APLICAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO ‘CORRIDA MALUCA DE HIDROCARBONETO’: UMA PROPOSTA DE CARÁTER LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Santos, C.S.J. (IFPI) ; Gois, E.C.M. (IFPI) ; Moura, J.S.S. (LICEU PIAUIENSE) ; da Costa, F.B. (IFPI) ; Rocha, R.L.P. (IFPI)
Resumo
Jogos lúdicos no ensino de química contribui como ferramenta auxiliadora no processo ensino-aprendizagem, pois, promove o prazer, esforço e trabalho em conjunto. O presente trabalho tem como objetivo auxiliar a fixação e assimilação do conteúdo de hidrocarbonetos. A coleta de dados deu-se com a aplicação de questionários aos discentes. A amostragem foi constituída por 28 alunos do 3º ano do ensino médio. Os materiais utilizados para o jogo foram: o tabuleiro, o dado, peças e os cartões-pergunta. A maioria dos alunos (90%) considerou a abordagem lúdica interessante e enfatizaram que tal proposta proporcionou uma boa forma de aprendizagem. A prática pedagógica aliada ao lúdico é um mecanismo que pode ser trabalhado dentro da sala de aula, promovendo a construção dos conceitos científicos.
Palavras chaves
Jogo lúdico; Ensino de química; Hidrocarbonetos
Introdução
Geralmente, o ensino de química tem sido trabalhado com ênfase na memorização de fórmulas, nomenclaturas de compostos e teorias. Nota-se uma escassez de metodologias que permitam a participação dinâmica do aluno, provocando o comodismo, uma vez que não incentiva o caráter investigativo, participativo. Uma proposta pedagógica que possibilita novos artifícios que promovam mudanças, que rompa paradigmas em sala de aula para instigar o desenvolvimento da estrutura cognitiva dos estudantes, torna-se essencial para o contexto escolar (LIMA, et al. 2011). A aplicação de jogos lúdicos no ensino de química contribui como ferramenta auxiliadora no processo ensino-aprendizagem, pois, promove o prazer, esforço, estratégias e uma competitividade saudável. Sendo assim, a educação lúdica, além de contribuir e influenciar na formação dos alunos, integra-se prática enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. O jogo exige a participação criativa, livre, crítica, promovendo a interação tendo em vista o forte compromisso modificação do meio (REGANHAM, 2016). Um jogo pode ser considerado educativo quando mantém um equilíbrio entre duas funções: a lúdica e a educativa (CUNHA, 2012). Metodologias que dispõem de experimentação e debates são objetos motivadores em salas de aula. O ambiente se torna propício ao processo de interação entre o aluno e o objeto de estudo. Permeiam os critérios no desenvolvimento do processo de aprendizagem (BORGES, et al. 2011) Nessa pespectiva, o presente trabalho tem como objetivo dinamizar as aulas de química mediante a utilização do jogo lúdico “Corrida Maluca de Hidrocarbonetos”, bem como auxiliar a fixação e assimilação do conteúdo no tocante aos alunos como instrumento de aprendizagem.
Material e métodos
O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) atuantes dentro do contexto escolar de nível médio da Escola Zacarias de Góes - LICEU PIAUIENSE - no município de Teresina – PI. A coleta de dados deu-se mediante a aplicação de questionários junto aos discentes. A amostragem foi constituída por 28 alunos do 3º ano do ensino médio. Utilizaram-se os seguintes materiais para aplicação do jogo didático: o tabuleiro, o dado, quatro peças e os cartões-pergunta. No tocante a metodologia, o trabalho configurou-se numa abordagem de caráter quantitativo. A primeira etapa deu-se a partir da observação de 10 horas dentro da sala de aula para levantamento de conteúdo ministrado pelo professor. Em seguida, por meio de conversa in loco junto aos alunos, com o intuito de diagnosticar quais as dificuldades apontadas por eles dentro do conteúdo, elaborou-se o jogo didático a fim de promover uma intervenção para alcançar resultados mais satisfatórios no que se refere à aprendizagem dos alunos. Dividiu-se a turma em quatro grupos contendo sete alunos em cada. O tabuleiro continha quatro caminhos a serem percorridos, sendo que cada grupo escolheu um caminho para seguir. Deu-se início ao jogo mediante o sorteio entre as equipes, sendo que em cada rodada era solicitado às mesmas que retirassem um cartão contendo uma pergunta relacionada ao conteúdo de hidrocarbonetos. Cada equipe dispunha de 3 minutos para resolver cada questão. O grupo que venceu foi aquele que alcançou a linha de chegada ou estivesse mais próximo da linha de chegada durante o intervalo de tempo de 30 minutos.
Resultado e discussão
Ao final da realização desta atividade, aplicaram-se os questionários junto
aos alunos com o propósito de quantificar os resultados obtidos para a
análise e discussão respectivamente. A figura 1 representa
categoricamente as opiniões dos estudantes no que diz respeito à aplicação
do jogo didático como proposta metodológica de caráter relevante, implicando
em resultados satisfatórios e dinâmicos para o processo de ensino-
aprendizagem.
Pôde-se perceber de acordo com as respostas relatadas pelos próprios alunos
que a maioria considerou a abordagem lúdica interessante (90%). Isso implica
dizer que eles gostaram do jogo e de sua dinâmica (90%). Reconheceram que
tal proposta proporcionou uma boa forma de aprendizagem (80%), além de
perceberem que o jogo didático possibilitou uma melhor fixação e
entendimento do conteúdo (80%). Evidenciaram também que tal atividade
motivou mais aos estudos (85%), bem como gostariam que essa metodologia
fosse adotada pelo professor como avaliação (82%). Em contrapartida,
percebeu-se também que 18% dos alunos não concordaram com a proposta em
questão, bem como 15% não se motivaram em relação aos estudos.
consta o parecer dos discentes frente à aplicação da proposta metodológica de caráter lúdico.
Conclusões
A prática pedagógica aliada ao lúdico é um mecanismo que pode ser trabalhado dentro da sala de aula, promovendo a construção e ressignificação dos conceitos científicos. Neste sentido, os alunos podem desenvolver competências e habilidades que lhes são inerentes dentro do ambiente escolar, além de propiciar tomada de decisões e o trabalho em grupo. Outro fator pertinente refere-se à motivação dos alunos, visto que a maioria apresentou vontade em aprender, dispostos a participar e interagir, bem como desenvolver-se cognitivamente.
Agradecimentos
PIBID, CAPES E IFPI.
Referências
BORGES, Márcia N.; RIBEIRO, Carlos M. R.; ARARIPE, Denise R.; CHACON, Eluzir P.; COUTINHO, Lucidéa G. R. Ações de divulgação de química na casa da descoberta - Centro de divulgação de Ciência da Universidade Federal Fluminense. Química Nova. São Paulo: v. 34, n° 10, p. 1856-1861, jul, 2011.
CUNHA, Marcia B. da. Jogo no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola. São Paulo: v. 34, n° 2, p. 92-98, mai, 2012.
LIMA, E. C; MARIANO, D. G; PAVAN, F. M; LIMA, A. A; ARÇACI, D. P. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química. 3° ed. Revistas Eletrônicas Unisepe, 2011.
REGANHAM, Marcilei B; PARRA, Cláudia R. O lúdico como mediador para o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola. Portugal: Portal Psicologia, 2016.