A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS LABORATORIAIS DE QUÍMICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NA UNIDADE ESCOLAR PROFESSORA MARIA LOURDES REBÊLO EM TERESINA, PIAUÍ.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Rodrigues Cunha, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI) ; Carlos Antunes Catapreta, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI)

Resumo

Percebe-se que os alunos encontram diversas dificuldades no ensino da disciplina de química, por a mesma não ser interessante. Por isso necessita uma melhoria na forma como é repassado esses conteúdos, utilizando de estratégias diferentes, que consigam estimular e envolver os alunos no aprendizado. Dentre elas observa-se principalmente o uso de aulas práticas, onde a mesma é capaz de moldar e tornar atraente o ensino da química. A coleta de dados do referido trabalho foi realizada com base em um questionário, onde a maioria dos alunos demonstrou que a maior dificuldade em relação à disciplina está na falta do laboratório de ciências. No decorrer desta pesquisa conclui-se, que a falta das aulas práticas acabam afetando diretamente no ensino-aprendizagem da disciplina.

Palavras chaves

Aulas práticas; ensino-aprendizagem; laboratório

Introdução

Para o aluno do ensino fundamental e médio, o aprender química deveria estar relacionado a procedimentos e práticas experimentais e o seu cotidiano. No entanto, o processo ensino-aprendizagem vêm mostrando que, o uso da experimentação não é utilizado no ensino de química na educação básica. Segundo Queiroz (2004) a retórica das aulas expositivas, das conclusões apressadas, sem a participação do aluno no processo de aprendizagem, é uma das principais causas responsáveis pela monotonia e pelo pouco aproveitamento das aulas de química. Nessa perspectiva, a falta de conexão entre teoria e prática, a falta de laboratório de química, a dificuldade de tornar a sala de aula um ambiente de aprendizagem cooperativa justifica o fracasso da aprendizagem. O que observa no nosso atual ensino de química é que o mesmo está sendo repassado de forma ineficaz, ineficiente e atrasado, ao contrário o mesmo devia andar em paralelo as dificuldades sofridas em sala de aula, para isto basta observar que o atual currículo de química é extenso e conteudista, privilegiando a memorização de conceitos, símbolos, fórmulas, regras e cálculos intermináveis. As aulas práticas segundo Vygotsky (1989) estimulam a curiosidade, e a autoconfiança; aprimoram o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mentais e de concentração; e exercitam interações sociais e trabalho em equipe. Do ponto de vista do professor, essas atividades permitem identificar erros de aprendizagem e atitudes e dificuldades dos alunos. Baseado nisso surgiu à necessidade de pesquisar e entender, porque os alunos possuem e encontram tamanha dificuldade com uma disciplina que esta inteiramente envolvida no seu cotidiano, ou seja, faz parte de tudo que lhe rodeia.

Material e métodos

Este trabalho foi realizado com alunos do 2º ano do Ensino Médio, totalizando 62 alunos, de uma Escola da rede pública, Unidade Escolar Professora Maria Lourdes Rebelo, na cidade de Teresina, Piauí. Analisei se aulas de laboratório no ensino médio são ou não de grande importância no ensino-aprendizagem dos entrevistados, ou seja, respostas sobre o tema se as aulas práticas são ou não necessárias para o ensino médio. Inicialmente tive aulas teóricas com os alunos, envolvendo os conteúdos que já vinham sendo abordados em sala de aula pelo professor, farei uso do quadro branco, pincéis e exercícios como metodologia. Em seguida foram realizadas aulas práticas, com o objetivo de tornar o ensino de ciências mais atrativo e relevante, tendo em vista, que este tem sido uma constante nas propostas de inovação. Com isso as aulas práticas, além de despertar o interesse dos alunos, proporcionam situações de aprendizado e de construção de conhecimento, nem sempre criadas em aulas teóricas. Tal pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário que foi realizado com alunos que possuem entre 15 e 20 anos que estão devidamente matriculados no 2º ano do ensino médio. Os dados que obtive foram tratados em formas de figura e gráficos onde foram discutidos e relacionados as problematizações envolvendo cada questão do questionário.

Resultado e discussão

Foram realizadas análises e conclusões referentes às questões feitas no questionário. Primeiramente serão feitas as análises dos questionários destinados aos alunos, ao total foram realizados com 62 alunos. QUESTÃO – 1 Você gosta da disciplina de Química? Por quê? De um total de 62 formulários, 70% assinalaram a alternativa “pouco”, 21% assinalaram a alternativa “não” e 9% assinalaram “sim”. Com isso, percebe-se que a maioria dos alunos “pouco” se interessa pela disciplina, pelo fato de a mesma ter muito cálculos, fórmulas e bastantes conceitos sendo ela mesma de difícil compreensão e interpretação. QUESTÃO - 2 Quais são as maiores dificuldades que você encontra na disciplina? Percebe-se que 44% dos alunos relatam grande dificuldade relacionada a cálculos matemáticos que são usualmente expressos nos mais diversos assuntos e aplicações envolvendo a disciplina química, juntamente com eles. QUESTÃO – 3 Você prefere aulas praticas ou aulas teóricas? De acordo com os questionários analisados a grande maioria dos alunos preferem aulas praticas, pois os mesmos não irão precisar realizar cálculos, decorar formulas e conceitos, uma mínima parcela de 2 alunos, ou seja, 3% do total de entrevistados acredita que as aulas praticas e aulas teóricas devem expostas juntas, já que as mesmas devem estar enraizadas sabendo que elas se complementam. QUESTÃO – 4 O seu colégio dispõe de laboratório de ciências adequado para o uso e realização de atividades práticas? Observa que tal questão se diz a respeito do laboratório de ciências, porem tal ambiente não é utilizado para a realização de práticas, para os alunos entrevistados, a existências de aulas experimentais é fundamental para melhorar o ensino da disciplina, porém a maioria dos alunos relata nunca terem visto o laboratório.

Figura 1

Local de aplicação dos questionários (sala de aula).

Gráfico 1: QUESTÃO 2 - Quais são as maiores dificuldades que você enco

No gráfico 1, está representado as maiores dificuldades sofridas pelos alunos em relação a disciplina

Conclusões

Através do questionário realizado em sala de aula foi possível observar que a grande maioria dos alunos sente falta das aulas praticas e entendem que as mesmas são de fundamental importância no seu aprendizado, cerca de 70% dos alunos entrevistados relatam que preferem aulas práticas. Foi possível também observa que uma das grandes dificuldades que esses alunos sofrem é a falta de um laboratório de ciências equipado e com pessoal capacitado para a realização de práticas, com isso pode se concluir que as aulas práticas são indispensáveis no currículo escolar da educação básica.

Agradecimentos

Referências

QUEIROZ, S. L. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, 2004.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul