INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO: HIDROCARBONETOS, COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, MEIO AMBIENTE E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Santiago, J.C.C. (UFPA) ; Azevedo, W.H.C. (UEPA) ; Feijó, G.S. (UEPA) ; Leder, P.J.S. (UTFPR) ; Gomes, P.W.P. (UFPA)
Resumo
Sob uma visão holística da realidade, sabe-se que a Química não basta para explicar o todo tão complexo que constitui a realidade. Uma abordagem transversal, assim, é o mínimo que se pode fazer para propiciar um melhor entendimento de mundo. Nesse sentido, este estudo apresenta um conjunto de ações realizadas junto a trinta (30) alunos do ensino médio de uma escola da rede pública de Santa Izabel/PA. Esta pesquisa teve por objetivo averiguar a concepção dos estudantes em relação aos combustíveis fósseis e seus danos ao meio ambiente. Os alunos responderam a um questionário contendo questões objetivas e subjetivas relacionadas a conceitos de combustíveis fósseis e sua relação com a natureza. Os resultados revelaram que há uma enorme falta de conhecimento a respeito do tema abordado.
Palavras chaves
Interdisciplinaridade; Ensino Médio; Combustíveis Fósseis
Introdução
Os combustíveis fósseis são formados por meio de processos naturais, provenientes da decomposição de organismos mortos soterrados, sob condições muito especiais de temperatura e pressão. No geral, pode-se dizer que são constituídos por uma mistura de hidrocarbonetos, classe de compostos orgânicos formados por hidrogênio e carbono, principalmente por aqueles que possuem apenas ligações simples – alcanos. O seu uso demasiado, contudo, tem ocasionado emissão de partículas poluentes no ar; dentre as principais os CO (monóxido de carbono) e CO2 (dióxido de carbono), que colaboram com o aquecimento global (FONSECA, 2013). Segundo Ferrari et al. (2005, p. 20), “esses poluentes geram sobrecarga no meio ambiente, afetando a qualidade de vida da população, e gerando danos à saúde e ao meio ambiente”. Uma alternativa para a substituição dos combustíveis fósseis é o biodiesel, um combustível obtido a partir de matérias-primas renováveis, ou seja, óleos vegetais, ou gorduras animais (KNOTHE et al., 2006). Com base no que foi exposto, surge então a necessidade de munir os alunos, em seu processo de aprendizagem, com argumentos consistentes a respeito de tal problemática, auxiliando-os a perceber que, por meio da Química, o ser humano pôde e pode apropriar-se do meio físico, garantindo sua sobrevivência, mas que tal apropriação, dependendo de como se dá, pode afetar o meio-ambiente (BRASIL, 1999). É neste contexto que surge o presente trabalho, o qual tem por objetivo premente ressignificar as concepções trazidas por alunos do ensino médio acerca de combustíveis fósseis e da problemática ambiental, ajudando- os a entender tal questão de forma integrada e contextualizada, por meio de uma abordagem interdisciplinar e, consequentemente, provocando-os a exercer plenamente sua cidadania.
Material e métodos
Para elaboração desta pesquisa, realizou-se uma atividade dividida em três momentos. Antes, contudo, vale ressaltar que participaram da presente atividade trinta (30) estudantes de ambos os sexos, com faixa etária entre 18 a 22 anos, cursando o 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Santa Izabel/PA. Inicialmente, no primeiro momento, aplicou-se um questionário de sondagem contendo a seguinte questão: “O que são combustíveis fósseis e quais são as vantagens e desvantagens de seu uso?”. Após os alunos responderem tal questionário, deu-se início ao segundo momento, que consistiu em uma aula dialogada, na qual foram apresentadas a constituição, características e propriedades dos hidrocarbonetos, relacionando-as com a questão dos combustíveis fósseis, e sua atual geopolítica, dando enfoque a problemática ambiental. Ao longo de todo seu desenvolvimento, os alunos eram indagados a respeito do que sabiam sobre, o que contribuiu para sua participação. Por fim, no terceiro momento, foi repassado um novo questionário, contendo questões objetivas e subjetivas, relacionadas aos conceitos e tipos de combustíveis fósseis; vantagens e desvantagens desses combustíveis e quais os seus principais danos para a natureza. Buscou-se extrair a concepção, já renovada, que os estudantes ficaram acerca do tema, buscando-se investigar os impactos da atividade na sua aprendizagem. É oportuno ressaltar que os dados coletados foram analisados quali-quantitativamente, buscando-se evitar reducionismos.
Resultado e discussão
A análise do questionário de sondagem revelou que a concepção dos alunos
acerca dos combustíveis fósseis era um tanto deficiente. Foi constatado, por
exemplo, que 56% dos estudantes não sabiam o que eram os combustíveis
fósseis, e por isso se privaram de discursar sobre suas vantagens e
desvantagens. Dos 44% que afirmaram conhecer, 80% citaram como exemplo a
gasolina e, de forma unânime, citaram apenas a seguinte desvantagem: emissão
de gás carbônico. Nota-se, aqui, a forte influência da mídia na visão de
mundo dos estudantes, sendo que, nem sempre, as informações advindas da
mídia são consistentes, visto que vigora uma série de interesses (BRASIL,
1999). Percebeu-se durante o segundo momento da atividade que inicialmente
os alunos estavam reservados, porém, à medida que temas como recursos não-
renováveis, petróleo, combustão e emissão de poluentes, e matriz energética
foram trabalhados, os alunos sentiam-se estimulados a participar, utilizando
conhecimentos de mundo que já possuíam e cintando, inclusive, fatos que
conheciam, como foi o caso do aluno A, que trouxe um caso de vazamento de
petróleo ocorrido em São Sebastião, SP, em 2003. Da análise do questionário
final, verificou-se que as concepções dos alunos foram renovadas de forma
positiva, já que, aqui, 100% dos alunos souberam definir corretamente
combustíveis fósseis, fazendo, inclusive, coerentes relações com a Química,
como é possível notar na resposta dada pelo aluno B: “Combustíveis fósseis
são provenientes de seres vegetais e animais, que passaram pelo processo de
fossilização, sendo constituídos de matéria orgânica, principalmente
hidrocarbonetos”. Nesse sentido, 93% fizeram referência a tal função, o que
confirma que foi atribuído algum sentido aos conceitos repassados ao longo
da atividade.
Conclusões
Percebe-se que a interdisciplinaridade, enquanto estratégia de ensino, pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de conhecimentos de ordem prática, que faz sentido em sua estrutura cognitiva e que, sobretudo, contribuem para o estabelecimento de sua visão de mundo. A adoção de um ensino integrado e contextualizado mostra-se essencial no processo de eliminação da memorização no processo de aprendizagem, auxiliando os alunos a exercerem sua cidadania de forma plena, tal como foi constatado abordando-se o assunto hidrocarbonetos por meio do tema combustíveis fósseis.
Agradecimentos
Ao CNPq pelo apoio financeiro e concessão de bolsas.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1999.
FERRARI, R. A.; et al. Biodiesel de soja – taxa de conversão em ésteres etílicos, caracterização físico-química e consumo em gerador de energia. Química Nova, v. 28, n. 1, p. 19-23, 2005.
FONSECA, M. R. M. Química. 1. ed. v. 3. São Paulo: Ática, 2013.
KNOTHE, G.; et al. Manual do Biodiesel. 1. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.