UTILIZAÇÃO DA PERSPECTIVA CTS COMO RECURSO PARA A DISCUSSÃO DE PROBLEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO: MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAS E SUAS APLICAÇÕES NA SOCIEDADE
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, K.M.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Souza, D.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Santos Anjos, B. (UFPE) ; Bezerra, B.H.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA) na perspectiva CTS desenvolvida com estudantes de uma escola pública do Ensino Médio (EM), situada no município de Jaboatão dos Guararapes/PE. A abordagem metodológica tem caráter qualitativo com aspectos quantitativos, sobretudo na análise dos dados. A SEA foi desenvolvida com 36 estudantes composta por 4h/aula, aplicada em uma turma do 1º ano do EM. Ao longo da SEA foi desenvolvida aula expositiva dialogada, experimentação, e avaliações diagnóstica e prognóstica. Os resultados da pesquisa mostram que, cerca de 72% obtiveram bom aproveitamento, evidenciando, em certa medida, apropriação dos conteúdos de Química estudados através do tema proposto na SEA.
Palavras chaves
Métodos de Separação; SEA; CTS
Introdução
O ensino de uma disciplina experimental como a Química requer uma infraestrutura com laboratórios, materiais, reagentes e equipamentos que são essenciais para a potencialização do seu entendimento. A ausência de tais recursos dificulta o aprendizado e a ministração dos conteúdos, onde professores recorrerem a métodos de ensino tradicional, não possibilitando estímulos e desafios. Com isso, os estudantes não se sentem atraídos para aprender o novo, contribuindo assim, para a falta de interação em sala de aula, provocando a falta da aprendizagem. Diante desse contexto os profissionais da educação são estimulados a buscarem alternativas que tornem o Ensino de Química mais atrativo gerando um maior interesse e participação por parte dos discentes, culminando na construção do conhecimento. A perspectiva CTS visa subsidiar a compreensão entre o desenvolvimento da ciência e tecnologia e os impactos sociais e ambientais da construção do conhecimento científico e tecnológico, proporcionando num nível crítico e reflexivo uma participação cidadã responsável na sociedade. Santos (1999, p. 25) traz consigo a concepção no ensino de Ciências sobre a relação CTS, onde se busca “um ensino que ultrapasse a meta de uma aprendizagem de conceitos e de teorias centrados em conteúdos canônicos. Um ensino que tenha uma validade cultural, para além da validade científica, e como meta ensinar a cada cidadão o essencial para chegar a sê-lo de fato, aproveitando os contributos de uma educação científica e tecnológica.” Nesse contexto, foi elaborada uma pesquisa, com a proposta de investigar como uma SEA com foco na Perspectiva em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode proporcionar a construção crítica e reflexiva dos conhecimentos químicos.
Material e métodos
Com base nas indagações apresentadas, esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo, de ordem investigativa, descritiva e qualitativa. A perspectiva metodológica utilizada para o planejamento da aula foi a CTS, pois funciona como eixo norteador para a produção das atividades, buscando relacionar diferentes atribuições para a construção no processo de ensino e aprendizagem do conceito científico. A escola para o desenvolvimento da pesquisa, pertence à rede estadual de educação, sendo localizada no município de Jaboatão dos Gurarapes - PE. São considerados como sujeitos de pesquisa uma turma do 1º ano do EM, totalizando 36 estudantes. Foram realizadas observações de aulas na turma escolhida, tendo como carga horária 2h/aula, a fim de conhecer o perfil dos estudantes envolvidos. Em seguida, foi desenvolvida a SEA, composta por 4h/aula na referida turma. Foram explorados conceitos de: Substância, Mistura, e Métodos de Separação da Matéria e suas Aplicações na Sociedade. A escolha desses conceitos surgiu a partir do distanciamento que parece existir entre os conceitos científicos e o contexto destes estudantes. Os dados foram coletados através de fichas distribuídas individualmente aos estudantes durante SEA, assim como pela observação da interação e participação nas atividades. A SEA encontra-se dividida em 3 etapas: 1. Aplicação de avaliações diagnóstica e prognóstica, ao início e término da aula; 2. Aula expositiva dialogada sobre Substância, Mistura, e Métodos de Separação da Matéria, com leitura de texto, utilização de vídeo, e imagens com suas aplicações no cotidiano para subsidiar a discussão; e por fim, a 3. Montagem em pequenos grupos de simulações de processos utilizados em uma Estação de Tratamento de Água – ETA.
Resultado e discussão
Os gráficos 1 e 2, apresentam o
desempenho obtido pelos estudantes na
avaliação diagnóstica e prognóstica,
totalizando 5 questões, sendo
atribuídas 2 pontos por cada questão
correta.
De acordo com o gráfico 1, a maioria
dos estudantes apresentaram
dificuldades, não conseguindo promover
associações dos diferentes métodos de
separação, resultando no
distanciamento entre os métodos
científicos, com os
métodos utilizados para realização de
atividades diárias, isto é,
demonstraram fragilidades em perceber
as relações da ciência com a
sociedade.
Com base nos resultados da avaliação
diagnóstica foi desenvolvida a segunda
etapa da SEA, composta por um conjunto
de atividades (aula expositiva
dialogada, leitura de texto,
utilização de vídeo, e imagens com
aplicações
no cotidiano, debates) com o objetivo
de superar as dificuldades dos
estudantes quanto a estabelecer as
relações entre o conhecimento
científico
e o contexto em que estão inseridos
socialmente.
No decorrer da aula, os estudantes
mostraram envolvimento, curiosidade e
participação, e desta forma, começaram
a estabelecer conexões entre os
conhecimentos abordados e as relações
CTS. Entre as atividades que assumiam
o objetivo de explorar as relações
CTS, foi proposta a construção da
simulação de uma Estação de Tratamento
de Água (ETA). Assim, foi possível
que os estudantes ficassem mais
próximos dos métodos que eram
utilizados e
suas implicações científicas e
tecnológicas. Através dos resultados
observou-se a construção do
conhecimento químico, e reflexivo, na
qual,
obteve-se na avaliação prognóstica um
percentual em torno de 72,2% de
acertos, apresentando assim, uma
melhora em 160% nos resultados. Os
dados
evidenciam um aumento significativo no
desempenho dos estudantes após o
desenvolvimento das atividades da SEA.
Conclusões
O Ensino de Química deve proporcionar o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo do estudante, assim como, pensamento químico, possibilitando o aprendizado e relacionando com as transformações do dia a dia da sociedade. A SEA embasada na perspectiva CTS se constitui numa abordagem de potencialmente positiva quando oferece uma formação crítica e reflexiva para os estudantes. Com isso, a SEA utilizada, propôs a discussão sobre os conteúdos e contribuiu para o desenvolvimento de aprendizagens que permitiram à interlocução de aspectos ligados a ciência e tecnologia e os conteúdos científicos.
Agradecimentos
À Universidade Federal de Pernambuco.
Referências
SANTOS, M. E. N. V. M. Encruzilhadas de mudança no limiar do século XXI co-construção do saber científico e da cidadania via ensino CTS de ciências. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Valinhos, SP, 1999.