ELABORAÇÃO DE PROJETO DE UMA INDÚSTRIA DE AÇAÍ PARA CONSOLIDAR O APRENDIZADO DAS ETAPAS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO NO ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, A.T.L. (EMBRAPA) ; Araújo, R.C.S. (UFPA) ; Silva, D.F. (UFPA) ; Costa, T.F. (UFPA) ; Lemos, I.J.R. (UFPA) ; Ribeiro, N.F.P. (UFPA)
Resumo
Foi inicialmente proposto à pesquisa e apuração de dados para a elaboração de um projeto de uma indústria química. Solicitando-se dados sobre o produto, balanços de massa e de energia, assim como, a análise financeira da produção, desde o recebimento da matéria-prima até o produto final para o consumidor. Objetivando o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. Foi escolhida pelas alunas a elaboração do projeto de produção de polpas de Açaí congeladas, foram considerados fatores como a perecividade do fruto estudado, o sistema de produção e fatores que o influenciam, e análise de financeira de todo o projeto. Foi observada uma melhora na capacidade profissional das alunas, com agregação de conhecimentos interdisciplinares dos vários procedimentos na produção industrial química.
Palavras chaves
Açaí; Interdisciplinar; Projeto industrial
Introdução
Na esfera universitária e acadêmica no curso de engenharia química, o desenvolvimento de atividades de pesquisa na elaboração de projeto possibilita ao aluno uma visão integrada e prática da aplicação das disciplinas ministradas. Introduzindo o conceito de interdisciplinaridade no ensino, que pode ser interpretado como um elemento básico dentro das atividades que serão desenvolvidas profissionalmente, considerando-se as atuais necessidades do mercado e da sociedade (LEIS, 2005). Sendo que este tipo de atividade demanda a organização e entendimento em equipe, assim como, trabalha a postura individual. Possibilitando que o aluno desenvolva uma atividade interdisciplinar de forma organizada no grupo, mas também a delegar atividades individuais, que serão mescladas posteriormente, para gerar um trabalho único finalizado e de qualidade (KLEIN, 1990). No projeto formulado foram estruturas informações sobre o fruto, recepção deste pela indústria, peneiramento grosso, peneiramento fino, sanitização do produto, despolpamento com reciclo, pasteurização, embalagem, congelamento e armazenagem. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é inserir o aluno em um ambiente similar ao que se encontra no mercado de trabalho. Sobre o objeto de pesquisa do projeto elaborados pelas alunas pode-se discorrer: “As frutas deterioram em poucos dias e têm sua comercialização in natura dificultada à grandes distâncias. Com isso a produção de polpas de frutas congeladas tornou-se um meio favorável de comercialização. Por fim, ao analisar este panorama, projetou-se a empresa POLPA AÇAÍ, uma empresa que atua no ramo de produção de polpas de açaí congeladas do tipo médio (teor de sólidos de 12%) em unidades de 1kg, com o objetivo de manter este produto sempre disponível.
Material e métodos
O projeto de indústria de beneficiamento de Açaí foi solicitado as alunas do 10º semestre do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Pará, na disciplina PROJETO DE PROCESSO I, estas ficaram incumbidas de realizar todo o projeto de pesquisa para a elaboração de uma indústria química. Sendo, inicialmente, requerido, o projeto da estrutura de uma indústria de beneficiamento de Açaí para a produção de polpas congeladas. Nesta etapa, realizaram-se o estudo completo para o projeto sobre: A matéria-prima in natura, fornecedores, e recepção da mesma na empresa POLPA AÇAÍ. Esta fase estabeleceu e fundamentou a capacidade de reunir informações sobre o produto que se comercializaria. Em seguida, realizou-se o estudo completo e os cálculos de estimativa de produção. Com os valores definidos de produção, foram dimensionados equipamentos, equacionados os balanços de massa e de energia em cada etapa do processo produtivo (Figura 01), com cálculos da quantidade de insumos (água potável, reagentes de sanitização) que seriam necessários para o processo, além da produção em excedente para armazenagem para atender o tempo de entressafra. Em seguida foram procedidos os cálculos para embalagem e armazenagem do produto e custos com essas etapas. Por último foi realizada a análise financeira de todo o projeto e, finalmente, a exposição oral do referido projeto para a classe.
Resultado e discussão
Obteve-se como resultado da dinâmica, o repasse de conhecimentos técnicos do
curso de Engenharia Química através da elaboração de um projeto de uma
indústria química, neste caso de beneficiamento de Açaí (Figura 02) partido do
fruto in natura até o fornecimento das polpas para o consumidor final.O
trabalho de Oliveira e Trevisan (2012) aborda as vantagens na formação de
tecnólogos em processos industriais e gerenciais, que é constituída sob o
apoio da pesquisa exploratória. O trabalho foi desenvolvido baseado na
metodologia por competências e usando a elaboração de Projetos Integrados na
perspectiva da interdisciplinaridade, com o intuito de atender as exigências
do mercado. Esta prática de elaboração de projetos industriais para os
estudantes de Engenharia Química prepara os discentes para um mercado de
trabalho cada vez mais integrado e multidisciplinar. Disciplinas como
operações unitárias, engenharia das reações, cálculos numéricos, economia e
entre outras são aplicadas e agregadas de modo mais sólido na aprendizagem dos
alunos.
Medeiros e Gariba Júnior (2006), destacaram a importância da utilização de
projetos para a avaliação discente no processo ensino-aprendizagem, na
construção de conhecimentos disciplinares e não disciplinares, e do
desenvolvimento das relações entre o objeto de pesquisa e os campos do
conhecimento. É importante que o docente, através desta prática desafiadora e
criativa, possa identificar no trabalho com projetos industriais, a
possibilidade de tornar o ensino mais dinâmico; com conteúdos diversificados,
contextualizados; desenvolvendo capacidades, habilidades e atitudes
necessárias para o processo de aprendizagem e para futuro mercado de
trabalho”.
Demostração do processo produtivo da indústria de polpa de Açaí congelada.
Figura 02- Fruto do Açaí, Açaí após extração e Simbolo da Empresa descrita no projeto.
Conclusões
A elaboração de um projeto de uma indústria de beneficiamento de Açaí, partido do produto in natura até o produto final (polpa de açaí congelada) para a comercialização tornou-se mais dinâmico o aprendizado de diversas disciplinas ministradas no curso de Engenharia Química, onde historicamente ocorrem dificuldades de contextualização das mesmas. A elaboração de projeto de indústrias de produção de polpas congeladas agregou conhecimentos às alunas de modo integrado e interdisciplinar, sendo indicado para outros cursos, possibilitando aos alunos um ambiente similar ao mercado de trabalho.
Agradecimentos
A UFPA pelo apoio acadêmico, a indústrias AMAZON AÇAI pelas informações a cerca de seu processo produtivo e índices mercadológicos.
Referências
KLEIN, J. T. Interdisciplinarity: history, theory, and practice. Detroit: Wayne State University, 1990.
LEIS, H. R. Sobre o Conceito de Interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. no. 73. 2005.
MEDEIROS, C., GARIBA JUNIOR, M. Projeto Integrador: Uma Alternativa para o Processo de Avaliação Discente dos Cursos Superiores de Tecnologia. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Passo Fundo. 2006.
OLIVEIRA, F. M. das G. S., TREVISAN, G. C. Formação de Tecnólogos em Processos Gerenciais e o Projeto Integrador na Perspectiva da Interdisciplinaridade. Diálogo e Interação. V. 6. 2012.