COMPREENDENDO O DNA ATRAVÉS DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO AMAZONAS
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Rodrigues, I. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Matos, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Guimaraes, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)
Resumo
Atualmente muito se tem falado e discutido quanto as abordagem metodológicas utilizadas pelos professores da rede pública de ensino. Com isso, se gera um debate cheio de conflitos e desencontros entre a aplicação teórica e a contextualização prática dos conteúdos. O trabalho consistiu na elaboração e aplicação de dinamização e contextualização de conteúdos que tangem a discussão das temáticas de abordagem do Ácido Desoxirribonucleico (DNA) envolvendo os procedimentos teóricos e práticas no ensino das disciplinas de Biologia e Química como estratégia metodológica, que possam favorecer o processo de ensino-aprendizagem através de aulas práticas experimentais, Além disso, somente nas aulas práticas os alunos observam os resultados não previstos.
Palavras chaves
: Ensino de Química; Experimentação; Contextualização.
Introdução
Atualmente muito se tem falado e discutido quanto as abordagem metodológicas utilizadas pelos professores da rede pública de ensino. Com isso, se gera um debate cheio de conflitos e desencontros entre a aplicação teórica e a contextualização prática dos conteúdos. A aula teórica é uma forma de o professor ministrar a disciplina que está sendo executada, mas nem sempre o aluno consegue entender o assunto. Diante disso, é as aulas práticas experimentais, não podendo desvinculadas da teoria, inclusive na disciplina genéticas (DNA), a qual possui uma linguagem cientifica necessária no processo ensino aprendizagem. As aulas práticas experimentais são apresentadas em uma infinidade de textos explicitados nas bibliografias como uma modalidade pedagógica de vital importância, onde os alunos põem em prática hipóteses e ideais aprendidas em sala de aula sobre fenômenos naturais. E, portanto, para que os jovens, que estão cursando o Ensino Médio, produzam algo interessante, é necessário motivá-los. O projeto procurou trabalhar em Contextualizar o processo ensino-aprendizagem da disciplina de Química através de práticas experimentais para melhor compreensão dos conteúdos de Genética a alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Imaculada Conceição.
Material e métodos
O presente trabalho abrangeu a classe estudantil da Escola Estadual Imaculada Conceição - Benjamin Constant-AM, envolvida diretamente com uma turma do 3º ano do ensino médio . O trabalho dividiu-se em duas etapas: 1ª Primeiramente foi aplicado um questionário para avaliar o grau de conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo e em seguida foi realizado uma intervenção sobre o DNA com auxílio de recursos audiovisuais data show.; 2ª) etapa foi realizado dois experimentos da extração do DNA das frutas, onde a turma dividiu –se em dois grupos, em seguida houve o sorteio para saber qual grupo iria ficar com a fruta, para fazer a realização do experimento. No final do experimento foi aplicado um questionário contendo questões de múltiplas escolhas para averiguar verificar o grau de aceitação do respectivo projeto.
Resultado e discussão
Por meio das aulas experimentais, levou-se os alunos a envolver-se na elaboração do conhecimento, onde os alunos compreenderam melhor o assunto sobre DNA, percebeu - se também que a grande dificuldade de muitos professores é por que lecionam nos três turnos, e ainda pode ocorrer de o professor não ser formado na área de sua atuação, estes foram uns dos fatores encontrados, podendo também dificultar a busca de metodologias adequadas para o ensino do conteúdo ministrado pelo professor.
Portanto a importância das aulas experimentais no ensino de química é muito importante onde pode-se observar que os alunos necessitam de aulas desse nível, pois segundo eles ajuda bastante no entendimento dos conteúdos lecionados pelo professor. Onde 97% dos alunos falam que a aula experimental é muito importante , para entenderem melhor o conteúdo ministrado pelo professor e os 3% deixaram em branco. Com bases nesses dados pode-se concluir que os alunos almejam ter aulas experimentas levando em conta os conteúdos abordados. Desse modo completa-se a aceitação dos discentes por aulas experimentais como um grau excelente. As frutas ultilizadas para fazer a extração do DNA foram Morangos e Tomates.
E com as aulas práticas experimentais sobre DNA no ensino de química, os alunos construíram um conhecimento significativo e não so de memorização. Segundo as propostas ‘construtivistas’, uma aprendizagem significativa requer a participação dos alunos na construção do conhecimento.
Conclusões
Conclui- se então que é muito importante a experimentação de química, onde os alunos tem uma melhor compreensão e clareza dos assuntos ministrados pelo professor em sala de aula. Percebeu- se que a utilização dos experimentos estimulou o interesse dos alunos no aprendizado, onde se fez que os alunos explorassem, mas o conteúdo sobre os experimentos, e percebeu que grande parte dos discentes se sentiu motivado e interessados a estudar e tirar suas duvidas.
Agradecimentos
Universidade Federal do Amazonas, Instituto Natureza e cultura de Benjamin Constant, Curso de Licenciatura de Ciências: Biologia e Química, Escola Estadual Imaculada Conc
Referências
MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Ed. Cortez, 2000.