A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PIBID DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIM CONSTANT - AM

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Perez Rengifo, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Urbano Arcanjo, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Andrade de Almeida, W. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Ribeiro da Silva, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Costa Ribeiro, B.J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; da Silva Lomas, F.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Gama dos Santos, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Guimarães Brandão, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Abreu Lima, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC)

Resumo

O PIBID de Química é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, pois este vem colaborando expressivamente na vida escolar dos mesmos. O trabalho tem como objetivo Conhecer a visão dos professores sobre as ações executados pelo PIBID de Química na escola, identificando o conhecimento sobre o programa e avaliando a importância da inclusão deste no ambiente escolar. Assim foi aplicado com seis professores que ministram a disciplina de química em uma escola pública, localizada no município de Benjamim Constant- AM. Foi entregue um questionário contendo seis perguntas descritivas para saber sobre as diversas atividades que o programa realiza. Foram analisados que o mesmo vem contribuindo com suas ações e projetos no desenvolvimento dos estudantes.

Palavras chaves

contribuição; ensino; Química

Introdução

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é formidável para os licenciados, pois o permite a vivência de sua futura profissão. O PIBID vem se consolidando como uma importante ação do país com a formação inicial de professores e pode ser identificado como “uma nova proposta de incentivo e valorização do magistério e possibilitando aos acadêmicos dos cursos de licenciatura a atuação em experiências metodológicas inovadoras ao longo de sua graduação” (BRAIBANTE e WOLLMANN, 2012). Houve-se muito em falar do programa nas escolas mas poucos sabem quais são as finalidades que o próprio apresenta dentro do ambiente, isto é de grande relevância distinguir sobre o mesmo, visto que os bolsistas estão constantemente em contato com este espaço implantando os trabalhos que os permite realizar, e assim tanto enfoque ao PIBID de química, já que esta disciplina os alunos expõem uma visão negativa por ela carregar consigo mesmo uma variedade de cálculos, porém é neste ponto que o projeto entra na vida dos professores e dos alunos adentrando assim com novas ferramentas para facilitar o entendimento de determinados assuntos desta área.Conforme MATTANA et.al (2014), o programa de apoio à iniciação docente visa cooperar para que o ensino seja uma ação concreta com a inserção de alunos nas escolas públicas, promovendo o desenvolvimento de propostas metodológicas e de projetos didáticos junto aos professores.Este trabalho tem como objetivo Conhecer a visão dos professores sobre os trabalhos executados pelo PIBID de Química na escola e assim identificar o conhecimento sobre o programa e avaliar a importância da inclusão do programa no ambiente escolar.

Material e métodos

O trabalho foi aplicado com seis professores que ministram a disciplina de química em uma escola pública que está localizada no município de Benjamim Constant-AM. São docentes graduados em ciências biológicas: Biologia e Química, com média de 3 anos exercendo a profissão docente em escolas públicas, sendo que apenas um desses profissionais atua em escola diferente da estudada. Decidiu-se por escolher essa escola devido o PIBID de química estar inserido no ambiente escolar da mesma e por ser a única na zona urbana a oferecer o ensino médio no município. O mês de julho de 2017 foi o período em que ocorreu a aplicação deste projeto. Para a identificação do conhecimento dos professores sobre o programa e avaliar a importância da inclusão do mesmo na escola, aplicou-se um questionário contendo apenas perguntas descritivas aos professores a fim de verificar quais são as atividades desenvolvidas pelo PIBID e avaliar o seu andamento na escola.

Resultado e discussão

Verificou-se que 66,66% responderam que a sigla PIBID significa Programa Institucional de bolsas de Iniciação à docência, 33,33% citaram que significa uma oportunidade para os licenciando vivenciar situações cotidianas do ambiente escolar. Sobre o conhecimento das ações e projetos de atuação do PIBID, 83,33% afirmaram conhecer. Ações de reforço de aula para os alunos, foram as mais citadas. Ao citarem os dois pontos positivos do PIBID. 83,33% disseram auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, ajuda nas atividades e programação da escola e 16,66 incentiva os alunos à docência e os mesmo aprendem técnicas sobre a docência. Enquanto que em relação aos pontos negativos do PIBID, 33,33% relatou que são poucos bolsistas para o acompanhamento na sala de aula, 16,66% não vejo ponto negativo neste projeto e 50% não responderam. Ao serem indagados sobre as atividades realizadas pelo PIBID de Química na escola, 100% consideraram ótimas, pois tem contribuído com o ensino dentro das salas de aulas e também com outras ações dentro da escola. Sobre a contribuição dos bolsistas para a relação professor x alunos, 100% disseram proporcionar uma melhor interação entre ambos principalmente em relação aos conteúdos ministrados. A ferramenta utilizada possibilitou-se analisar o quão é importante a inclusão do PIBID na escola. De acordo com Burchard e Sartori (2011) o projeto PIBID: Busca oferecer aos educadores em formação o acesso à escola, de forma que possam desenvolver atividades que sejam significativas aos educandos, relacionadas com situações-problema do seu cotidiano, resultando num aprendizado, tanto ao educador em formação como ao educando da escola básica.

gráfico

pontos positivos PIBID

gráfico 2

gráfico pontos negativos

Conclusões

Portanto, o PIBID é importante na escola. Além disso, o PIBID de química vem contribuindo muito no ensino e aprendizagem dos alunos, as realizações das atividades feitas pelo programa tem demostrado bons resultados. Espera-se que a escola sempre apoie este programa dentro de seu espaço, já que não só os alunos que se beneficiam, e sim o ambiente escolar como um todo.

Agradecimentos

A escola Graciela Correa de Oliveira pelo espaço cedido para aplicação do trabalho.

Referências

BURCHARD, C. P.; SARTORI, J. Formação de professores de ciências: refletindo sobre as ações do pibid na escola. 2º Seminário sobre Interação Universidade/Escola. 2º Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2011.

BRAIBANTE, M. E. F.; WOLMANN, E. M. A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química Nova na Escola, v.34, n.4, p.167-172, 2012.

MATTANA et.al (2014). Contribuições do PIBID na formação inicial: intersecções com os pontos de vista de licenciandos de Biologia. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental – REGET e –ISSN 2236 1170 - V. 18 n. 3 Set - Dez 2014, p.1059-1071.



Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul