O petróleo como tema problematizador das questões ambientais no Ensino Médio
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Herculano, M.F. (UFG) ; Nunes, L.D. (UFG) ; Cavalcante, M.F.O. (UFG) ; Mesquita, N.A.S. (UFG)
Resumo
O trabalho lida com a aplicação de um questionário e apresentação de seminário na turma de 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) considerando intervenções dos bolsistas do PIBID/Química UFG. O intuito do trabalho é relacionar conteúdos de Química Orgânica à educação ambiental. A primeira etapa foi a apresentação de um filme e na segunda etapa, foi proposto que os alunos apresentassem seminários sobre o tema. A partir das respostas ao questionário percebeu-se o interesse dos alunos nos assuntos abordados. Nos seminários, os alunos buscaram referências científicas e identificou-se que o tema petróleo, ao ser aprofundado em sala de aula, pode promover a contextualização e proporcionar um outro olhar dos estudantes para as questões socioambientais.
Palavras chaves
PIBID; Questões ambientais; Petróleo
Introdução
As questões ambientais têm se mostrado uma grande preocupação na atualidade considerando-se o contexto de poluição e devastação em decorrência do progresso do mundo moderno. Nessa perspectiva, a inserção da Educação Ambiental (EA) em todas as etapas da educação básica foi implementada como diretriz a partir dos Temas Transversais na década de 1990 (BRASIL, 1997). Considerando-se que os conteúdos de Química do Ensino Médio têm estreita relação com o recorte ambiental, uma das vertentes de ação do projeto PIBID/Química da UFG tem sido a discussão de temas ambientais de forma crítica junto a estudantes do Colégio de Aplicação da UFG (CEPAE), uma das escolas que participam do PIBID. A perspectiva crítica da EA parte do pressuposto de que uma visão ambiental precisa considerar o viés da economia capitalista na qual a produção e o consumo se sobrepõem à necessária mudança de hábitos do ser humano (JACOBI, 2005). Nesse contexto, dentro das atividades do PIBID, foi organizada uma discussão sobre o petróleo tendo em vista as etapas de extração, refino, importância econômica na indústria bem como as principais consequências da exploração desse recurso natural.
Material e métodos
A intervenção foi dividida em duas etapas e desenvolvida em uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Na primeira etapa, com o auxílio do projetor e de um som estéreo foi apresentado o documentário Maravilhas Modernas: O Segredo do Petróleo; seguido de uma discussão sobre a ciência e importância do petróleo e, posteriormente, foi aplicado um questionário com questões relacionadas a utilização do petróleo, seus impactos ambientais e suas relações com os conteúdos de Química Orgânica, buscando contextualizar com o conteúdo hidrocarbonetos. Na segunda etapa, os alunos se dividiram em 7 grupos para apresentarem seminários (de maneira livre) com subtemas do petróleo focados na ampla variedade de aplicação do petróleo e nos problemas causados pelo consumo, produção e exploração deste recurso natural (Indústria Farmacêutica, alimentos, cosméticos, plástico, combustível, oceanos e poluição atmosférica) além de trazerem possibilidades de solução para os problemas levantados. O questionário aplicado contou com 15 perguntas, mas para o presente trabalho serão analisadas apenas respostas a duas questões: 1) Qual a importância do petróleo e dos hidrocarbonetos no nosso dia a dia?2) O petróleo é um fator socioeconômico? Justifique comentando sobre os fatores sociais envolvidos na exploração do petróleo. Os resultados da análise das respostas são apresentados no próximo tópico.
Resultado e discussão
Em resposta representativa da questão 1, um dos alunos disse: O petróleo
depois de passar pelos processos de refino se transforma em vários produtos
como combustíveis, medicamentos é a principal fonte de energia usada hoje em
dia sendo a principal fonte de hidrocarbonetos. Pode-se notar a relação
entre o tema petróleo e a matéria estudada, pois os estudantes estavam na
introdução à Química Orgânica, vendo os conceitos de hidrocarbonetos, tipos
de estruturas e ele conseguiu fazer a relação com o material estudado. Na
resposta à pergunta 2, um outro aluno demonstra a compreensão da importância
do petróleo na sociedade, seu impacto e consequências na sociedade. Na
segunda etapa, todos os alunos participaram das apresentações dos
seminários. Nos slides de apresentação dos grupos foram identificadas as
seguintes referências BIGNARDI (1997) e YOSHIDA (2016). Esse material mostra
que eles buscaram fontes científicas para construir suas argumentações.
Entendemos que houve interesse dos estudantes por informações de fontes
confiáveis cientificamente e que a atividade contribuiu para que eles se
aprofundassem em temas que são de interesse tanto para vestibulares como
para o ENEM. Essa inferência veio da fala dos alunos, um deles disse querer
concorrer à vaga para o curso de Biotecnologia e pesquisou sobre estudo de
bactérias que consomem plástico. Durante as apresentações houve
levantamentos sobre os impactos ambientais causados pelo uso e exploração do
petróleo como o derramamento de petróleo e acúmulo de resíduos plásticos no
oceano. As possíveis soluções apresentadas pelos alunos foram: valorização
do transporte público, plástico biodegradáveis, utilização de
biotensoativos, dentre outros.
Conclusões
A intervenção realizada pelos pibidianos no CEPAE/UFG contribuiu para que os alunos buscassem fontes de informação científica sobre o tema e construíssem argumentações que considerassem as questões econômicas e ambientais relacionadas ao uso do petróleo. Foi possível identificar aos alunos que os conceitos de química orgânica que eles estudam no ensino médio são importantes, pois a partir deles é possível compreender questões que envolvem a sociedade atual e que o petróleo é um assunto presente em seu dia-a-dia e que tem impacto gigantescos em todas as singularidades da sociedade.
Agradecimentos
Ao CEPAE, à UFG, ao PIBID e à CAPES.
Referências
BIGNARDI, F. Ecologia médica homeopatia e agricultura orgânica. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE HOMEOPATIA NA AGROPECUÁRIA ORGÂNICA, 1., Viçosa. Anais. Viçosa: UFV,. p. 7-17, 1999
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
JACOBI, P. R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago, 2005.
NEIVA, J. Conheça o petróleo. 6a ed. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1993.
SILVA, E. L. Contextualização no ensino de química: ideias e proposições de um grupo de professores. 2007. Dissertação de Mestrado – Universidade de São Paulo.
______. A dimensão ambiental da educação. Campinas: Papirus, 1995.
____. Maravilhas Modernas: Os Segredos do Petróleo. Documentário History Channel, duração:1:20:00. Acesso em 10 de maio de 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BEtfeFXU3b8>
YOSHIDA, S.; HIRAGA, K.; TAKEHANA, T.; TANIGUCHI, I.; YAMAJI, H.; MAEDA, Y.; TOYOHARA, K.; MIYAMOTO, K.; KIMURA, Y. ODA, K. A bacterium that degrades and assimilates poly (ethylene terephthalate). Science, Vol. 351, Issue 6278, p. 1196-1199, 2016.