AVALIAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CENTRO DE ENSINO ESTADO DO CEARÁ NO MUNICÍPIO DE BACABAL-MA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Bastos, L.S. (UEMA) ; Ferreira, N.S.C. (UEMA) ; Oliveira, D.S. (UFMA) ; Silva, P.F. (UFMA) ; Lima, J.B. (UFMA) ; Viégas, H.D.C. (UFMA)
Resumo
É perceptível a dificuldade da maioria dos alunos em compreender e acompanhar algumas disciplinas, principalmente, na área das ciências exatas, resultando, na maioria das vezes, em baixo desempenho. Este trabalho buscou avaliar os fatores que dificultam o processo de ensino aprendizagem de Química no Ensino Médio da escola Centro de Ensino Estado do Ceará, localizado em Bacabal-MA. A avaliação foi realizada com aplicação de Questionário mostrando que apenas 46% gostam de estudar química, por estar relacionada com o cotidiano e 41% não gostam porque é muito difícil, exige raciocínio e compreensão. Ao solicitar sugestões de como melhorar o ensino de Química, foi possível observar o entusiasmo dos alunos com a possibilidade de assistir uma aula diferente onde eles possam praticar e interagir.
Palavras chaves
Avaliação do Ensino; Aprendizagem; Quimica
Introdução
A educação é indispensável e fornece subsídios necessários e imprescindíveis para adquirir capacidade de atuar em sociedade de maneira coletiva e responsável. É frequente o questionamento dos alunos do motivo pelo qual estudam química, visto que nem sempre este conhecimento será necessário na futura profissão e alguns professores não sabem responder a esta questão. O estudo da química deve-se principalmente ao fato de possibilitar ao homem o desenvolvimento de uma visão crítica do mundo, podendo analisar, compreender e utilizar este conhecimento no cotidiano, tendo condições de perceber e interferir em situações que contribuem para a deterioração de sua qualidade de vida (CARDOSO; COLINVAUX, 2000). É perceptível a dificuldade da maioria dos alunos em compreender, acompanhar e aprender algumas disciplinas, principalmente, as ciências exatas, resultando, na maioria das vezes, em baixo desempenho. São muitas as variáveis que resultam nas dificuldades de aprendizagem (SANTOS et al., 2013). Às dificuldades de aprendizado em química foram atribuídas ao processo de contextualização (PAIM, et al., 2004). Estas, se agravam quando as estratégias e métodos de ensino utilizados pelos professores não conseguem alcançar o aprendizado dos seus discentes (NEGREIROS, DA SILVA e DOS SANTOS, 2015). É importante a realização de um levantamento das maiores dificuldades dos alunos do ensino médio (EM) da Escola Centro de Ensino Estado do Ceará têm na aprendizagem da química. Logo, fez-se necessário um levantamento das dificuldades encontradas, avaliando os fatores que interferem na aprendizagem. O ensino da Química deve facilitar as relações vividas pelo educando; o conteúdo deve ser relacionado com o cotidiano dos estudantes e das comunidades, possibilitando uma maior interação do ensino.
Material e métodos
A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionário. Estudo qualitativo e quantitativo aplicado no ensino médio. Os dados coletados ajudaram a elaborar um perfil das dificuldades na aprendizagem de química da Escola Centro de Ensino Estado do Ceará em Bacabal (MA). As perguntas foram voltadas para os alunos objetivando investigar o que desperta o interesse do aluno, bem como a importância da química para o cotidiano, a maneira como ela é trabalhada, como eles gostariam de explorar esse conhecimento e, por fim, verificar quais as maiores dificuldades enfrentadas na aprendizagem. Contou-se com a participação de alunos do ensino médio do turno vespertino, um total de 100 alunos, 49 meninos, 48 meninas e 3 não quiseram responder, com idade entre 14 e 22 anos, também fizeram parte deste trabalho também 2 professores de química, que respectivamente lecionam nesta escola. Após a avaliação das dificuldades do ensino aprendizagem de química, com base em dados levantados, juntamente com os educandos, principal parte integrante do processo educativo, onde os mesmos tiveram a oportunidade de listar sugestões que favorecem o ensino de Química e afim de tornar as aulas mais atrativas e significantes, de forma que os conteúdos aprendidos, tenham relevância para assumir uma nova postura acerca do papel da Química na sociedade e sua real importância.
Resultado e discussão
Analisou-se as questões dos questionários aplicados. O Gráfico 1 traz a
avaliação dos alunos sobre a disciplina observando que a soma dos que não
gostam com os que gostam um pouco chega a 54%, o que pode estar relacionado com
o fato de não conseguirem ter um bom aprendizado dos conteúdos ou da
disciplina. Eles consideram importante o estudo da disciplina, mas, não gostam
de estudar evidenciando a dificuldade de aprendizagem desses alunos (Gráfico
2). O problema de aprendizagem não está na relação aluno-professor (Gráfico 3),
nesta escola, os alunos são incentivados a expor suas ideias e pontos de vista.
O nível de entendimento dos conteúdos de química não é ruim (Gráfico 4), isto,
provavelmente, se deve ao fato da aprendizagem está relacionada com a maneira
pela qual os conteúdos são expostos. O professor relaciona os conteúdos com o
cotidiano dos alunos (Gráfico 5). Logo, não é a contextualização da disciplina
que dificulta o aprendizado de Química nesta escola. A metodologia se volta
novamente para o tradicionalismo, que de certa forma acaba contribuindo para a
falta de estímulos do educando (Gráfico 6). A metodologia de avaliação que os
professores utilizam é dominada pela antiga prática de uso das provas escritas
(Gráfico 7). Aulas práticas no laboratório raramente acontecem (Gráfico 8)
condizente com o Gráfico 9 que demonstra que as maiores dificuldades dos alunos
provem da falta de aulas práticas. Os conteúdos mais interessantes, para eles,
são mostrados no Gráfico 10. Buscando resolver e minimizar a dificuldade de
aprendizagem, a ultima pergunta do questionario foi elaborada para pedir
sugestões das formas de ensino que ajudariam a melhorar esse aprendizado
(Gráfico 11). E a maioria sugeriu a utilização de aulas práticas para melhorar
o aprendizado.
(1) Apreço dos alunos (2) Importância (3) interação professor–aluno (4) nível de entendimento (5) Contextualização (6) Recursos didáticos utilizados.
(7) Avaliação (8) Utilização de laboratório (9) Dificuldades encontradas (10) O conteúdo mais interessante (11) Sugestão para melhorar o aprendizado.
Conclusões
Avaliou-se as dificuldades dos alunos do Ensino Médio da Escola Centro de Ensino Estado do Ceará em Bacabal-MA, no processo de ensino aprendizagem realizando um levantamento das dificuldades encontradas pelos alunos de química observando que os alunos não gostam da disciplina por causa de sua dificuldade de compreensão, porém consideram o seu ensino importante. Para um melhor entendimento do conteúdo precisam da realização de atividades experimentais e outras estratégias de ensino, que contribuam para despertar o interesse dos alunos.
Agradecimentos
Ao programa Darcy Ribeiro da Universidade Estadual do Maranhão e a Universidade Federal do Maranhão.
Referências
CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, 23, 2, p. 401-404, 2000.
NEGREIROS, F.; DA SILVA, E. H. B.; DOS SANTOS, G. P. Problemas na escolarização: um estudo sobre o ensino de química em escolas da rede pública. Revista Educação e Emancipação, 8, 2, p. 142-160, 2015.
PAIM, G. R.; MORAES, T. S, FENNER, H.; PIMENTAL, N. L. Longas Correntes, Grandes Uniões. XXIII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE QUÍMICA, São Carlos, 2004.
SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, 9, 7 b, 2013.