Métodos para diminuir o elevado índice de reprovação e evasão na disciplina de química geral.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Thome do Amaral Santiago, T. (UNIPAMPA) ; Casartelli, M.R. (UNIPAMPA)
Resumo
Visando sanar o problema com o elevado índice de reprovação e evasão da disciplina de química geral, foi realizada uma pesquisa em conjunto com os alunos que estão cursando a matéria afim de obter informações que possam contribuir para melhorar e diminuir o alto número de reprovação e abandono da disciplina.
Palavras chaves
Química; Reprovação; Medidas
Introdução
A Química Geral é uma das disciplinas da grade curricular acadêmica comum a todas as engenharias, e a cada semestre tem-se notado um elevado nível de evasão e reprovações de discentes no mesmo na Universidade Federal do Pampa. Dados semelhantes têm sido descrito na literatura cientifica (PORTELA et al. 2000). Com a finalidade de encontrar os prováveis motivos e desenvolver possíveis ações para diminuir esses índices de evasão e reprovação, uma pesquisa foi realizada durante o semestre 2017.1 com os alunos matriculados no componente. Os dados foram obtidos junto à secretaria acadêmica, Campus Bagé e os casos foram analisados ao fim de cada semestre. Por meio das respostas dos discentes foi possível compreender como o aluno se porta e o quanto se dedica ao componente curricular de Química Geral, assim como, qual o fator que este julga ser crucial para a sua aprovação ou reprovação.
Material e métodos
O estudo foi realizado através de um levantamento de dados envolvendo 410 alunos matriculados no componente de Química Geral na Universidade Federal do Pampa nos semestres dos anos de 2017.1. A pesquisa foi realizada através de questionário-diagnóstico respondidos pelos discentes, análise dos dados e propostas de melhoria no ensino. Os formulários eram compostos por 10 questões que abordavam assuntos como a dificuldade e/ou facilidade nos conteúdos abordados no componente curricular, número de reprovações e trancamentos, e a frequência com que os alunos estudavam e faziam listas de exercícios fora do horário de aula. Os dados foram analisados e tratados estaticamente. Desse modo, levando em conta as respostas obtidas pelos discentes nos formulários e as barreiras obtidas pelos docentes em sala de aula, propôs-se algumas ações a serem adotadas pela universidade, docente e pelo discente dentro e fora da sala de aula.
Resultado e discussão
No gráfico apresentado pela figura 1 encontra-se o rendimento dos discentes
no ano de 2017.1 no componente de Química Geral da Universidade Federal do
Pampa, Campus Bagé, RS. Notou-se que 58% dos discentes reprovaram ou
trancaram o componente curricular no último semestre de 2017.1, o que
descreve um índice elevado para uma disciplina curricular básica, onde
grande parte dos conceitos teóricos são aprendidos no ensino médio.
Por meio dos questionários, notou-se que 68% dos alunos resolvem ou pelo
menos tentam resolver as listas de exercício, apenas 38% dos alunos buscam
por atendimento fora do horário de aula e mais de 85% dos alunos estudam
menos que 4 horas por semana. No geral as maiores dificuldades enfrentadas
pelos alunos da componente de Química Geral são a quantidade de matéria a
ser dada, a didática do professor, a falta de tempo para estudo e a falta de
interesse do próprio aluno para com o componente curricular. Como prováveis
medidas para diminuir a evasão e reprovação na disciplina, destacam-se:
Distribuir turmas com menor número de alunos; Aumentar o número de monitores
para o componente de Química Geral; Disponibilizar cursos de nivelamento na
área de química geral; Incentivo de grupos de estudos entre os alunos;
Aperfeiçoamento da didática de ensino do professor levando em conta a
opinião dos alunos; Aula motivacional inaugural visando mostrar a realidade
do curso, com o propósito do aluno cursar a componente com uma postura
diferente.
Figura 1 – Gráfico sobre percentuais de rendimento dos acadêmicos no componente de Química Geral de 2017.1, UNIPAMPA, Campus Bagé, RS.
Conclusões
Por intermédio dessa pesquisa foi possível analisar e compreender os maiores desafios no ensino e aprendizagem da disciplina curricular de Química Geral ofertada e obrigatória para os diferentes cursos (engenharias e licenciaturas em Química e Física). A evasão e reprovação é um problema real e que precisa ser resolvido e sanado. Para isso devemos considerar que se adote uma série de ações de aprendizagem, levantadas neste trabalho, com as propostas de intervenção apresentadas serão minimizados os percentuais de retenção de forma significativa neste componente.
Agradecimentos
FAPESQ-UNIPAMPA;ALUNOS PARTICIPANTES;NUDE;SECRETATIA ACADEMICA-UNIPAMPA
Referências
BROWN, Lawrence S.; HOLME, Thomas. Química geral aplicada à engenharia. 1 ed. CENGAGE, São Paulo, 2009. p. 51-53.
PORTELA, C.; SANTOS, V. M. L.; BLUMTRITT, A.; SANTOS, M. V. P. Recursos Didáticos para Melhoria da Disciplina Química Geral 1. III CONGRAD – Congresso de Graduação da UFPE. 13 a 15 dez. de 2002.