A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PIBID DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIM CONSTANT - AM
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Perez Rengifo, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Urbano Arcanjo, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Andrade de Almeida, W. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Ribeiro da Silva, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Costa Ribeiro, B.J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; da Silva Lomas, F.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Gama dos Santos, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Guimarães Brandão, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Abreu Lima, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC)
Resumo
O PIBID de Química é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, pois este vem colaborando expressivamente na vida escolar dos mesmos. O trabalho tem como objetivo Conhecer a visão dos professores sobre as ações executados pelo PIBID de Química na escola, identificando o conhecimento sobre o programa e avaliando a importância da inclusão deste no ambiente escolar. Assim foi aplicado com seis professores que ministram a disciplina de química em uma escola pública, localizada no município de Benjamim Constant- AM. Foi entregue um questionário contendo seis perguntas descritivas para saber sobre as diversas atividades que o programa realiza. Foram analisados que o mesmo vem contribuindo com suas ações e projetos no desenvolvimento dos estudantes.
Palavras chaves
contribuição; ensino; Química
Introdução
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é formidável para os licenciados, pois o permite a vivência de sua futura profissão. O PIBID vem se consolidando como uma importante ação do país com a formação inicial de professores e pode ser identificado como “uma nova proposta de incentivo e valorização do magistério e possibilitando aos acadêmicos dos cursos de licenciatura a atuação em experiências metodológicas inovadoras ao longo de sua graduação” (BRAIBANTE e WOLLMANN, 2012). Houve-se muito em falar do programa nas escolas mas poucos sabem quais são as finalidades que o próprio apresenta dentro do ambiente, isto é de grande relevância distinguir sobre o mesmo, visto que os bolsistas estão constantemente em contato com este espaço implantando os trabalhos que os permite realizar, e assim tanto enfoque ao PIBID de química, já que esta disciplina os alunos expõem uma visão negativa por ela carregar consigo mesmo uma variedade de cálculos, porém é neste ponto que o projeto entra na vida dos professores e dos alunos adentrando assim com novas ferramentas para facilitar o entendimento de determinados assuntos desta área.Conforme MATTANA et.al (2014), o programa de apoio à iniciação docente visa cooperar para que o ensino seja uma ação concreta com a inserção de alunos nas escolas públicas, promovendo o desenvolvimento de propostas metodológicas e de projetos didáticos junto aos professores.Este trabalho tem como objetivo Conhecer a visão dos professores sobre os trabalhos executados pelo PIBID de Química na escola e assim identificar o conhecimento sobre o programa e avaliar a importância da inclusão do programa no ambiente escolar.
Material e métodos
O trabalho foi aplicado com seis professores que ministram a disciplina de química em uma escola pública que está localizada no município de Benjamim Constant-AM. São docentes graduados em ciências biológicas: Biologia e Química, com média de 3 anos exercendo a profissão docente em escolas públicas, sendo que apenas um desses profissionais atua em escola diferente da estudada. Decidiu-se por escolher essa escola devido o PIBID de química estar inserido no ambiente escolar da mesma e por ser a única na zona urbana a oferecer o ensino médio no município. O mês de julho de 2017 foi o período em que ocorreu a aplicação deste projeto. Para a identificação do conhecimento dos professores sobre o programa e avaliar a importância da inclusão do mesmo na escola, aplicou-se um questionário contendo apenas perguntas descritivas aos professores a fim de verificar quais são as atividades desenvolvidas pelo PIBID e avaliar o seu andamento na escola.
Resultado e discussão
Verificou-se que 66,66% responderam que a sigla PIBID significa Programa
Institucional de bolsas de Iniciação à docência, 33,33% citaram que
significa uma oportunidade para os licenciando vivenciar situações
cotidianas do ambiente escolar. Sobre o conhecimento das ações e projetos de
atuação do PIBID, 83,33% afirmaram conhecer. Ações de reforço de aula para
os alunos, foram as mais citadas. Ao citarem os dois pontos positivos do
PIBID. 83,33% disseram auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos
alunos, ajuda nas atividades e programação da escola e 16,66 incentiva os
alunos à docência e os mesmo aprendem técnicas sobre a docência. Enquanto
que em relação aos pontos negativos do PIBID, 33,33% relatou que são poucos
bolsistas para o acompanhamento na sala de aula, 16,66% não vejo ponto
negativo neste projeto e 50% não responderam. Ao serem indagados sobre as
atividades realizadas pelo PIBID de Química na escola, 100% consideraram
ótimas, pois tem contribuído com o ensino dentro das salas de aulas e também
com outras ações dentro da escola. Sobre a contribuição dos bolsistas para a
relação professor x alunos, 100% disseram proporcionar uma melhor interação
entre ambos principalmente em relação aos conteúdos ministrados.
A ferramenta utilizada possibilitou-se analisar o quão é importante a
inclusão do PIBID na escola. De acordo com Burchard e Sartori (2011) o
projeto PIBID: Busca oferecer aos educadores em formação o acesso à escola,
de forma que possam desenvolver atividades que sejam significativas aos
educandos, relacionadas com situações-problema do seu cotidiano, resultando
num aprendizado, tanto ao educador em formação como ao educando da escola
básica.
pontos positivos PIBID
gráfico pontos negativos
Conclusões
Portanto, o PIBID é importante na escola. Além disso, o PIBID de química vem contribuindo muito no ensino e aprendizagem dos alunos, as realizações das atividades feitas pelo programa tem demostrado bons resultados. Espera-se que a escola sempre apoie este programa dentro de seu espaço, já que não só os alunos que se beneficiam, e sim o ambiente escolar como um todo.
Agradecimentos
A escola Graciela Correa de Oliveira pelo espaço cedido para aplicação do trabalho.
Referências
BURCHARD, C. P.; SARTORI, J. Formação de professores de ciências: refletindo sobre as ações do pibid na escola. 2º Seminário sobre Interação Universidade/Escola. 2º Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2011.
BRAIBANTE, M. E. F.; WOLMANN, E. M. A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química Nova na Escola, v.34, n.4, p.167-172, 2012.
MATTANA et.al (2014). Contribuições do PIBID na formação inicial: intersecções com os pontos de vista de licenciandos de Biologia. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental – REGET e –ISSN 2236 1170 - V. 18 n. 3 Set - Dez 2014, p.1059-1071.