Percepção dos alunos ingressantes no Ensino Médio em uma Escola no Interior do Amazonas sobre Biossegurança no laboratório
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Ribeiro, B.J.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Lima, R.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Rengifo, E.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Arcanjo, G.U. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Lomas, F.S.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Tavares, S.H. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Silva, J.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Almeida, A.M.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Melo, B.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Teixeira, C.L.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)
Resumo
A experimentação é um dos métodos mais utilizados na busca de aliar a teoria à prática, porém devem haver normas de laboratório. É de suma importância que os alunos ingressantes conheçam essas regras, pois estes estão estudando a ciência de forma mais ampla. O presente trabalho objetivou analisar a percepção de alunos em uma turma de 1° ano do ensino médio. Iniciou-se a pesquisa com uma revisão bibliográfica sobre o conteúdo, em seguida, ministrou-se uma aula teórica, e assim repassou-se um questionário com perguntas dissertativas a fim de averiguar se os discentes perceberam a importância das normas. Pode-se perceber que os alunos conseguiram compreender as principais normas de Biossegurança em um laboratório, bem como os acidentes que podem ocorrer, para evita-los dentro deste ambiente.
Palavras chaves
Laboratório; Biossegurança; Ensino
Introdução
A experimentação é comumente um dos métodos mais utilizados na busca de aliar a teoria à prática, com o intuito de interligar os conteúdos apresentados no decorrer das aulas, despertando assim, interesse pelas ciências, por parte dos alunos. Porém, existe a necessidade de haver regras e normas referentes ao uso do laboratório, principalmente para alunos ingressantes no ensino médio, pois estes estão passando por uma fase de mudanças, na qual as ciências são apresentadas de forma mais ampla e diferente. Com base nessas premissas, orientar a forma correta de agir dentro dos laboratórios, diminuiu a probabilidade de acidentes, mostrando que o não conhecimento dessas normas podem ocasionar condutas impróprias. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de alunos ingressantes em uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede estadual do Município de Benjamin Constant-AM.
Material e métodos
Iniciou-se a pesquisa com uma revisão bibliográfica sobre o conteúdo em questão, a fim de subsidiar a realização desta. Em seguida, foi ministrada uma aula teórica intitulada “Principais Normas de Segurança no laboratório”, contendo como público alvo uma turma do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Imaculada Conceição no município de Benjamin Constant-AM., explanando as normas de segurança, utilização de EPI´s, bem como os principais acidentes que podem ocorrer em um laboratório de química. Após o término da aula, foi repassado um questionário contendo duas perguntas dissertativas. A primeira indagação foi “Quais as principais normas de Biossegurança em um laboratório de Química?”, com o intuito de verificar se os alunos compreenderam as normas existentes neste ambiente. A segunda questão foi “Quais os acidentes que podem ocorrer em um Laboratório?”, com a finalidade de alertar sobre os possíveis acidentes que podem ocorrer no ambiente laboratorial.
Resultado e discussão
Conforme a aplicação do questionário pode-se perceber que os alunos conseguiram compreender as principais normas de segurança em um laboratório de ciências, pois 78 % dos discentes responderam a primeira indagação de forma a explicar as precauções a serem tomadas ao adentrar este ambiente. Dentre as informações citadas pelos alunos, está o uso de EPI´S (Equipamento de proteção individual), bem como cuidar para que o local esteja sempre limpo e suas vidrarias em bom estado, evitando assim acidentes durante a realização de experimentos.
O usuário de laboratório deve, portanto, adotar uma atitude atenciosa, cuidadosa e metódica no que faz. Deve particularmente, concentrar-se no trabalho que está sendo desenvolvido e não permitir qualquer distração enquanto trabalha. Da mesma forma, não deve distrair os demais enquanto desenvolvem trabalhos no laboratório (ARAÚJO, 2009).
Quando questionado sobre os possíveis acidentes que podem ocorrer no laboratório, os discentes em sua maioria, 86 %, souberam responder a esse questionamento, citando que os principais acidentes laboratoriais estão comumente relacionados a queimaduras ou algum tipo de irritação na pele, isso devido ao não uso de EPI. Foi relatado também acerca da contaminação por via oral, através de alimentos expostos a reagentes tóxicos, enfatizando a orientação de não haver qualquer tipo de alimento dentro do ambiente laboratorial. Observou-se que os alunos compreenderam o tema em questão, sendo este muito importante, principalmente para os alunos ingressantes no ensino médio, pois nesta etapa as ciências são apresentadas de forma mais abrangente, e comumente são utilizadas práticas laboratoriais, tendo como finalidade contextualizar os conteúdos ministrados em sala.
Conclusões
Portanto, pode-se perceber que os alunos obtiveram conhecimento sobre as regras e normas de laboratório, compreenderam o que é necessário conhecer antes de participar de uma aula prática. Nesse sentido enfatiza-se a importância de se reconhecer as devidas precauções durante a execução de experimentos, evitando assim acidentes dentro desse ambiente.
Agradecimentos
A Universidade Federal do Amazonas e a Escola Estadual Imaculada Conceição.
Referências
ARAUJO, Luiz Ernani Bonesso; TYBUSCH, Jerônimo Siqueira. Eco-direito e análise sistêmico complexa: por uma epistemologia jurídico ambiental sustentável. In: REIS, Jorge Renato; WEBER, Eliana; BITENCOURT, Caroline M. (orgs) Estudos Ambientais: Livro em homenagem ao Prof. João Telmo Vieira. Porto Alegre: [s.c.p], 2009.