UTILIZAÇÃO DO JOGO “CIRCUITO DAS LEIS DOS GASES” PARA ABORDAGEM E AVALIAÇÃO DAS CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICA EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ITUMBIARA, GOIÁS

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Klein, K.V. (IFG) ; Rodrigues, R.P. (IFG) ; Andrade, J.A.Z. (IFG) ; Vieira, L.M. (IFG) ; Silva, D.M. (IFG) ; Nascimento, Y.M.D.N. (IFG)

Resumo

Inúmeros jogos didáticos já foram propostos no ensino de Química, especificamente na Físico-química para o ensino das propriedades dos gases, destacando sua eficiência ao despertar interesse. Este trabalho tem o objetivo de relatar uma atividade, a qual constitui-se na confecção, aplicação e avaliação de um jogo construído por alunos do curso de Licenciatura em Química do IFG – Campus Itumbiara. O jogo denominado “Circuito das Leis dos Gases” é representado por um circuito contendo casas com diversas identificações. O jogo foi aplicado em uma turma de 2º ano da rede pública. Com base nos resultados foi possível constatar que os alunos aprovam a utilização de jogos no ensino, e mostraram participativos, o tornou a aula menos cansativa e mais atraente, favorecendo a aprendizagem.

Palavras chaves

Ensino; Jogo Lúdico; Propriedade dos Gases

Introdução

Segundo Pozo e Crespo (2009), são inúmeras as dificuldades na aprendizagem de química, principalmente quando é voltada para as questões da Físico- química, disciplina que exige dos alunos a interpretação e desenvolvimento matemático das questões, e é arriscado identificar que as escolas possuem um enfoque tradicional, pois, coexistem diferentes tradições. No entanto, a forma como a Química é abordada na maioria das escolas contribui para a rotulação negativa dessa ciência, principalmente junto aos alunos, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórico como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana (ARROIO, 2006). O grande desafio diante disso é buscar diferentes estratégias para que o aluno do ensino médio compreenda os conceitos estudados e saiba utilizá-lo, relacionando-o e aplicando-o em sua vida e não apenas decorando. Segundo Chassot (2004), é a partir do interesse do aluno, que o conteúdo deixa de ser algo distante e abstrato, para se tornar algo realmente útil em sua vida. Dessa forma, a utilização de jogos didáticos é um instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, proporcionando estímulo ao interesse do estudante (CUNHA, 2012). Lima et al. (2011) afirma que jogos e atividades lúdicas inseridos no cotidiano escolar influenciam os alunos porque, quando eles estão emocionalmente envolvidos na ação, o processo de ensino e aprendizagem tornam-se mais fácil e dinâmico. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi desenvolver, aplicar e avaliar um jogo didático abordando tópicos sobre o Estudo dos Gases, contemplados na disciplina de físico-química aplicado em uma turma de 2º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio da rede pública, no município de Itumbiara-GO.

Material e métodos

O jogo desenvolvido foi denominado “Circuito das Leis dos Gases”, e aborda tópicos de Propriedades dos Gases, ministrado na disciplina de Físico- Química. Este conteúdo foi selecionado para criação e confecção do jogo pelo fato de grande parte da turma apresentar baixo desempenho após o mesmo ter sido ministrado em aulas teóricas pelo professor, fato notado através da observação durante as aulas e pelo baixo conceito nas avaliações escritas. O jogo é representado por um circuito contendo casas com diversas identificações, conforme pode-se verificar na Figura 1; cartões enumerados com perguntas variadas sobre o assunto e bolas de madeira enumeradas.Este jogo foi criado com as seguintes principais regras: ■ O jogo ocorrerá em forma de gincana, no qual os alunos serão divididos em dois grupos, por meio de sorteio; ■ Durante o sorteio, o papel sorteado terá a identificação da cor da equipe e o número de identificação para participar do jogo; ■ Os dois jogadores, um por vez, sorteiam um número da pergunta; ■ A cada resposta certa em relação à pergunta o jogador avança uma casa e; ■ A cada resposta errada o jogador será substituído por outro membro da equipe e o mesmo permanecerá na mesma casa; ■ Cada equipe tem o direito a duas cartas ajuda; ■ Vence a equipe que concluir o circuito primeiro; O jogo foi aplicado no final do semestre letivo, após toda exposição teórica em sala de aula do conteúdo abordado. Deste modo o jogo serviu para revisar e avaliar a assimilação deste conteúdo pelos alunos. Pouco antes do início do jogo foi solicitado que os alunos assistissem um breve vídeo a respeito do tema. Após exposição do vídeo foi aplicado um questionário, com o intuito de verificar a importância e a contribuição de jogos lúdicos no ensino de química.

Resultado e discussão

Para a aplicação do jogo, a turma foi dividida em dois grupos. Durante a aplicação os alunos se mostraram bastante motivados e interessados, apresentando, assim, maior facilidade em responder as perguntas realizadas. Os resultados obtidos através do uso do lúdico foram bastante positivos e os objetivos foram alcançados. Fato que pode ser comprovado através das análises dos questionários, onde a análise dos resultados é mostrado no Quadro 1. Com base nos resultados e observação do desempenho da turma durante a atividade, também se notou que os alunos aceitaram bem o jogo e conseguiram fixar e compreender melhor o conteúdo ministrado anteriormente pelo professor em sala. Assim, através da diversificação da metodologia o professor pode despertar a motivação dos alunos pelas aulas e pelos conteúdos, fazendo com que o aluno pudesse facilitar a absorção do mesmo, e ao mesmo tempo melhorando o seu rendimento escolar. Fato também afirmado por Castro e Costa (2011), que coloca que os jogos são uma alternativa viável e interessante para aprimorar as relações entre professor – aluno – conhecimento, reconhecendo que estes podem proporcionar ao indivíduo um ambiente agradável, motivador, prazeroso e rico em possibilidades, que torna mais simples a aprendizagem de várias habilidades.

Figura 1. Jogo "Circuito das Leis dos Gases"



Quadro 1. Resultados do Questionário Aplicado



Conclusões

Diante dos resultados obtidos, se torna perceptível como o jogo lúdico pode influenciar positivamente no processo de ensino-aprendizagem, incentivando a participação dos alunos nas aulas de Físico-Química, assim como, mostrando também maior empenho destes. Em vista dos resultados, infere-se que o jogo desenvolvido foi de grande aproveitamento não só pela turma, mas também pelo professor e, que utilizar jogos como metodologia alternativa são importantes para o ensino e a aprendizagem dos alunos. Este jogo também pode ser adaptado com outras questões abordando diferentes tópicos de química.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara, ao NuPEPE, ao NUPEQUI e aos alunos participantes da atividade.

Referências

ARROIO, A. et al. O Show da Química: Motivando o Interesse Científico. Química Nova, v.29, n. 1, p. 173-178, 2006.

CASTRO, B. J.; COSTA, P. C. F. Contribuições de um Jogo Didático para o processo de Ensino e Aprendizagem, de Química no Ensino Fundamental Segundo o Contexto da Aprendizagem Significativa – REIEC - Revista Electrónica de Investigación em Educación en Ciencias. v. 6, 2011.

CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino. 2 ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2004.

CUNHA, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Revista Química Nova Na Escola. V.34, n.2, 2012.

LIMA, E. C.; et al. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxílio Para o Ensino de Química. Revista Eletrônica, 3.ed., março, 2011.

POZO, J.I., CRESPO, M. À. G. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do Conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Científico. 5.ed. São Paulo:Artmed, 2009.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul