Uma abordagem crítica a história da ciência na Química Inorgânica nos livros didáticos de Química
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Martins da Silva, D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva Machado, D.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Sá de Araújo, J. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
Resumo
Esse artigo refere-se a analise sobre a abordagem da História da Ciência (HC) no livro didático de Química, associados nos conteúdos de química inorgânica, especificados aos conteúdos referentes a ácidos e Bases. Considerando que o livro didático é um dos recursos pedagógicos mais utilizados no campo de ensino e aprendizagem, os resultados refletem a precariedade pela qual a HC é retratada nos livros investigados. Nesse viés, o presente trabalho tem por objetivo realizar uma analise crítica e investigativa associada a abordagem da HC nos livros didáticos de Química do Programa Nacional de Livro Didático do Ensino Médio.
Palavras chaves
História da Ciência; Livro didático; Química Inorgânica
Introdução
Não se deve compreender o conhecimento químico de maneira isolada todo conhecimento sobre a história da química socialmente produzido, tem como preceito principal permear todo o ensino de Química, para que dessa forma os alunos possam compreender o processo de elaboração desse conhecimento, em todo o contexto no qual está inserido.Desse modo, é irrefutável a importância que os livros didáticos possuem no contexto educacional. Por esse motivo, a escolha de tais materiais pedagógicos deve ser feita a rigor, de forma crítica, na perspectiva de compatibilidade dos materiais escolhidos a realidade escolar inserida e o contexto educacional da atualidade. Apesar de as escolhas desses materiais muitas vezes seguirem esse patamar, a história da ciência (HC) encontrada em muitos livros didáticos se distingui da realidade, surge de maneira simples e insuficientes ou em alguns casos de maneira errônea,transparecendo concepções falsas com relação a natureza da ciência tanto para os docentes quanto para os discentes (PITANGA, 2014). Nessa perspectiva, o presente trabalho irá tratar sobre as formas que a história da ciência está sendo representada nos livros didáticos de química, delimitando a pesquisa aos livros do primeiro ano do ensino médio, especificamente ao conteúdo sobre Química inorgânica, englobando desse apenas ácidos e bases. E, ainda, serão avaliadas as formas pelas quais a HC aparece nos livros didáticos, tendo em vista a concepção de formato adequado quanto as abordagens dessa ao ensino no livro didático, bem como sua utilização, visto que está pode ser um importante instrumento pedagógico ao ensino não somente de química, mas as demais disciplinas do conhecimento.
Material e métodos
A discussão da HC em 3 livros didáticos de Química aderidos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Ambos serão retratados da seguinte maneira: Livro didático de Química 1 (LDQ 1) de FELTRE, R. Química geral. 6º ed. Moderna. São Paulo. 2004. Livro didático de Química 2 (LDQ 2); Livro didático de Química 3 (LDQ 3) de LISBOA, J. C. F. Química ensino médio. 1º ed. Edições SM. São Paulo. 2010. ANALISE DOS LIVROS DIDÁTICOS (CRUZ, 2013). • (1) EM RELAÇÃO A QUANTIDADE DE CONTEÚDO HISTÓRICO: (1.1)Não há conteúdo histórico (1.2) Há conteúdo histórico, mas de maneira espaçada ou incompleta. (1.3) Há conteúdo histórico, mas em quantidade pequena. (1.4) Há uma grande quantidade de conteúdo histórico. • (2) EM RELAÇÃO A MANEIRA COMO ESTES TÓPICOS FORAM ABORDADOS (2.1) “Boxes” ou seções específicas sobre história da ciência. (2.2) O conteúdo histórico está presente diluído nos capítulos, mas de forma pontual. (2.3) O conteúdo histórico está presente diluído nos capítulos de forma articulada. (2.4) Capítulo específico sobre História da Ciência. • (3) EM RELAÇÃO A QUALIDADE DE INFORMAÇÕES HISTÓRICAS APRESENTADAS. (3.1) Presença de mitos científicos ou presença de erros. (3.2)Analise equivocadas de eventos históricos sob a ótica dos conceitos atuais. (3.3) Conteúdo histórico não satisfaz. (3.4) O conteúdo histórico complementa os conteúdos dos Livros Didáticos.
Resultado e discussão
Fazendo uma análise do LDQ 1 pode-se notar que esse LDQ em comparação as
características do primeiro critério, foram apresentados conteúdos
históricos, mas em quantidades pequenas, onde aparece muitas vezes a
história da ciência introduzindo assuntos, mas sem riqueza de detalhes. Isso
pode ser observado no início do capítulo analisado. A História da Ciência
apresentada é apenas introdutória no capítulo descrevendo em linhas gerais
as descobertas feitas pelos cientistas relacionados ao conteúdo.
Em uma análise feita ao livro didático 2, com base nos mesmos critérios
avaliativos, pode-se destacar que em relação a primeira categoria, no
capítulo estudado contem conteúdos históricos, contudo, esse é apresentado
de forma espaçada ou incompleta. Em consonância, na segunda categoria, na
qual retrata sobre a maneira como os tópicos sobre HC foram abordados nesse
LDQ, frisa-se a representatividade dessas em forma de “boxes” ou seções
específicas, de maneira que as biografias de cientistas, e/ou fatos
relacionados a alguma descoberta científica estivessem interligados ao
conteúdo abordado. Por fim, com relação a terceira categoria, na qual diz
respeito a qualidade das informações históricas apresentadas, podemos
observar que grande parte do conteúdo histórico e as informações históricas
presentes no capítulo não valorizam a Ciência com relação ao ensino, dessa
forma, elas não satisfazem em sua abordagem.
Para finalizar, realizando uma análise do terceiro livro didático de
química, tendo por base os mesmos critérios abordados para os demais livro,
com relação a primeira categoria, na qual diz respeito a quantidade de
conteúdo histórico presente no LDQ pode-se destacar que a História da
Ciência aparece somente como introdução de capítulos ou assuntos ou
informações imprecisas.
Conclusões
A abordagem sobre a história da ciência nos livros didáticos analisados é precária, de forma que essa assemelha-se a relatos de fatos históricos na condição de incompletos, deixando a desejar nesse quesito. Ademais, com base na analise realizada nota-se que os livros (LDQ2) e Química Geral isolam a HC dos fatos transformando-a apenas em nomes, datas, etc. mostrando a visão de ciência feita por estimados cientistas, como eventos marcantes datados.Conclui-se que o LDQ1, está próximo da concepção sobre ensino de fatos históricos no contexto escolar.
Agradecimentos
A Universidade do Estado do Pará, Professor Diego Ramon Silva Machado, A família.
Referências
FELTRE, R. Química geral. 6º ed. Moderna. São Paulo. 2004.
LISBOA, J. C. F. Química ensino médio. 1º ed. Edições SM. São Paulo. 2010.
PITANGA, A. F; SANTOS, H. B; GUEDES, J. T; FERREIRA, W. M; SANTOS, L. D. História da Ciência nos livros didáticos de Química: Eletroquímica como ebjeto de investigação. Vol 36, Nº 1, p. 11-17. São Paulo. 2014.
CRUZ, F.S; SILVA, T. P; FERREIRA, K. R. M; SOUZA, M. M; BARBOSA, D. B. Analisando possiveis abordagens sobre história da Ciência em livros didáticos de Química do PNLEM 2012.Campus da UFRN. Natal. 2013.