CATEGORIZAÇÃO DE IMAGENS RELATIVAS A LIGAÇÕES QUÍMICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, E.S. (UFMA) ; Lima, J.B. (UFMA) ; Marques, C.V.V.C.O. (UFMA) ; Marques, P.R.B.O. (UFMA)

Resumo

Este trabalho trata de uma análise de Imagens dos Livros de Química. Realizou- se uma pesquisa para análise de imagens do capítulo de ligações químicas no livro de Química de ensino médio adotado em por uma escola pública estadual de ensino médio. Os dados indicaram uma grande variedade de imagens classificadas a partir de dimensões básicas do conhecimento (macro-micro-simbólica), mas no geral as imagens estão dispostas e com funcionalidade específica que facilita a apropriação do conhecimento pelo aluno, bem como o processo de ensino aprendizagem, apesar de algumas considerações nas questões de problematização.

Palavras chaves

análise de livros; análise de figuras; ligações químicas

Introdução

A prática pedagógica norteada apenas pelo conteúdo se torna fragmentada. A forma como o professor utiliza o livro didático em sala de aula e principalmente, como o conhecimento químico é representado por meio das imagens e ilustrações nos livros pode favorecer a compreensão dos conteúdos e seus significados para a vida (GIBIN, 2013). A tecnologia utilizada na seleção desse material também é um aspecto relevante, visto que as mesmas apresentam uma dimensão mais real das representações químicas presentes no cotidiano do aluno. Também favorecem e estimulam a criatividade, provocando- o a utilizar a imaginação na busca pela compreensão das transformações. A disposição dessas imagens expressa a relação da figura ou desenho com o conteúdo, favorecendo a interpretação das representações descritas obedecendo a uma sequência didática que incorpora várias formas de visualização do ícone. Dessa forma, no ensino de química, o professor deve observar se as imagens estão organizadas de forma a favorecer a compreensão do aluno, contribuindo assim, para sua aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para sua formação acadêmica (NUNEZ et al, 2013). Sendo a química apresentada como uma ciência em constante, considera-se fundamental a observação das concepções e conceitos de ligações químicas e suas características. Esse conhecimento favorece a aprendizagem do aluno em relação aos conteúdos químicos desenvolvidos em sala de aula, possibilitando uma utilização significativa desses saberes no contexto cotidiano. Assim, o trabalho objetivou analisar os livros didáticos de química utilizados no Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto, município de Porto Franco-MA com relação às imagens e ilustrações relativas ao conteúdo de ligações químicas.

Material e métodos

Foi baseada na seleção, categorização e análise das imagens e ilustrações segundo os critérios desenvolvidos por Kiill (2009) que tem por base a avaliação macroscópica, semimicroscópica e simbólica, estabelecendo as relações entre estas imagens e sua funcionalidade dentro do texto e do assunto abordado. Primeiramente foi selecionada a escola pública na cidade de Porto Franco-MA a ser desenvolvido o trabalho. Posteriormente os dados relacionados à escola foram obtidos. A direção da escola foi então abordada sobre quais os livros de química que são utilizados para o ensino médio. Estes foram selecionados e descritos. A etapa seguinte foi a escolha do capítulo do livro ser analisado segundo suas imagens e ilustrações. Este capítulo foi escolhido a partir da relevância do assunto perante o ensino de química e suas relações com os outros conteúdos da disciplina. Uma vez selecionado o capítulo, as imagens e ilustrações foram inicialmente selecionadas e contabilizadas. Logo em seguida as mesmas foram categorizadas segundo os critérios de taxonomia, que teve por base a classificação em seis categorias com base nas dimensões do conhecimento químico, sendo: macroscópica, microscópica, submicroscópica, macrosubmicroscópica, simbólica e macrosimbólica. Depois de categorizadas, estas foram então analisadas a partir da função da sequencia didática, da funcionalidade, do grau de iconicidade, da relação com o texto e das etiquetas verbais.

Resultado e discussão

O livro utilizado na escola foi o “Química na abordagem do cotidiano”, da editora Moderna, autores: Peruzzo, Francisco Miragalia e Canto, Eduardo Leite. O livro se encontra como um dos livros aprovados na última avaliação do Programa Nacional do Livro didático-PNLD, para os conteúdos de química. Como capítulo relevante, selecionou-se o de ligações químicas. A classificação geral observada das imagens foi: fotografias (21%), figuras (68%), tabelas (9%) e gráficos (2%), num total de 123 imagens. Como dimensões do conhecimento, 39% foram designadas no campo submicroscópico, 29% no macroscópico, 19% no simbólico e 9% no campo macrosubmicroscópico. Para avaliação da disposição das imagens na sequencia didática, 26% foram classificadas como “aplicação”, 25% “definição” e 14% “descrição”. As porcentagens para sequências de “evocação” e “interpretação” somaram 35%. Com relação ao grau de iconicidade, a maioria foi descrita como fotografias (25%). Para funcionalidade, 45% foram classificadas com sintáticas, 22%, inoperantes e 33% operativas elementares. Para a avaliação da relação da imagem com o texto, 55% das imagens descrevem uma função sinóptica, 44% denotativas e 1% conotativa. Para análise das etiquetas verbais, 53% foram normativas, 26% relacionáveis e 21% sem etiquetas. No geral, o capítulo de ligações químicas analisados apresentou um considerável número de imagens, representações e associações relativas ao conhecimento químico para o ensino médio, no campo abstrato do conhecimento, bem como destacando o simbólico, sendo relacionadas com o ensino tradicional.

Conclusões

O livro didático analisado, no seu capítulo de ligações químicas, apresentou imagens classificadas como figuras, subclassificadas no campo das submicroscópicas, com sequência didática restrita a aplicação, sendo em sua maioria fotografias com funcionalidade sintática e função sinóptica, apresentando etiquetas verbais normativas. Ocorreu uma maior porcentagem de figuras para o nível macroscópico e simbólico. No geral, a qualidade das imagens, bem como o número destas no capítulo estudado apresenta uma boa relação com o conteúdo desenvolvido de ligações químicas.

Agradecimentos

CEM Fortunato Moreira Neto FAPEMA

Referências

GIBIN, G. B. FERREIRA, L. H. Avaliação dos estudantes sobre o uso de imagens como recurso auxiliar no ensino de conceitos químicos. Química Nova, v.35, n.1, p. 19-26, 2013.

KIILL, K. B. Caracterização de imagens em livros didáticos e suas contribuições para o processo de significação do conceito de equilíbrio químico. 2009. 278 p. Tese (Doutorado em Ciências: Química) – Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, São Carlos, 2009.

NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; SILVA, I. K. P.; CAMPOS, A. P. N. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de ciências. OEI-Revista Iberoamericana de Educación, 2003. p. 1-11. Disponível em < http://www.rieoei.org/deloslectores/427Beltra n.pdf>. Acesso em 10/04/2017.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul