AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO LICENCIANDO EM QUÍMICA NO IFTO - CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
da Silva Luz, P. (IFTO) ; Francisco de Carvalho, R. (IFTO) ; de Jesus Souza, K. (IFTO) ; Manny Porto Barros, M. (IFTO) ; Lopes dos Santos, R. (IFTO)
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise, de narrativas descritivas, embasadas na vivência, na observação, na reflexão e no desenvolver do Estágio Supervisionado, oferecido a licenciandos, pelo o curso de Licenciatura em Química, no IFTO - Campus Paraíso do Tocantins. Como caráter qualitativo, o mesmo adotou como metodologia, conhecer, a importância do estágio, para a formação inicial docente. Com isso, pôde-se perceber o estágio, proporcionando a estes futuros educandos, a adoção de um olhar de educador em relação às questões do exercício da profissão, a oportunidade do enfrentamento da complexidade do seu papel como agente integrante, real e ativo, do conhecimento específico e pedagógico, e o elo efetivo entre, a teoria e a prática, para a construção de suas futuras identidades docentes.
Palavras chaves
Estágio Supervisionado; Formação Docente; Licenciatura em Química
Introdução
O Estágio Supervisionado é um momento proporcionado ao estudante estagiário, durante o decorrer de um curso, de poder confrontar, conhecimentos teóricos, a uma prática adotada, de integrar, processos de ensino-aprendizagem, e o de oportunizar a este mesmo graduando, o aplicar de habilidades desenvolvidas, propiciando-o, a ser conduzido, no desenvolver, dentro de sua formação completa de vida e como acadêmico, características, saberes, informações e metodologias norteadoras, e com fundamental papel, no formular em sua cabeça, o como será sua participação, tendo ele exercido ações muito próximas, à vida pessoal, científica, acadêmica, informal e cotidiana de diversos outros alunos. Igualmente, o Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Química, constitui- se hoje, como um instrumento facilitador de integração e valorização de processos para a produção do saber docente, a partir de práticas cotidianas, durante a graduação. Entendendo-se que, este “saber docente” é formado de diferentes saberes, vindos de diferentes fontes, que vão desde a formação profissional, a saberes disciplinares, curriculares e experienciais, tratando-se de um saber plural, onde, o “saber docente”, está num “caleidoscópio de saberes”. A estrutura curricular do curso de Licenciatura em Química, ofertado pelo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Paraíso do Tocantins, considera o Estágio Supervisionado, como uma excelente oportunidade na superação de uma antiga e desarticulada dimensão prática e teórica de currículo (PPC, 2016). Logo, este busca atender aos seus objetivos como curso, na sua atuação em planejamentos, atividades, projetos e ações que são disponibilizadas, através da participação dos seus licenciandos. Nesse contexto, esta pesquisa tem o intuito de apresentar as contribuições do Estágio Supervisionado em Química, para a formação de licenciandos, mediante suas experiências, vivenciadas com turmas de Ensino Médio, na própria disciplina de Química, em escolas estaduais da cidade de Paraíso do Tocantins e região.
Material e métodos
No presente trabalho, utilizou-se da concepção metodológica baseada no estudo de caso de relatos, que se estabeleceu como um estudo que investigou um fenômeno atual dentro da sua realidade, tendo as fronteiras entre fenômeno e contexto, claramente definidos, utilizando-se algumas fontes de evidências (JACOBSEN, 2016). No desenvolvimento das atividades de coletas dos relatos, o instrumento utilizado foi uma pergunta aberta aplicada a licenciandos do curso de Química do IFTO - Campus Paraíso do Tocantins. A pergunta em destaque foi: “Qual a importância, possíveis problemas, limites e avanços, proporcionados pelo o Estágio Supervisionado em Química, oferecido pelo o IFTO - Campus Paraíso do Tocantins, que contribuíram e/ou contribuem, para a sua formação acadêmica?”. Assim optando-se pela a construção e encaminhamento deste estudo, com base em uma metodologia de pesquisa, de caráter predominantemente qualitativo, segundo a composição de estudo de Chizzotti (2000, p. 79), buscou-se investigar os aspectos formativos, o impacto e as contribuições que o Estágio Supervisionado em Química, tem fomentado na formação inicial destes futuros docentes. Os relatos foram enviados por correio eletrônico. Não houve na aplicação do instrumento de pesquisa a indução, para a formulação dos relatos, ou seja, os entrevistados ficaram livres para expressar suas ideias. Após o recebimento de todos os relatos respondidos, estes foram categorizados por meio de análise de conteúdo. Essa análise de conteúdo das respostas seguiu algumas orientações para a construção de categorias descritivas, obtidas a partir da identificação de aspectos comuns por meio da leitura de cada relato dado pelos alunos que responderam a pergunta, seguindo as evidências de estudo e análise, apontadas e abordadas por Lüdke e André, (1988).
Resultado e discussão
As respostas apresentadas pelos entrevistados, mencionadas aqui como suas
percepções, manifestações e opiniões, acerca do Estágio Supervisionado de
Licenciatura em Química, revela questões referentes a práticas de ensino e
de didática, quanto à estrutura da disciplina. Assim sendo, considera-se
este estágio, possuindo como formato usual, a aproximação do estudante em
formação, com o professor regente em serviço, possibilitando o surgir de
diálogos conseqüentes e práticas, baseadas na observação e na participação
em sala de aula, junto a este professor, na regência, assim como defendem,
Martins e Romanowski, (2010, p.70). Estes também mencionam a necessidade de
um “ser professor”, como detentor do saber e de habilidades didáticas e de
licenciandos, pacientes e flexíveis, e que demonstrem que realmente estão
gostando daquilo que estão fazendo, nas situações onde, como alunos
estagiários, estes se deparam com um campo até explorado, numa concepção
imaginária, a partir de suas reflexões à luz das teorias educativas trazidas
por Piconez, (2001) e Suhr e Silva (2010, p. 94). Ademais, estes também
perceberam que, durante as várias etapas do Estágio Supervisionado em
Química, como estagiários, só o domínio da ciência não bastou, e que se se
tornaram necessárias, buscar estratégias de ensino diversas em sala de aula,
e o uso de elementos cotidianos, como realidade de reeducação, coexistindo-
se a partir de muitos desafios a serem superados, não só para o professor,
mas para todos os envolvidos nesse processo educativo. Estas respostas,
também indicaram dificuldades relacionadas à falta de tempo para o estudo e
preparação das aulas de regência, a indisciplina dos alunos, carga horária
alta e a articulação do período de estágio com o trabalho. Outras respostas
analisadas, dizem respeito às maiores contribuições na formação inicial e
específica de professores de Química, dada através do Estágio
Supervisionado, na: união entre a teoria e a prática, a aquisição de
experiências, o contato com os alunos, a utilização de recursos, materiais e
estratégias, reafirmando o que Silva e Schnetzler (2008) acreditam.
Conclusões
A partir da construção deste trabalho, sobre o desenrolar de atividades, desafios, contribuições, importâncias e pressupostos relacionados ao Estágio Supervisionado em Química, que é desenvolvido neste curso local, perceberam-se algumas vivências, reflexões e realidades, sobre o espaço deste estágio, na formação de professores de Química. Espaço este, que possibilitou a construção de saberes docentes, que não estavam apenas relacionados a saberes específicos e/ou pedagógicos de conteúdo, mas sim, associados à vivência, como exercício da docência, e ao sentimento de responsabilidade docente, que se mostrou presente, nas várias etapas de desenvolvimento desta disciplina.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Paraíso do Tocantins, como o financiador deste trabalho.
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