C. et al. Uso de jogos lúdicos como auxílio para o ensino de química. Revista Eletrônica Educação em Foco, 2011.
MARCIANO, E. P.; BRITO, L. C. C.; SOUSA, R. M.; CARNEIRO, G. M. B.; TAVARES, S. M. N. Construindo com funções: Jogo didático para o ensino de Química Orgânica no Ensino-médio. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, 2010.
NARDIN, I. C. B. Brincando aprende-se química. Dia a dia educação, p. 688-4, 2008.
NASCIMENTO, A.M.S.; LIRA, M.L.R.; SILVA, R.D.; ALMEIDA, R.R.N.; SANTOS, V.A.; SOUZA, D.O. Dominós das Funções Oxigenadas: Um Jogo Didático no Conteúdo de Química Orgânica. 55° Congresso Brasileiro de Química – Goiânia, 2015.
PEREIRA, F. S. F.. USO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 1, n. Esp, 2017.
PEREIRA, G. S.; GOMES, M. F. T. Jogando com o Equilíbrio Químico: um Jogo Didático para Ensinar os Fatores que Deslocam o Equilíbrio Químico. 32° Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química – EDEQ - Porto Alegre, 2012.
PEREIRA, J. T.. A inserção de jogos didáticos na formação de graduandos em Química da UEPB-Campus de Patos. 2015.
ROMANO, C. G. et al. Perfil Químico: um Jogo para o Ensino da Tabela Periódica. Revista Virtual de Química, 2017.
SANTOS, J. M.; CASTRO, S. L.; SILVA, T. P. Jogos Didáticos no Processo de Ensino Aprendizagem de Química. Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia/UEPB. Campina Grande, 2012.
SANTOS, S. L. F. et al. Abordagem de Atividades Lúdicas no Processo de Ensino-Aprendizagem de Química Orgânica: Uma Revisão Narrativa da Literatura. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 9, n. 3, 2016. ISSN 1983-7011.
SILVA, I. C. O.; FARIAS JUNIOR, I. H.; NEVES, J. K. A. L. Jogos Digitais como Estratégia Pedagógica. Revista Eletrônica da Estácio Recife, v. 1, n. 2, 2017.
SOARES, M. H. F. B. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: ex libris, 2008.
SOUZA, H. Y. S.; SILVA, C. K. Dados Orgânicos: Um Jogo Didático no Ensino de Química. HOLOS, v. 3, 2012.
QUEIROZ, B. V. Construção de Jogos Químicos por Alunos do Ensino Médio. 11º Simpósio Brasileiro de Educação Química. Teresina/PI, 2013.
ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C.. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, p. 72-81, 2008.
WATANABE, M.; RECENA, M. C. P. Memória Orgânica–Um jogo didático útil no processo de ensino e aprendizagem. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Anais... Curitiba, p. 1-8, 2008.