UM OLHAR DE COMO A RECICLAGEM DE POLÍMEROS ARTIFICIAS (GARRAFA PET) , NO CONTEXTO ESCOLAR PODE TRAZER CIDADANIA, E AJUDAR O MEIO AMBIENTE.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

dos Santos Damasceno, J. (IFMA) ; Marques Rodrigues, J. (IFMA-CAMPUS ZÉ DOCA) ; Carvalho França, M. (IFMA(CAMPUS ZÉ DOCA))

Resumo

Desde o inicio da civilização o homem, busca meios de armazenar, guardar e proteger alimento ou qualquer objeto, a necessidade fez-se cada vez mais procurar embalagens adequadas, para cada produto. Mas com tanta embalagem produzida, começou a gerar muito lixo, que, muitas das vezes não são destinadas ao local adequado, prejudicando o meio ambiente. Esse trabalho tem como objetivo saber as concepções dos alunos, sobre esse tema, aplicando um questionário de 10 perguntas, realizado na Escola Estadual Centro de Ensino Bandeirantes, Zé Doca-Ma, e futuramente ajuda-las a promover a reciclagem, através de Palestras e Oficinas.

Palavras chaves

ESCOLA; POLÍMEROS; RECICLAGEM

Introdução

Um dos grandes problemas da atualidade é a grande quantidade de lixo Produzido pela população. Lixo pode ser destacado como tudo aquilo que é Colocado para fora de casa, ou seja, o que não se quer ter contato (GOMES e CARVALHO, 2005). Resíduo é aquilo que já não se tem mais utilidade e é descartado. A preocupação com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade Social imposta, se torna segurança para uma qualidade de vida garantida futuramente. Queira ou não, um dia tudo que cerca os seres humanos será resíduo. O consumo de qualquer sociedade é sempre menor do que a quantidade de resíduos deixados por ela (CORTINA et. al., 2013).

Material e métodos

O trabalho realizado consiste em uma aplicação de um questionário de 10 perguntas aplicadas a 44 alunos do 1 ano B, da Escola Estadual Centro de Ensino Bandeirantes, na cidade de Zé Doca-MA. Com o objetivo de saber dos alunos, sua concepção, sobre coleta seletiva, para onde vai o seu lixo, dos prejuízos da garrafa pet ao meio ambiente, importância da reciclagem, e possíveis soluções.

Resultado e discussão

Com o questionário aplicado percebeu-se que, quando perguntado sobre. O que você faz com o lixo da sua casa? Dos 44 perguntados, 41 responderam que jogam no lixo. E 3 responderam que separa o material para coleta seletiva. 34 alunos responderam que seu lixo vai para o lixão. 7 responderam que não sabe para onde o lixo é destinado, 2 não quiseram responder, e 1 para aterro sanitário. Quando questionados sobre: você costuma jogar lixo na rua? 15 pessoas responderam que sim. E 29 responderam que não. 28 alunos afirmaram saber o que é coleta seletiva, 14 responderam que não sabem e 2 não responderam. Quando questionados sobre a reciclagem da garrafa pet. 32 disseram que não reciclam esse tipo de material, e 12 responderam que sim. O conceito de reciclagem é extremamente amplo e não pode ser considerada apenas uma forma de reuso (PINTO, 2012). 22 pessoas, sabem que a garrafa pet demora mais de 100 anos para se decompor, 16 responderam que não sabem, 4 respondeu 10 anos, e 1 pessoa não respondeu. Os plásticos são muito utilizados na atualidade. São plásticos duráveis e é economicamente viável. Justamente pela sua durabilidade é que traz prejuízos ao meio ambiente, por difícil degradação (CANGEMI, 2005).

Conclusões

Diante dos dados obtidos pelo questionário, observou-se que os alunos tem uma preocupação ambiental, que a maioria já participaram de algum projeto de reciclagem, que sabem dos danos que o lixo exposto pode causar ao meio ambiente e aos seres humanos, e a importância de uma coleta seletiva, de um local adequado para o lixo. E que necessita de uma conscientização maior, como auxilio de palestras e oficinas de reciclagem, para produção de artesanatos, já que a maioria não recicla.

Agradecimentos

A Deus,Ao Ifma-Campus Zé Doca,á Istituição que realizei a pesquisa,C.e.Bandeirante, ao professor Mesaque, e a todos que contribuíram diretamente e indiretamente para

Referências

RICHTER,L.T. A importância da conscientização e da coleta seletiva no município de Palmitos. Trabalho de conclusão de curso (Monografia de Especialização) -Curso de Gestão Ambiental em Municípios, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira,2014.
PINTO, J. C. et al. Impactos ambientais causados pelo plástico- Uma discussão sobre os mitos e os dados científicos. 2 ed. Rio de Janeiro: e-papers, 2012.
CORTINA, N. B. S. et al. Reciclar para sustentar: Trilha educativa com catadores de materiais recicláveis. Universidade Comunitária da Região de Chapecó,2013.
CANGEMI, J. M. apud OLIVEIRA, S, G; et al. Reciclagem de garrafa pet como suporte na educação ambiental no contexto escolar, 2005.




Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul