AULAS DE QUÍMICA: Deficiências no Processo Ensino Aprendizagem Versus a Aplicação de Metodologias para Melhoria da Qualidade do Ensino
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Lomas, F.S.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Lima, R.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Santos, V.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Matos, G.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Arcanjo, G.U. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Silva, J.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Ribeiro, B.J.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Brito Teixeira, C.L. (UEA) ; Perez Rengifo, E. (UFAM) ; Schiavon de Almeida, A.M. (UFAM)
Resumo
O tema parte de uma problemática enfrentada por professores e alunos quanto ao processo de ensino-aprendizagem de Química. Com o objetivo de abordar as principais dificuldades e propor possíveis melhorias no processo ensino-aprendizagem . O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica no qual foram realizadas pesquisas em livros, artigos, entrevistas e revistas. Observou-se que atividades como leituras e discussão de textos; pesquisas e análises críticas de informações de internet, rádio ou televisão; aulas com utilização de slides, áudio visuais, aulas de campo, no laboratório ou até em sala de aula como um “espaço para a ciência”; a análise de casos reais, dramatizações e as feiras de ciências, são metodologias que instigam professores e alunos em seu sucesso de ensino-aprendizagem.
Palavras chaves
Aprendizagem significativ; Dificuldades; Qualidade das aulas
Introdução
A Química assume um papel importante não só na vida acadêmica de professores e alunos, mas na sociedade como um todo. Tendo em vista que seus conteúdos apresentam grandes aplicabilidades nas mais diversas áreas do conhecimento e, uma vez que seus estudos apresentam as mais profundas importâncias para a humanidade, já que esta é a ciência que estuda a matéria, suas transformações, reações e tudo aquilo que a norteia; ainda assim é considerada por muitos como uma ciência difícil, a Química merece uma abordagem diferenciada, na qual alunos e professores construam a ponte entre os conhecimentos químicos e a realidade cotidiana de todos. O intuito de se trabalhar com esta problemática parte-se a justificativa de lecionar sobre conteúdos que implicam algumas dificuldades tanto por parte dos docentes quanto dos discentes que não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata do ensino de Química em especial. A maioria dos educadores já aderiu a um método de ensino que não atrai a atenção nem desperta o interesse dos educandos e, em contrapartida estes não desenvolvem sua capacidade total, acabando por não compreender os conteúdos abordados, tendo em vista que a maior parte desses ensinamentos não é relacionada ao cotidiano, como também não sendo exercitadas práticas que contextualizem este aprendizado. Isso se torna um fator preocupante, tendo em vista que os temas abordados pela Química poderiam ser bem mais explorados, porém, o que se observa na maior parte das escolas é que este ensino fica debilitado por diversos fatores, seja por despreparo de professores, por falta de materiais, por condições não tão favoráveis das escolas ou pelo grande desinteresse dos alunos. Com o objetivo de abordar as principais dificuldades e propor possíveis melhorias no processo ensino-aprendizagem.
Material e métodos
Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, para obtenção dos dados necessários foram realizadas pesquisas bibliográficas como livros, artigos, entrevistas e revistas que apresentaram autores relatando suas preocupações quanto ao ensino de Química e que demonstraram suas ideias e ações a respeito de como melhorar a qualidade de ensino desta disciplina. Durante as pesquisas e leituras, foram identificadas algumas deficiências que mais prejudicam o ensino desta ciência e as possíveis formas de melhorias para contribuir com o desenvolvimento e o despertar do interesse e participação de todos ao trabalhar com o ensino de Química. Levando em consideração os procedimentos de coleta e as fontes de informação, a presente pesquisa utilizou-se da pesquisa de estudo de caso e bibliográfica, respectivamente. Este trabalho caracteriza-se também por apresentar uma abordagem qualitativa tendo em vista que, ao se trabalhar com esse tipo de abordagem, os resultados obtidos podem apresentar-se de modo mais completo visando sempre à maior veracidade dos fatos e proporcionando maior qualidade ao trabalho desenvolvido. Para coleta de dados, foram necessárias consultas na internet, acesso a livros da biblioteca do Instituto de Natureza e Cultura – INC, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM presente no Município de Benjamin Constant – AM; bem como da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, localizada no Município de Tabatinga – AM. Quanto ao período pesquisado, não foram abordadas datas específicas no intuito de não delimitar as leituras, as pesquisas e nem os autores. Por isso foram realizadas leituras consideradas importantes e que contribuirão para o estudo e a pesquisa de modo que os resultados atinjam os objetivos propostos.
Resultado e discussão
Ao analisar a Educação de modo geral, percebe-se que existem três
pontos de vista totalmente diferentes e que não podem ser colocados
em segundo plano. Quando se trata da qualidade de ensino na
educação, não se pode “culpar” uma única vertente (Aluno, Professor,
Aulas), é preciso conhecê-las e buscar entender quais suas principais
dificuldades. Desta forma, alunos, professores, dinâmicas de aulas,
gestores, pais e a comunidade como um todo têm sua parcela de
responsabilidade, nos sucessos e insucessos no processo ensino-
aprendizagem. Partindo do ponto de vista do professor, percebe-se que
estes, em sua maioria, realizam alguns “milagres” para conseguir
desempenhar seu trabalho com firmeza e seriedade. Sabe-se que não é
uma tarefa fácil e que exige esforço e dedicação, mas é preciso
desempenhá-la. O trabalho com a abordagem de novas metodologias
talvez assuste a comunidade escolar em geral, pois, muitas se enganam
ao pensar que metodologias e modalidades didáticas diferenciadas, se
tratam apenas de jogos e dinâmicas. Segundo Lepienski (2011), a busca
de inovar a metodologia dos professores é persistente, mais ao
encontrar dificuldades para desenvolver suas aulas, tendem ao se
acomodar no modelo de ensino tradicional. Um dos motivos pode estar
contido no fato de que tanto alunos quanto professores estão há
décadas, acomodados com uma situação na qual não há muita exigência
de ambas as partes; talvez por isso seja tão difícil colocar boas
ideias em prática e executar novas ações. Daí a necessidade de
aplicar modalidades didáticas voltadas ao ensino de Química no Ensino
Médio, pois, desta forma, desenvolve-se a capacidade de alunos e
professores, fazendo com que ambos tomem conhecimento da importância
de se estudar esta disciplina.
Conclusões
Durante as leituras, os jogos, os debates, entre outras ações que já foram realizadas com o intuito de melhorar a qualidade das aulas, foram possíveis constatar que, falta na maioria dos casos, é o empenho e disponibilidade de professores e alunos para realizarem uma aula de boa qualidade. Portanto, a aplicação de modalidades didáticas como proposta de intervenção nas deficiências do processo ensino- aprendizagem dos conteúdos de Química no ensino médio, contribui de modo significativo para o sucesso e da melhoria da qualidade das aulas.
Agradecimentos
A Universidade Federal do Amazonas-INC e a Universidade Estadual do Amazonas por disponibilizarem seus livros e o espaço da biblioteca.
Referências
LEPIENSKI, Luis Marcos. Recursos Didáticos no Ensino de Biologia e Ciências.
Disponível em: <http://www.diadaeducacao.pr.gov.br> Acesso em: 16 jan. 2011.
1990.