UTILIZAÇÃO DO JOGO “CIRCUITO DAS LEIS DOS GASES” PARA ABORDAGEM E AVALIAÇÃO DAS CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICA EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ITUMBIARA, GOIÁS
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Klein, K.V. (IFG) ; Rodrigues, R.P. (IFG) ; Andrade, J.A.Z. (IFG) ; Vieira, L.M. (IFG) ; Silva, D.M. (IFG) ; Nascimento, Y.M.D.N. (IFG)
Resumo
Inúmeros jogos didáticos já foram propostos no ensino de Química, especificamente na Físico-química para o ensino das propriedades dos gases, destacando sua eficiência ao despertar interesse. Este trabalho tem o objetivo de relatar uma atividade, a qual constitui-se na confecção, aplicação e avaliação de um jogo construído por alunos do curso de Licenciatura em Química do IFG – Campus Itumbiara. O jogo denominado “Circuito das Leis dos Gases” é representado por um circuito contendo casas com diversas identificações. O jogo foi aplicado em uma turma de 2º ano da rede pública. Com base nos resultados foi possível constatar que os alunos aprovam a utilização de jogos no ensino, e mostraram participativos, o tornou a aula menos cansativa e mais atraente, favorecendo a aprendizagem.
Palavras chaves
Ensino; Jogo Lúdico; Propriedade dos Gases
Introdução
Segundo Pozo e Crespo (2009), são inúmeras as dificuldades na aprendizagem de química, principalmente quando é voltada para as questões da Físico- química, disciplina que exige dos alunos a interpretação e desenvolvimento matemático das questões, e é arriscado identificar que as escolas possuem um enfoque tradicional, pois, coexistem diferentes tradições. No entanto, a forma como a Química é abordada na maioria das escolas contribui para a rotulação negativa dessa ciência, principalmente junto aos alunos, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórico como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana (ARROIO, 2006). O grande desafio diante disso é buscar diferentes estratégias para que o aluno do ensino médio compreenda os conceitos estudados e saiba utilizá-lo, relacionando-o e aplicando-o em sua vida e não apenas decorando. Segundo Chassot (2004), é a partir do interesse do aluno, que o conteúdo deixa de ser algo distante e abstrato, para se tornar algo realmente útil em sua vida. Dessa forma, a utilização de jogos didáticos é um instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, proporcionando estímulo ao interesse do estudante (CUNHA, 2012). Lima et al. (2011) afirma que jogos e atividades lúdicas inseridos no cotidiano escolar influenciam os alunos porque, quando eles estão emocionalmente envolvidos na ação, o processo de ensino e aprendizagem tornam-se mais fácil e dinâmico. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi desenvolver, aplicar e avaliar um jogo didático abordando tópicos sobre o Estudo dos Gases, contemplados na disciplina de físico-química aplicado em uma turma de 2º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio da rede pública, no município de Itumbiara-GO.
Material e métodos
O jogo desenvolvido foi denominado “Circuito das Leis dos Gases”, e aborda tópicos de Propriedades dos Gases, ministrado na disciplina de Físico- Química. Este conteúdo foi selecionado para criação e confecção do jogo pelo fato de grande parte da turma apresentar baixo desempenho após o mesmo ter sido ministrado em aulas teóricas pelo professor, fato notado através da observação durante as aulas e pelo baixo conceito nas avaliações escritas. O jogo é representado por um circuito contendo casas com diversas identificações, conforme pode-se verificar na Figura 1; cartões enumerados com perguntas variadas sobre o assunto e bolas de madeira enumeradas.Este jogo foi criado com as seguintes principais regras: ■ O jogo ocorrerá em forma de gincana, no qual os alunos serão divididos em dois grupos, por meio de sorteio; ■ Durante o sorteio, o papel sorteado terá a identificação da cor da equipe e o número de identificação para participar do jogo; ■ Os dois jogadores, um por vez, sorteiam um número da pergunta; ■ A cada resposta certa em relação à pergunta o jogador avança uma casa e; ■ A cada resposta errada o jogador será substituído por outro membro da equipe e o mesmo permanecerá na mesma casa; ■ Cada equipe tem o direito a duas cartas ajuda; ■ Vence a equipe que concluir o circuito primeiro; O jogo foi aplicado no final do semestre letivo, após toda exposição teórica em sala de aula do conteúdo abordado. Deste modo o jogo serviu para revisar e avaliar a assimilação deste conteúdo pelos alunos. Pouco antes do início do jogo foi solicitado que os alunos assistissem um breve vídeo a respeito do tema. Após exposição do vídeo foi aplicado um questionário, com o intuito de verificar a importância e a contribuição de jogos lúdicos no ensino de química.
Resultado e discussão
Para a aplicação do jogo, a turma foi dividida em dois grupos. Durante a
aplicação os alunos se mostraram bastante motivados e interessados,
apresentando, assim, maior facilidade em responder as perguntas realizadas.
Os resultados obtidos através do uso do lúdico foram bastante positivos e os
objetivos foram alcançados. Fato que pode ser comprovado através das
análises dos questionários, onde a análise dos resultados é mostrado no
Quadro 1.
Com base nos resultados e observação do desempenho da turma durante a
atividade, também se notou que os alunos aceitaram bem o jogo e conseguiram
fixar e compreender melhor o conteúdo ministrado anteriormente pelo
professor em sala. Assim, através da diversificação da metodologia o
professor pode despertar a motivação dos alunos pelas aulas e pelos
conteúdos, fazendo com que o aluno pudesse facilitar a absorção do mesmo, e
ao mesmo tempo melhorando o seu rendimento escolar.
Fato também afirmado por Castro e Costa (2011), que coloca que os jogos são
uma alternativa viável e interessante para aprimorar as relações entre
professor – aluno – conhecimento, reconhecendo que estes podem proporcionar
ao indivíduo um ambiente agradável, motivador, prazeroso e rico em
possibilidades, que torna mais simples a aprendizagem de várias habilidades.
Conclusões
Diante dos resultados obtidos, se torna perceptível como o jogo lúdico pode influenciar positivamente no processo de ensino-aprendizagem, incentivando a participação dos alunos nas aulas de Físico-Química, assim como, mostrando também maior empenho destes. Em vista dos resultados, infere-se que o jogo desenvolvido foi de grande aproveitamento não só pela turma, mas também pelo professor e, que utilizar jogos como metodologia alternativa são importantes para o ensino e a aprendizagem dos alunos. Este jogo também pode ser adaptado com outras questões abordando diferentes tópicos de química.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara, ao NuPEPE, ao NUPEQUI e aos alunos participantes da atividade.
Referências
ARROIO, A. et al. O Show da Química: Motivando o Interesse Científico. Química Nova, v.29, n. 1, p. 173-178, 2006.
CASTRO, B. J.; COSTA, P. C. F. Contribuições de um Jogo Didático para o processo de Ensino e Aprendizagem, de Química no Ensino Fundamental Segundo o Contexto da Aprendizagem Significativa – REIEC - Revista Electrónica de Investigación em Educación en Ciencias. v. 6, 2011.
CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino. 2 ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2004.
CUNHA, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Revista Química Nova Na Escola. V.34, n.2, 2012.
LIMA, E. C.; et al. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxílio Para o Ensino de Química. Revista Eletrônica, 3.ed., março, 2011.
POZO, J.I., CRESPO, M. À. G. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do Conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Científico. 5.ed. São Paulo:Artmed, 2009.