CAMINHOS DA QUÍMICA INORGÂNICA: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Santiago, J.C.C. (UFPA) ; Leal, L.V.P. (UNIFESSPA) ; Sousa, R.S.R. (UEPA) ; Leder, P.J.S. (UTFPR) ; Santanna, J.S. (UNIFESSPA) ; Barbosa, E.F. (UNIFESSPA)
Resumo
Diversas estratégias didáticas tem sido desenvolvidas com o objetivo de tornar a disciplina de Química mais atrativa e significativa à visão do aluno. Desse modo, buscou-se desenvolver uma ferramenta lúdica para o ensino sobre as funções inorgânicas. Para tanto, foi criado um jogo de trilha, contendo perguntas aplicadas, denominado “Caminhos da Química Inorgânica”. Participaram da aplicação do jogo 20 alunos participantes de uma mostra pedagógica realizada na UEPA. Após participarem do jogo, os alunos responderam a um questionário para avaliar a proposta didática. De modo geral, a ferramenta didática foi bem avaliada pelos alunos, tendo servido como base para difundir o conhecimento químico.
Palavras chaves
Ensino de Química; Jogo Didático; Funções Inorgânicas
Introdução
É fato que nos últimos anos, pesquisas voltadas para a valorização do Ensino de Química têm contribuído consideravelmente para divulgar esta Ciência tão presente em nosso dia a dia, bem como, melhorar a formação de professores de Química, para assim formar alunos capazes de fazer leituras críticas do mundo no qual estão inseridos. Contudo, na maioria dos casos, a aprendizagem dos alunos vem sendo geralmente marcada pela memorização de uma grande quantidade de informações que lhes são cobradas, constituindo um ensino de Química distanciado do mundo cultural e tecnológico no qual vivem (SCHNETZLER, 2004). De acordo com Krasilchik e Marandino (2007), uma das práticas mais recorrentes no ensino de ciências no âmbito escolar, é a valorização da memorização de um léxico próprio desta disciplina e/ou área do saber. Dessa forma, implanta-se uma ideia equivocada aos alunos sobre o que é ciência, limitando a um conglomerado de termos e definições sem significado e relação com o seu meio cotidiano. Estabelecendo-se assim, junto destes, uma visão deturpada de ciência. Consequentemente é necessário que se façam reformas no ensino, mostrando para o aluno que a Química está presente no nosso dia a dia como, por exemplo: nos alimentos, roupas, medicamentos entre outros; e através de abordagens temáticas, fazer com que o aluno compreenda os processos químicos, possibilitando aplicá-los na solução de situações-problemas reais. Embasados nesses pressupostos, objetivou-se com este trabalho, propor um estudo diferenciado das funções inorgânicas através de um jogo didático que tem por finalidade aproximar o aluno do conhecimento científico à cerca da Química Inorgânica, presente em seu cotidiano, oportunizando dessa forma um Ensino de Química mais atraente e assimilável.
Material e métodos
Este trabalho foi desenvolvido com 28 alunos participantes da 1ª Mostra Científica de Ciências Naturais – Biologia e Química realizada, no espaço de convivência da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A proposta didática consistiu no desenvolvimento de uma trilha denominada de “Caminhos da Química Inorgânica”, com o objetivo de reforçar a aprendizagem sobre o conteúdo de funções inorgânicas de maneira lúdica. A trilha (Imagem 1) foi construída com materiais de baixo custo, tais como TNT e E.V.A., possuindo quatro extremidades que possibilitava a participação simultânea de quatro jogadores por rodada. O dado foi construído utilizando-se isopor e E.V.A., cada face do dado contendo uma sinalização referente às quatro funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos) e mais dois sinais (um “X” e uma “estrela”) que possuíam um comando específico. A dinâmica do jogo consistia em um participante lançar o dado ao ar, e caso esse dado apresentasse na face superior a letra A, B, S ou O (referente às funções inorgânicas), o participante teria que sortear e responder uma pergunta sobre aquela função específica. Ao cair no sinal de “X”, o participante iria sortear uma pergunta englobando as quatro funções e ao cair no sinal de “estrela”, poderia ser avançada uma casa sem a necessidade de responder a uma questão. Ao acertar a resposta, o participante avançava uma casa e ao errar permanecia na mesma casa, aguardando sua vez. O vencedor seria o participante que chegasse primeiro ao centro da trilha. Após a participação no jogo, os alunos/visitantes foram submetidos a responderem um questionário para avaliar a proposta didática e a importância de se conhecer os compostos inorgânicos.
Resultado e discussão
O jogo didático proposto aos alunos participante da Mostra Científica, foi o
recurso escolhido para reforçar a aprendizagem sobre a Química Inorgânica,
especificamente as funções inorgânicas de maneira lúdica. No entanto, para
que os objetivos esperados com o jogo proposto fossem alcançados, foi
necessário questionar os alunos para saber quais deles já haviam estudado o
conteúdo de funções inorgânicas, sendo que 100% afirmaram que já haviam
estudado. Dessa forma, como o jogo foi utilizado como uma ferramenta de
revisão de funções inorgânicas, foi solicitado aos alunos que escolhessem um
dos compostos inorgânicos trabalhados durante a realização do jogo e a
partir da escolha fizessem um breve comentário, afim de evidenciar se o jogo
alcançou os objetivos propostos. Com isso comprovou-se que 90% dos alunos
conseguiram elaborar um breve relato satisfatório, tendo ficado claro que se
empregado de forma coesa, os jogos didáticos podem vir a serem utilizados
como um método capaz de auxiliar os alunos no processo de ensino e
aprendizagem; este dado é evidenciado no relato do Aluno A, que diz:
“Jogando eu consegui lembrar de alguns conceitos sobre química
inorgânica, mas aprender dessa forma é mais divertido.” Por fim, foi
solicitado aos alunos que avaliassem o jogo aplicado. A Tabela 1 apresenta
algumas das avaliações feitas pelos alunos. De acordo com os relatos dos
alunos, houve uma grande aceitação em relação ao jogo, todos os alunos
avaliaram como sendo importante a utilização de metodologias diferenciadas
para auxiliar o ensino de conceitos químicos, que por meio de aulas
tradicionais e monótonas muitas vezes não são compreendidas.
Trilha utilizada no jogo "Caminhos da Química Inorgânica".
Avaliação dos alunos sobre o jogo aplicado.
Conclusões
A ferramenta didática desenvolvida e aplicada serviu como base para difundir o conhecimento científico e compartilhar ideias que estimulem os professores a buscarem novas alternativas de ensino, que promovam além do aprendizado em Química, a interdisciplinaridade e o trabalho em grupo. O caminho percorrido entre a construção da proposta didática e a análise dos dados foi imprescindível para o processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, os estudantes foram os protagonistas deste trabalho, sendo destacados seus conhecimentos prévios e percepções.
Agradecimentos
À Universidade do Estado do Pará (UEPA) pelo espaço cedido para a realização deste trabalho.
Referências
KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007.
SCHNETZLER, Roseli P.; A pesquisa no Ensino de Química e a importância da Química nova na Escola. Química Nova na Escola, n. 20, 2004.