A importância dos conhecimentos químicos no dia a dia
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Luiza Viterbino Ferrer, A. (ESCOLA CONEXAO AQUARELA) ; Borges dos Santos Neto, I. (UNIVATES)
Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo contrastar as diversas aplicações da química na sociedade atual através da concepção dos alunos de Ensino Médio da Escola Conexão Aquarela, situada em Macapá-AP, onde através da aplicação de questionários fechados submetidos aos alunos, foram obtidos dados que levaram a concluir que de acordo com o nível instrucional no qual os alunos estão inseridos, as suas concepções sobre as aplicações da química no dia a dia vão variando, de acordo com os seus julgamentos do que é ou não prioridade.
Palavras chaves
química; cotidiano; concepção
Introdução
Alves (2017) nos afirma que a Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações. Moreira (2011) nos diz que através desse conceito podemos perceber a importância de se estudar química. Podemos dizer que tudo à nossa volta é química, pois todos os materiais que nos cercam passaram ou passam por algum tipo de transformação. A química proporciona progresso, desenvolvimento e através do uso dela que suprimos as necessidades: o uso de materiais de limpeza e higiene, roupas de fios artificiais, desenvolvimento da indústria farmacêutica, fertilizantes e pesticidas para plantação, produtos industrializados cuja obtenção depende de transformações químicas como plásticos, vidros, tintas, cimento etc. Sendo assim este estudo tem como objetivo contrastar as diversas aplicações da química na sociedade atual através da concepção dos alunos de Ensino Médio da Escola Conexão Aquarela, instituição que oferta ensino privado regular na cidade de Macapá-AP.
Material e métodos
A pesquisa foi de cunho bibliográfico, pois foi fundamentada em livros e artigos; e de campo, pois contou com a aplicação de questionários para os alunos. Tais dados foram tabulados de acordo com as respostas dos alunos da Escola Conexão Aquarela, escola da rede privada de ensino regular situada na cidade de Macapá-AP, com alunos das turmas de turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
Resultado e discussão
A partir da análise do questionário aplicado, que tinha como direcionamento
para os entrevistados colocar em ordem de prioridades onde a Química é
aplicada, constatamos então que para os alunos do Ensino Médio da Escola
Conexão Aquarela, a ordem de prioridades fica a seguinte: 1º saúde, 2º
indústria, 3º agricultura e 4º meio ambiente.
Tais resultados nos fizeram refletir que durante as aulas a aplicação
química dos conteúdos tem seguido essa ordem de ensinagem (ordem de
prioridades supracitada), fazendo com que o olhar dos discentes para os
contextos de ensino-aprendizagem sejam mais focados em aplicações voltadas
para a saúde.
É importante ressaltar também que os contextos que visam a saúde estão
diretamente ligados aos enredos industriais, agrícolas e de meio ambiente,
sem que estes podem ser julgados separadamente, mas culminam em uma melhoria
da qualidade de vida, fato que influencia diretamente na saúde. Fato este
que pode vir a justificar o porquê de o contexto de saúde ser considerado
prioridade de aplicação da Química pelos alunos entrevistados.
Conclusões
Vimos que a química está muito presente no nosso cotidiano, pois é, graças a ela, que a sociedade tem conseguido se desenvolver. Ela nos ajuda a curar doenças (química na saúde), a aperfeiçoar alimentos, remédios, etc (química na indústria), a produzir produtos que ajudam no crescimento das plantas (química na agricultura) e a fazer obras para a manutenção do meio ambiente (química no meio ambiente), fatores estes que visam sempre a melhoria da nossa qualidade de vida.
Agradecimentos
Referências
ALVES, Liria. Química Geral. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-geral.htm>. Acessado em: 10 de julho de 2017.
MOREIRA, Kaique. A Introdução da Quimica:Origem,Importância,Aplicações da quimica. Disponível em: <http://cleytonlibelula.blogspot.com.br/2011/10/introducao-da-quimicaorigemimportanciaa.html>. Acessado em: 10 de julho de 2017.