TIPIFICAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DOS TIPOS DE POLUIÇÃO: UMA ABORDAGEM QUIMICA EM SALA DE AULA.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Hayden Tavares, S. (UFAM) ; Barbosa de Melo, B. (UFAM) ; Vinicius Marinho de Araujo, T. (UFPA) ; Guimaraes Brandao, E. (UFAM) ; Jeova Costa Ribeiro, B. (UFAM) ; Rodrigues Batalha, V. (UFAM) ; Mirian Schiavon Almeida, A. (UFAM) ; Sávio Silva Lomas, F. (UFAM)
Resumo
Com as crescentes mudanças nas sociedades devido ao crescimento populacional e as instalações de indústria o planeta Terra vem sofrendo grandes impactos com os seguintes tipos de poluição: atmosférica, solo, hídrico e sonoro. O presente trabalho tem como objetivo conhecer os tipos, meios e processos químicos recorrentes a poluição no Ensino Básico. É importante conhecer os tipos de poluição para que cada ação tenha uma intervenção e conscientização para a minimização das ações humanas. Conclui-se que os resultados obtidos foram positivos com relação aos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Imaculada Conceição, pois eles conseguiram compreender os conceitos através dos debates realizados na sala de aula.
Palavras chaves
Poluição ; Mudanças; Conscientização
Introdução
A poluição atmosférica dá-se através das indústrias e a queima de resíduos sólidos que, por conseguinte liberam no ar poluente como o monóxido de carbono, dióxido de carbono, chumbo, dióxido de enxofre, óxido de azoto e isso se dá através de poeiras industriais, aerossóis, fumaças negras, solventes, ácidos e hidrocarbonetos. Segundo Derisio (2012); Vivendo em comunidade, o ser humano tem desenvolvido processos que produzem grandes quantidades de subprodutos ou resíduos em forma de matéria ou energia. Esses processos têm profundo significado econômico, político, social e sanitário; afetam a saúde do próprio homem, seu conforto e segurança, sua riqueza e seu poder. Interferir nesses processos é, na verdade, interferir na civilização, mas ignorar seus subprodutos é ignorar uma ameaça à sobrevivência. A poluição do solo dá-se através dos descartes inadequado do lixo sem haver uma coleta seletiva. Por não haver planejamento os resíduos são descartados inapropriadamente ao céu aberto que por consequência produz chorume que penetra no solo causando a morte de plantas e animais, contaminação dos lençóis freáticos além de atrair animais causadores de doenças. A poluição hídrica se dá por falta de saneamento básico e pelo descarte de resíduos sólidos nos rios e lagos, causando a contaminação aos animais aquáticos e tornado a água impropria. A poluição sonora dá-se através do excesso de barulho e é considerado como crime ambiental, podendo resultar em multa e reclusão de 1 a 4 anos. O objetivo deste trabalho é conhecer os tipos, meios e processos químicos recorrentes a poluição no Ensino Básico. É importante saber as causas e consequências que o homem pode causar através da evolução das metrópoles e cidades e suas ações antropogênicas constantemente no meio ambiente.
Material e métodos
Intervenção fora aplicada a uma sala do 1° Ano do Ensino Médio, em um evento da Semana de Química promovido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID. No qual se deu em três respectivos momentos: Aulas explanatórias para mostrar os tipos de poluição mais recorrente no cotidiano. Subsequentes foram mostrados fragmentos da (Seriado Cosmo 8° Episodio) mostrando os tipos e os meios que levam a caracterizar-se uma poluição química, com base nessa premissa proporcionou-se um debate para que os alunos enfatizassem suas ideias criando seus próprios conceitos sobre poluição. Essa metodologia foi facilitada de modo que propusera apresentar e demostrar o envolvimento da poluição com o meio natural, para que se possa estabelecer um grau de conhecimento entre os alunos do Ensino Básico e caracterizar os tipos de poluição presentes no dia a dia.
Resultado e discussão
O fato de a poluição ser um assunto interdisciplinar e apresentar conceitos
e explicações de fácil compreensão pelos alunos pode-se explanar o assunto
de forma aprofundada utilizando uma sequência didática, podendo-se observar
que as atividades foram sendo construtivas para os discentes, atingindo
todos os saberes prévios da classe, afirmando que a utilização de métodos
diferenciados para aplicar a intervenção fora de grande valia para o ensino
e aprendizagem.
A participação dos alunos, no debate mostrou a relação intraespecífica do
ser humano com o meio natural, pois a cada nova hipótese relatada durante o
diálogo com os discentes, percebe-se que havia conhecimento prévio dos
alunos sobre o assunto. A intervenção foi aplicada com êxito e relevância
diante dos objetivos estabelecidos no mesmo. Os alunos alcançaram as
expectativas, mostrando a partir das observações uma nova concepção sobre os
tipos, meios e processos da Poluição química, gerada principalmente por
ações antrópicas.
em consonância Barbosa (2009) afirma que “Os agentes poluentes são os mais
variáveis possíveis e são capazes de alterar a água, o solo, o ar, etc.
Poluição, é portanto, uma agressão à natureza, ao meio ambiente em que o
homem vive”.
Conclusões
Os objetivos almejados foram alcançados com o auxílio de metodologias diferenciadas e caracterizando uma sequência didática, diante deste trabalho permitiu-se conhecer a percepção dos estudantes em relação ao conteúdo abordado, através da contextualização interação entre os discentes do PIBID e os alunos da escola, promovendo ao aluno a oportunidade de se tornar sujeito critico, além de dar-lhe noções de como identificar cada tipo de poluente impactantes ao meio.
Agradecimentos
Agradeço a Deus por proporcionar a sabedoria e por ter colocado pessoas maravilhosas em minha vida e aos professores que deram seus apoios para que os discentes do IN
Referências
DERICIO, José Carlos; Introdução ao controle de poluição ambiental; 4. Ed atual. – São Paulo: Oficina de Textos, 2012.
BARBOSA, Nádia Maquine; LIXO, IGARAPÉS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL; Manaus, 2009.