A metodologia de estudos de casos em aulas de química no ensino médio: uma abordagem da função orgânica aldeído.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Costa Santiago, T. (IFPI) ; Pereira da Silva, L. (IFPI) ; das Chagas Silva Nascimento, F. (IFPI) ; Lisandro Pereira Rocha, R. (IFPI)
Resumo
A metodologia de estudo de caso é um processo que aborda a aprendizagem baseada em problemas. Esse procedimento proporciona aos alunos a buscarem soluções para problemas relacionados ao cotidiano e a desenvolver a sua capacidade de investigação. O presente trabalho consiste na aplicação de um estudo de caso abordando o conteúdo de funções oxigenadas, em específico a função aldeído. Antes da entrega do caso, pediu-se aos alunos que respondessem um questionário para poder avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo em questão. Os alunos levaram o estudo de caso para casa e na aula seguinte trouxeram as resoluções, os mesmos responderam um questionário final, onde foi possível avaliar o que o aluno aprendeu e a sua opinião acerca da metodologia aplicada.
Palavras chaves
ESTUDO DE CASO; FUNÇÕES ORGÂNICAS; FORMOL
Introdução
O método de estudo de casos segundo (SA E QUEIROZ, 2010), é uma derivação da metodologia de Aprendizagem Baseada em problemas (ABP), conhecido também como Problem Based Learning (PBL). Por muito tempo esse método foi utilizado somente nos cursos da área da saúde com a finalidade de facilitar a aprendizagem dos estudantes com problemas que estivessem próximos da sua realidade. Nesse contexto vários autores afirmam que a metodologia de estudos de caso difundiu-se por vários países em faculdades de medicina e depois migrou para outros cursos de graduação e pós-graduação Esse tipo de procedimento ao chegar no Brasil, também se destacou exclusivamente nessa área, só depois de alguns anos é que o método vem migrando para outros cursos, inclusive nas ciências da natureza. O método de estudo de caso, direciona o aluno a buscar as informações para a sua aprendizagem e assim construir o seu conhecimento, (SA E QUEIROZ, 2010) afirmam, Como muitas variantes do ABP, o Estudo de Caso é um método que oferece aos estudantes a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem, enquanto exploram a ciência envolvida em situações relativamente complexas. Enquanto o objetivo do modelo original do ABP é, principalmente, a aprendizagem do assunto cientifico, os casos são mais comumente usados para ensinar habilidades para tomada de decisão a profissionais. (SA E QUEIROZ, 2010). Essa metodologia é baseada em problemas de caráter investigativo, podendo ser usado no contexto de um assunto em uma disciplina ou abordando um tema atual em que haja uma situação problema. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é avaliar o caráter investigativo de alunos do 3º ano do ensino médio no conteúdo de funções orgânicas em especial a função aldeído.
Material e métodos
Os dados coletados durante a realização desse trabalho, foram analisados de forma qualitativa. Utilizou-se duas aulas de química (uma aula em dias diferentes) para que os alunos tivessem tempo de solucionar o caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram dois questionários. Pediu- se aos alunos que respondessem os questionários de forma individual. O primeiro questionário foi entregue antes do estudo de caso, esse questionário teve como objetivo identificar o nível de informação dos alunos com relação ao conteúdo de funções orgânicas e referente ao produto formol. Após receber os questionários (questionário diagnóstico), entregou-se o estudo de caso, com uma breve explanação sobre o método, assim como, um direcionamento para a resolução do caso “Passando mal no salão de beleza”, pediu-se aos alunos que trouxessem a explicação para o estudo de caso na próxima aula. Na aula seguinte, recebeu-se as resoluções feita pelos alunos explicando o que estava acontecendo com a personagem, e a possível solução para este caso, além de uma breve explicação sobre os males causados pelo formol e os principais sintomas decorrentes da exposição ao mesmo. Para finalizar, foi entregue aos alunos, um segundo questionário, denominado questionário final, que teve como objetivo principal, colher dados a respeito das opiniões dos alunos sobre o método de estudo de caso e se essa atividade teve relevância para eles, no que diz respeito, a aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, principalmente da função aldeído e dos prejuízos à saúde causado pela exposição ao formol.
Resultado e discussão
As resoluções do caso “passando mal no salão de beleza” realizada pelos
estudantes do 3o ano do ensino médio do IFPI-Teresina Central, serviram para
avaliá-los quanto aos seus conhecimentos sobre a função oxigenada aldeído,
visto que o estudo de caso aborda a substância formol. Realizou-se um
questionário diagnóstico, para avaliar o nível dos alunos em relação ao
assunto de funções oxigenadas. Com esse questionário pode-se ter uma ideia
sobre o conhecimento prévio dos discentes acerca do conteúdo relacionado com
o caso. A tabela abaixo mostra a resposta dos alunos as perguntas sobre o
assunto abordado no estudo de caso.Após os alunos responderem os
questionários, entregou-se os estudos de caso e os mesmo tiveram um prazo de
uma semana para responderem. Decorrido o prazo estabelecido para a entrega
da resolução dos casos, podemos verificar de acordo com a figura 2 as
possíveis soluções encontradas pelos alunos para o caso. Para finalizar essa
atividade entregou-se aos alunos um questionário final para obtermos
resultados relevantes sobre o uso dessa metodologia. As questões são
apresentadas na figura 3.Quando questionados se seus o professores já
trabalhou ou trabalham com a metodologia de estudo de caso, uma minoria
respondeu que sim, e não obtidos registros dessas atividades nas disciplinas
de ciências da natureza. A figura 4, mostra a opinião de alguns dos alunos
referente a seguinte pergunta: “O método de aprendizagem baseada em
problemas, na sua opinião, pode ser considerado como um facilitador da
aprendizagem? Se sim explique por que?”
Conclusões
De acordo com os resultados obtidos através dos questionários, podemos observar que os alunos tiveram um bom desempenho. Os discentes conseguiram solucionar o caso “Passando mal no salão de beleza”, fizeram pesquisas, descobriram a substância causadora do mal estar da personagem principal. Nesse contexto, podemos considerar a metodologia de estudo de caso um material importante que pode ser utilizados por professores independente das disciplinas que ministram, incentivando os alunos a irem em busca de respostas, de informações que leve-os a solucionar o caso.
Agradecimentos
PIBID/ CAPES/ IFPI
Referências
SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Estudos de Caso no Ensino de Química. Campinas: Átomo, 2010.