Aulas Experimentais no Ensino de Química, uma proposta para o Ensino-Aprendizagem em uma Escola pública do Amazonas

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Rodrigues, I. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Matos, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Lima, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo

O Ensino de química, no ensino médio ainda é visto como aversão por parte dos discentes, a falta de aprendizagem dos conteúdos ministrados em sala de aula é muito grande, e com as aulas teóricas e experimentais percebeu – se um olhar diferente, tornando assim pra eles uma aprendizagem melhor e fixa. Dessa forma, esse trabalho visou-se trabalhar na aprendizagem dos alunos com aulas experimentais, com intuito também de proporcionar ao professor uma aula mais agradável e participativa entre professor e aluno.

Palavras chaves

Ensino de Química; Experimentação; Material alternativo

Introdução

Ministrar conteúdos de Química é sempre desafiador, pois os alunos têm dificuldade em entender os processos químicos que ocorrem na natureza. E tal conhecimento é de suma proeminência para a vida, e de certo modo o ensino de Química ainda se concebe em uma visão tradicional de ministração de conhecimentos por meio dos conteúdos expostos nos ditos livros didáticos, o que torna o estudo desses conteúdos descontextualizados e muitas das vezes sem significado para a vida do aluno. E, portanto, para que os jovens, que estão cursando o Ensino Médio, produzam algo interessante, é necessário motivá-los; no caso da Química, é necessário contar fatos relevantes do dia a dia tecer comentários sobre o que se passou no dia anterior, fazendo-os integrar-se ao mundo escolar e ao mundo que fica do lado de fora da escola, para que possam saber, num futuro próximo, dirigir suas vidas de maneira adequada e interessante buscando incentivar o professor a utilizar aulas práticas em suas aulas de Química, buscando contribuir para o processo de ensino aprendizagem dos alunos de 1° ano do Ensino Médio.

Material e métodos

O presente trabalho abrangeu a classe estudantil da Escola Estadual Imaculada Conceição - Benjamin Constant-AM, envolvida diretamente com uma turma de 1ª série do Ensino Médio. O trabalho dividiu-se em três etapas: 1ª) fizera-se a intervenção propriamente dita; 2ª) repassou-se aos alunos uma lista de experimentos com respectivos reagentes; 3ª) explanação dos experimentos realizada pelos discentes, seguida da entrega de uma cartilha contendo o protocolo dos experimentos por eles apresentados. Ainda nesta etapa houve a aplicação de um questionário objetivando verificar o grau de aceitação do respectivo projeto. Também foi aplicado um questionário ao professor vigente a fim de verificar a importância das aulas experimentais no ensino.

Resultado e discussão

Com as aulas experimentais os alunos envolveram-se na busca de conhecimento. Tal insuficiência pode estar associada ao tempo escasso para a produção de material didático pelo professor, havendo probabilidade de o professor não ser formado na área de atuação, fatores estes que podem dificultar na busca de metodologias adequadas para o ensino de Química. Com as aulas práticas experimentais objetivou-se que o aluno construísse um conhecimento significativo e não de memorização. Assim, observar que os alunos necessitam de aulas desse nível, pois segundo eles ajuda bastante no entendimento dos conteúdos lecionados pelo professor. Onde 86% dos alunos falam que as aulas em laboratório ajudam bastante nas aulas de química, 7% acham que ajuda um pouco e 7% deixaram em branco. Desse modo completa-se a aceitação dos discentes por aulas experimentais como um grau excelente, sendo que 86% dos alunos gostaria de ter aulas experimentais relacionada com aulas teorias, já 14% não gostaria, por que atrapalharia um pouco. Indagou-se dos alunos sobre “o que de certo modo eles gostariam que tivesse nas aulas de química? 86% dos alunos gastariam que tivesse mais aulas experimentais, 7% preferem exercícios e 7% não mudaria. Os experimentos utilizados com os discentes foram “Explosão de cores”, “ O ovo flutua ou não?”,“ As bolinhas flutuantes” e “ Passeio das Moléculas”.Portanto pode-se perceber que as aulas experimentais foi de extrema importância para os discentes, que 93% dos alunos conseguiram compreender melhor o assunto ministrado, já 7% não conseguiu compreender. Assim, a utilização de experimentos estimulou o interesse dos alunos no aprendizado, onde os alunos exploraram mais o conteúdo programático. E com o auxílio da cartilha confeccionada puderam tirar suas dúvidas.

Conclusões

Conclui-se então que por meio da experimentação de química, que os alunos tem uma maior compreensão e clareza com maior distinção de conceitos químicos passados na sala de aula pelo professor. Percebeu- se que a utilização de experimentos estimulou o interesse dos alunos no aprendizado, onde fez-se que os alunos explorassem, mas o conteúdo sobre os experimentos, e percebeu que grande parte dos discentes se sentiu motivado a estudar, e com o auxílio da cartilha confeccionada por eles puderam tirar algumas dúvidas que existia ainda nas aulas teóricas ministrada pelo professor de química.

Agradecimentos

Universidade Federal do Amazonas, Instituto Natureza e cultura de Benjamin Constant, Curso de Licenciatura de Ciências: Biologia e Química, Escola Estadual Imaculada

Referências

CASTILHO, D. L.; SILVEIRA, K. P.; MACHADO, A. H. Aula de Química como Espaço de Investigação e Reflexão. Química nova na escola, n. 9, Maio de 1997

WANDERLEY, K. A; SOUZA, D. J. P. de; BARROS, L. A. O.; SANTOS, A; SILVA, P. B.; SOUZA, A. M. A. de. Pra gostar de química: um estudo das motivações e interesses dos alunos da 8ª série do ensino fundamental sobre química. Resultados preliminares. Resumo do I CNNQ: 2005.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul