Avaliação de novas metodologias para a inserção do ensino de nanotecnologia no ensino médio
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Leder, P.J.S. (UTFPR) ; Santanna, J.S. (UNIFESSPA) ; Santiago, J.C.C. (UFPA) ; Ferreira, V.S. (UNIFESSPA) ; Pantoja, M.C. (UNIFESSPA) ; Gama, V.J.P. (UNIFESSPA) ; Monteiro, M.S. (UNIFESSPA)
Resumo
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio apontam a nanotecnologia como um tema atual e relevante, devendo ser trabalhado tanto no ensino médio como nos demais níveis de ensino. Nessa perspectiva o presente trabalho foi desenvolvido com 30 estudantes de uma escola pública de Belém/PA, com o objetivo de abordar os conceitos e a aplicabilidade da nanotecnologia associada a disciplina de química, por intermédio de uma metodologia simples e acessível. Os resultados obtidos por meio da intervenção metodológica realizada foram positivos, uma vez que os alunos participantes da referida atividade demonstraram maior entendimento a respeito da temática trabalhada e dos conteúdos de química inerentes a mesma.
Palavras chaves
Ensino de química; Contextualizaçao; Nanopartículas
Introdução
As nanopartículas são a base da nanotecnologia estando cada vez mais envoltas nas indústrias, dentre as quais, as farmacêuticas, alimentícia, biotecnológica, na agricultura, eletrônica e etc, com diversos tipos de aplicação, como por exemplo, antimicrobiano em embalagens de alimentos, produtos cosméticos, sensores químicos, fármacos, dentre outros. Nesse contexto, é de suma importância que conceitos químicos de nanopartículas sejam introduzidos no ensino médio e nos demais níveis de ensino, pois grande parte desses produtos é utilizada diariamente pela população (KÖRBES, 2013). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o ensino médio tem o papel essencial de formar cidadãos esclarecidos (SILVA; VIANA; ALLEM, 2009), estes parâmetros, indicam ainda, a nanotecnologia como um tema atual e relevante para ser trabalhado nas áreas de Ciências Naturais e Matemática, porém isso não significa que este tema não deva ser trabalhado nas demais áreas de ensino e em todos os níveis de ensino (BRASIL, 2006). A abordagem da nanotecnologia pode ser feitas por diversas áreas do conhecimento, dentre elas a química, e que apesar de não ser um tema totalmente novo ainda é pouco trabalhado pelos professores. Ao utilizar esta temática na disciplina de química o professor pode abordar conceitos de química ambiental, ligações químicas, estrutura atômica, reações de oxidação-redução, etc (JÚNIOR et al, 2012). Nessa perspectiva, foram realizadas atividades simples e de baixo custo em três turmas do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Belém/PA, com o objetivo de abordar e esclarecer conceitos de nanotecnologia associada a disciplina de química, além de mostrar seus mais diversos tipos de aplicabilidade, por meio do emprego de uma metodologia simples.
Material e métodos
O presente trabalho foi desenvolvido em três turmas do Ensino Médio, de 1º, 2º e 3º ano em uma escola pública em Belém, - PA. A atividade contou com a participação de 30 estudantes e foi realizada durante 3 dias . A realização da atividade se deu em 4 etapas. A primeira etapa consistiu em fazer uma abordagem teórica sobre a nanotecnologia relacionando-a com os conceitos químicos trabalhados no ensino médio e que são inerentes a esse processo, como: tabela periódica, estrutura atômica, ligações químicas, moléculas e reações de oxidação e redução. Fora feita também, a abordagem de alguns conceitos matemáticos, físicos e biológicos relevantes para melhor compreensão da temática trabalhada. Posteriormente foram abordados assuntos como: a importância e aplicação. Essa etapa foi realizada utilizando recursos audiovisuais como: slides, imagens e vídeos com documentários e experimentos de síntese e aplicação das NPs. Na segunda etapa os estudantes levaram para debate em sala de aula o levantamento bibliográfico feito por eles em revistas, jornais, livros, sites e artigos científicos a respeito da nanotecnologia e sua importância para o avanço da ciência, esta etapa visava a participação dos estudantes de forma ativa, para que os mesmo tivessem autonomia sobre o conhecimento a ser construido. A terceira etapa foi desenvolvida com base no artigo “Nanociência de baixo custo em casa e na escola” (SCHULZ, 2007), o qual apresenta práticas simples e acessíveis para o estudo de nanotecnologia, de modo que possam auxiliar na melhoria do entendimento a respeito deste assunto. A última etapa do desenvolvimento da atividade consistiu na coleta de dados, na qual foi feita a aplicação de um questionário contendo 5 perguntas, sendo 2 de cunho discursivo e 3 de cunho objetivo (Figura 1).
Resultado e discussão
Durante o início da atividade notou-se que a maioria dos alunos não possuía
entendimento sobre o tema nanotecnologia, e sua importância para o avanço da
ciência, tão pouco dos conceitos químicos inerentes a esse processo. Sendo
assim, de acordo com os dados coletados, pode-se notar que o resultado
obtido por meio da atividade desenvolvida foi positivo. Para a primeira
pergunta: 75% dos estudantes afirmaram que já haviam escutado falar a
respeito do assunto, porém não sabiam do que o mesmo se tratava. Outros
16,6% disseram nunca ter ouvido falar a respeito do tema até o momento em
que a atividade foi realizada, e 8,4% alegaram já possuir conhecimento
prévio sobre a temática abordada. O fato de a maioria dos alunos chegarem ao
ensino médio sem que tenham conhecimento sobre a nanotecnologia é
preocupante, uma vez que, segundo Roco (2003) deve ser inserida em todos os
níveis de ensino desde o jardim de infância até a pós-graduação. No segundo
questionamento, 100% dos estudantes responderam corretamente, o que mostra
que a metodologia usada foi eficaz. No terceiro questionamento. 95% dos
alunos descreveram de forma coerente sobre as possíveis aplicações das
nanopartículas. no quarto, 96,6% dos alunos afirmaram que a contextualização
dos assuntos de química com a temática da nanotecnologia facilitou o
aprendizado de ambos os conceitos (assuntos de química/nanotecnologia). Para
a quinta questão, 75% afirmou ter sido excelente, e outros 25% avaliou a
metodologia como boa. Nessa perspectiva, evidencia-se que a utilização de
diferentes intervenções metodológicas é capaz de elevar o índice de
compreensão dos conteúdos de química.
Conclusões
De acordo com os dados apresentados, a intervenção metodológica feita para a abordagem da temática da nanotecnologia atrelada aos conteúdos de química do ensino médio foi eficaz, pois por meio desta prática simples e acessível foi possível promover a aproximação dos estudantes aos conceitos de nanotecnologia, além de desmitificar a concepção que muitos ainda tinham de que a nanotecnologia está alheia ao cotidiano da maioria da população. Desta forma fica notória a importância da abordagem destes conceitos nas escolas.
Agradecimentos
Referências
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