CONTEXTUALIZAÇÃO DA QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO AMAZONAS
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Rodrigues Batalha, V. (UFAM) ; Vinicius Marinho de Araujo, T. (UFPA) ; Areque de Almeida, G. (UFAM) ; Areque de Almeida, G. (UFAM) ; Souza dos Santos, V. (UFAM) ; Salvador Duarte, A. (UFAM) ; Barbosa Melo, B. (UFAM) ; Andrade de Almeida, W. (UFAM) ; Hayden Tavares, S. (UFAM)
Resumo
A presente pesquisa aborda o uso de tecnologias digitais no ensino de química orgânica, como um agente facilitador no processo ensino-aprendizagem, objetivando a compreensão dos conceitos de química orgânica através do uso ferramentas tecnológicas, estimulando as habilidades cognitivas dos discentes. A metodologia foi aplicada a estudantes do 3ͦ ano do ensino médio e deu-se em seis momentos envolvendo aulas teóricas, utilização de recursos digitais, multimídias e etc. Observou-se que ao utilizar a tecnologia em sala de aula os discentes compreenderam os conteúdos abordados de maneira mais eficiente.
Palavras chaves
tecnologia; recurso digital; orgânica
Introdução
Ao longo do processo evolutivo a humanidade vem desenvolvendo o uso de novas tecnologias, neste contexto, os jovens estão cada vez mais inseridos no universo digital, sendo os principais percussores da era da informação, acompanhando a necessidade de estar atualizado face às exigências do mundo globalizado. Diante o exposto, faz-se necessário o uso das TIC´s (tecnologias da informação e comunicação), para auxiliar no processo educacional, gerando estímulos no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Segundo os PCN´s (2000), as novas tecnologias da comunicação e da informação “permeiam o cotidiano, independente do espaço físico, e criam necessidades de vida e convivência que precisam ser analisadas no espaço escolar”. Os vídeos-games, filmes, séries, animes, animações em 3D e entre outros, tornam-se cada vez mais corriqueiros na sociedade, demandando uma mudança de práxis dos docentes. Tais recursos instigam os alunos na busca do conhecimento, atrelando o uso de ferramentas digitais disponíveis com assuntos abordados em sala de aula. Desta forma A Química aborda conceitos complexos que são inerentes a própria Química e tendem a levar os discentes à desatenção causando certo “repúdio” por parte dos mesmo, fazem com que sintam-se entediados durante as aulas, desinteressando-se pelos estudos dessa ciência. Tendo em vista estes aspectos e os conceitos abordados de forma abstrata, torna-se essencial o uso de aulas práticas, através da utilização de ferramentas digitais, para que os alunos interajam e consigam assimilar os conceitos abordados nas aulas de Química com o cotidiano e o contexto no qual estão inseridos. Desta forma, realizou-se uma intervenção com o intuito de promover e facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos quanto à disciplina de Química Orgânica
Material e métodos
A presente pesquisa fora executada em uma escola pública de rede estadual de ensino médio, situada no município de Benjamin Constant - AM, através do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid). O trabalho foi executado durante seis meses, cuja metodologia dividiu-se em seis momentos: 1) inicialmente utilizou-se avaliações afirmativas que deu-se em torno de 120 minutos, contendo três níveis de concordância, com o objetivo de analisar os conhecimentos dos discentes a cerca dos conteúdos voltados a Química Orgânica. 2) Baseando-se nas avaliações prévias foram ministradas aulas teóricas sobre: propriedades do carbono, hidrocarbonetos e funções oxigenadas, que se deu em torno de 13 horas aulas. 3) Posteriormente utilizou-se práticas com programas digitais, com duração de 4 horas aulas, tais como criações de moléculas orgânicas em 3D no jogo digital chamado build a molecule (construa uma molécula) versão 1.03 encontrado no site phet colorado, para a identificação das funções oxigenadas fez-se o uso do jogo chamado comprando compostos orgânicos no supermercado, encontrado no site cienciaamao. 4) Com base nessas premissas implementou-se o uso de recursos multimídias de cenas previamente selecionadas do anime Shokugeki no souma encontrado no site animakai.tv, no qual ocorreu em torno de 2 horas aulas, tais fragmentos referiam-se a moléculas orgânicas presente nos alimentos. 5) Logo após foi executado a criação de um mapa conceitual, com duração de 2 horas aulas, para verificar os conhecimentos absorvidos pelos alunos e analisar a eficiência da tecnologia educacional. 6) Por fim foi realizada uma pesquisa com os professores das turmas do 3° ano que durou em torno de 60 minutos, para verificar a eficácia do ensino com recursos tecnológicos.
Resultado e discussão
O questionário foi aplicado com 20 estudantes da 3ª série do Ensino Médio,
de uma escola pública estadual do Amazonas e continha cinco perguntas que
tratavam dos seguintes temas (Quadro 01):
Em relação à avaliação afirmativa, contendo perguntas como, por exemplo, “o
carbono é um composto tetravalente”, 79% dos alunos marcaram a alternativa
não tenho certeza. Segundo a opinião do aluno A, o mesmo ressalta em suas
palavras que “acho muito difícil aprender a química orgânica, porque as
aulas são tão monótonas e possui muitos conceitos”.
Ribeiro (2014) afirma que “A Tecnologia da Informação precisa ser vista como
uma ferramenta que possibilita a construção e difusão do conhecimento,
devendo a Escola se utilizar dos avanços tecnológicos de forma a contribuir
para a melhor eficiência do processo educacional”.
Desta forma, observou-se que ao término de cada conteúdo ao fazer o uso de
jogos digitais os alunos obtiveram uma melhor compreensão dos assuntos
abordados, tal fato é notório ao analisar os mapas conceituais
confeccionados pelos mesmos (figura 1). Em consonância com tais fatos
Andrade (2010) afirma que “a tecnologia pode gerar o conhecimento
científico”.
Além disso, ao fazer o uso de cenas previamente selecionadas do anime
Shokugeki no souma que se trata de uma escola de gastronomia, observou-se
que por ser um recurso no qual é frequente na vida dos jovens, os mesmos
apresentaram bastante interesse e conseguiram assimilar as funções
oxigenadas com as moléculas presentes nos alimentos retratados no anime.
Ao realizar a pesquisa com os docentes de química teve-se um resultado
bastante satisfatório, pois segundo o argumento do professor B “os alunos
tornaram-se bastante participativos, pois quebrou-se o ‘tabu’ de a química
orgânica ser apenas teoria”
mapa conceitual confeccionado pelos alunos
respostas dos estudantes sobre conceitos de Química Orgânica
Conclusões
A partir dos resultados obtidos verificou-se que frente à “chuva de tecnologia” presente nos dias atuais, faz-se necessário o docente adaptar-se e utilizar os recursos digitais, de modo que favoreça o processo de ensino- aprendizagem dos alunos, extinguindo do mesmo o pensamento obsoleto de que é detentor de todo o saber, tornando o discente como um agente construtor de se próprio conhecimento. Porém a execução do presente projeto houve muitas dificuldades, dentre as quais se destacam o acesso à internet de boa qualidade, pelo fato da localização do estado do Amazonas.
Agradecimentos
Agradeço ao Criador pela sabedoria, aos meus “teacher” Tales e Vandreza pelo socorro na correção e aos meus átomos Brenda, Attos, Gaby e Gioba por estarem ao meu lado
Referências
ANDRADE SANTOS, Tatiana, SOUZA, Claudia, MELO, Marlene Rios, Experimentação com ênfase CTSA: Avanços e Dificuldades, IV Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 24 de Setembro de 2010;
RIBEIRO, Alves Rogério; UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM SANTA CATARINA; CAÇADOR 2014