Análise de Custos de Consumo de reagentes Químicos nas Experimentais de Inorgânica dos Cursos de Química do Departamento de Química Fundamental UFPE Campus Recife
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, H.H.S. (UFPE) ; Tenório, J.N.B. (UFPE)
Resumo
Neste trabalho investiga-se os gastos por aluno associados às Componentes Curriculares Experimentais de Química Inorgânica dos Cursos de Química Licenciatura e Bacharelado ofertados pelo Departamento de Química (DQF) Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) do Campus Recife com ênfase no 2º semestre letivo de 2016. Para isto utiliza-se como método a analise do custo de mercado dos reagentes utilizados nas aulas de pratica experimental de acordo com o Guia de Experimentos das Componentes Curriculares QF577- Experimentos Em Química Inorgânica e QF215- Química Inorgânica Experimental. Verificou-se que o a Componente Curricular de Licenciatura em Química Inorgânica Experimental produz relativamente 58,4% menos custos a Universidade que a Componente Curricular Bachar
Palavras chaves
Química Inorgânica; Experimentais; Componente Curricular
Introdução
O Curso Superior de Licenciatura e Bacharelado em Química do Departamento de Química Fundamental (DQF) da UFPE, com base no Parecer CNE/CES nº 1.303/2001 (BRASIL, 2001), Resolução CNE/CES Nº 8 (BRASIL, 2002), e Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura (UFPE, 2011) e Bacharelado em Química – PPC (UFPE, 2012), tem como objetivo formar docentes e pesquisadores de Química com uma formação sólida nos conhecimentos que fundamentam Ciência Exata e da Natureza e com competências e habilidades para atuarem em suas respectivas áreas que precede o desenvolvimento sócio-ambiental e tecnológico bem como para a produção de conhecimento científico na área de Química e do Ensino de Química. O licenciado em química é um profissional que atua como educador nos ensinos fundamental e médio. Dentre outros, o papel do licenciado se estende a buscar alternativas educacionais, planejar e organizar laboratórios, escrever e analisar criticamente livros, elaborar programas para o ensino de química. O químico é o profissional capacitado a identificar, isolar, planejar e preparar substâncias para aplicação na indústria, saúde e meio-ambiente, desenvolver de métodos e produtos tendo ainda a atribuição de formação de recursos humanos no magistério superior. Considerando esses intentos para a Licenciatura quanto para o Bacharelado em Química do DQF/UFPE, objetiva-se verificar o custo por aluno associado às Componentes Curriculares Experimentais de Química Inorgânica (QF577- Experimentos Em Química Inorgânica – Carga horária: (30 horas), QF215- Química Inorgânica Experimental Carga horária: (60 horas)) que trata de um conhecimento especifico considerada didaticamente como uma das quatro quatro grandes áreas da Química as quais são de relevante contribuição na formação.
Material e métodos
A metodologia aplicada foi a analise previa da estrutura dos Componentes Curriculares Obrigatórias Cursos de Química Licenciatura e Bacharelado. Através dessa analise foram levantadas questões quanto aos custos de reagentes que são apropriados no Componente Curricular Experimental de cada curso realizado durante cada semestre letivo até o termino do Curso e o custo destas por aluno. Em resposta à questão levantada, toma-se como base de partida a disciplina de química Inorgânica Experimental presentes em ambos os cursos. Posteriormente observa-se os Guias das praticas Experimentais das disciplinas de Química Inorgânica (QF577- Experimentos Em Química Inorgânica – Carga horária: (30 horas), e QF215- Química Inorgânica Experimental Carga horária: (60 horas)) abordado por cada um dos cursos para analise de consumo de reagente e seu valor de mercado por aluno. Os valores foram justificados por meio da cotação e pesquisa de preço através de site de compra de produtos químicos.
Resultado e discussão
A partir do levantamento realizado neste trabalho, pôde-se estimar o custo por aluno
associado às Componentes Curriculares de Química Experimental Obrigatórias aos Cursos
de Química Licenciatura e Bacharelado encontrando-se um valor estimado de R$ 8,72 e 14,
93 respectivamente, os quais para os diferem devido sua carga horária, não equivalência
quanto a algumas experimentações e consumo de reagentes e soluções não levando-se em
consideração cálculos e acréscimos de perdas associados a falhas durante as praticas.
.
Conclusões
Conclui-se que o custo por aluno do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Química associado as Química Inorgânica Experimental é de R$8,72 e 14,93 respectivamente. Vale ressaltar que a diferença entre os valores por aluno entre os cursos tem ligação direta com a carga horária de ambas as quais possuem carga horária de 30h para o Curso de Licenciatura e carga horária de 60h para o Curso de Bacharelado de forma a atender as exigências de cada Curso mediante suas Competências conforme os PPC’s (UFPE, 2011, 2012). Parecer CNE/CES nº1.303/2001 (BRASIL,2001),Resolução CNE/CES Nº8(BRASIL,2002)
Agradecimentos
Os autores agradecem ao à PROACAD/UFPE e ao IPSA/INPA/UFPE.
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 8, de 11 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química
BRASIL. Parecer CNE/CES nº 1.303/2001, aprovado em 6 de novembro de 2001.
Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química
UFPE. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em química. Recife: NFD, 2011.
UFPE. Projeto pedagógico do curso de Bacharelado em química. Recife: NFD, 2012.
UFPE. Apostila Experimentos em Química Inorgânica Parte 1. UFPE – DQF. 2016.
UFPE. Apostila Química Inorgânica Experimental. UFPE – DQF. 2016.
SPLABOR Comércio de produtos para Laboratórios LTDA < www.splabor.com.br >
Sigma-Aldrich < http://www.sigmaaldrich.com >