Química e saúde bucal: Uma proposta de oficina temática interdisciplinar para divulgação da ciência e os impactos dos projetos de pesquisa na formação inicial docente
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Gomes, S.S. (IFRJ) ; Pereira, L.S. (IFRJ) ; Porto, R.O.S.B. (IFRJ) ; Lima, M.C.P. (IFRJ) ; Penco, V.S.N. (IFRJ)
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar a elaboração de um projeto na unidade curricular Pesquisa no Ensino de Química ofertada no curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O tema escolhido foi saúde bucal visando assim emancipar os presentes sobre cuidados bucais preventivos através de informações pautadas nos conhecimentos químicos, biológicos e históricos. Uma oficina temática foi elaborada e uma sequência de atividades englobando ferramentas como a Ciências, Tecnologia e Sociedade e a experimentação foi proposta, onde a divulgação da ciência esteja atada ao cotidiano. Possibilitando assim aos licenciandos a aproximação dos discursos teóricos à práticas educacionais, levando-os a refletir sobre suas futuras ações.
Palavras chaves
Ensino de Química; Oficinas Temáticas; Saúde Bucal
Introdução
Uma das maiores dificuldades encontradas atualmente no ensino de química deve-se ao ensino tradicionalista adotado por grande parte do corpo docente da área. Freire (1987) afirma que a forma de aprendizagem onde o aluno é colocado como receptor de informações de posse do professor tornou-se obsoleta, não produzindo resultados acerca da aprendizagem. Portanto, alternativas que provoquem a mudança na forma que o ensino se apresenta tem sido desenvolvidas através de pesquisas no ensino de química (SCHNETZLER; ARAGÃO, 1995), tendo como principal objetivo relacionar os conhecimentos químicos com as vivências diárias do aluno. Dessa forma, tornar a aprendizagem significativa através da contextualização se torna o foco das mais variadas alternativas educacionais desenvolvidas na atualidade (WARTHA; SILVA; BEJARANO, 2013). Sendo esta a base, o aqui presente projeto foi desenvolvido visando relacionar a química e a odontologia, sendo parte obrigatória e avaliativa da componente curricular Pesquisa no Ensino de Química ofertada pelo curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ – campus Duque de Caxias. Segundo Pauleto, Pereira e Cyrino (2004), poucas informações sobre saúde bucal são disponibilizadas pelas grandes mídias e não alcançam a todas as camadas da população, sendo de suma importância projetos educacionais que divulguem cientificamente os cuidados bucais. Dessa forma, foi proposta uma oficina temática denominada “Química e saúde bucal” composta por uma sequência interdisciplinar de atividades, com objetivo de levar informações preventivas a um público-alvo amplo e não definido, e mostrar como a química influencia nas tarefas diárias, tornando os participantes críticos em suas escolhas futuras.
Material e métodos
Foram propostas algumas ações que incluem uma oficina temática composta por uma sequência de atividades, que foram divididas em quatro momentos: Momento 1 – Mostra de materiais e histórico da saúde bucal: Uma diversidade de materiais usados na higiene bucal serão expostos, dizendo o que são, sua utilidade, aplicações e faixa etária adequadas. Uma paleta de cores dos dentes será exemplificada, e uma viagem no tempo realizada relatando os iniciais cuidados bucais, enfatizando a influência histórica na atualidade. Momento 2 – Tratamentos dentários e reação de polimerização: Os avanços tecnológicos nos tratamentos serão tratados, com foco na substituição da amálgama de mercúrio das obturações por resina. Os estudos sobre intoxicações por mercúrio serão tratados e relacionados com a toxicidade de metais pesados, e a reação de polimerização, que utiliza luz ultravioleta como catalisador, será realizada ou exemplificada, dependendo do local de aplicação. Momento 3 – Doenças bucais: Será trabalhado o surgimento de doenças bucais como cárie e erosão dental, seus impactos negativos e sua prevenção, com o auxílio direto da biologia. A quantidade de flúor na água potável fornecida por órgãos públicos será mencionado, relacionando com doenças causadas ao dente pelo excesso ou falta deste, sendo realizada análise de flúor presente na água local, dependendo do local de aplicação. Momento 4 – Experimento – Alimentos ácidos e seus efeitos: Será realizada uma investigação sobre bebidas ácidas, identificando se são prejudiciais à saúde bucal. Os conceitos de acidez e escala de pH serão trabalhados neste tópico, onde dentes de leite anteriormente arrecadados serão colocados em 7 diferentes bebidas ácidas e os impactos serão observados e analisados pelos participantes da oficina.
Resultado e discussão
De acordo com Schnetzler e Aragão (1995) muitos são os cursos de
licenciatura ineficazes quanto a ementa na formação dos futuros professores.
Silva e Zanon (2013) ressaltam que projetos de pesquisa instigam o graduando
a aprender sobre práticas e didáticas docentes, direcionando o aluno a
habituar-se em relacionar conhecimentos científicos e necessidades de seus
alunos. Observou-se com a elaboração do presente projeto a relevância da
disciplina na ementa dos cursos de licenciatura pois, além do conhecimento
sobre o que é e sua importância, o aprimoramento da escrita do aluno e a
capacidade em elaborar um projeto prepara-o para seu futuro. Se desde sua
formação inicial o professor é instigado, sua boa prática pedagógica tende a
efetivar-se.
Quanto a aplicação do projeto, propõe-se 4 grupos distintos: Crianças, onde
visa-se a intervenção em uma creche municipal; adolescentes do curso
médio/técnico integrado em química ofertado pelo IFRJ; variadas faixas
etárias em um colégio estadual, onde alunos e professores diversos
compartilharão a experiência educacional com indivíduos que estão presentes
indiretamente no processo de ensino-aprendizagem; crianças e adolescentes de
um orfanato a ser definido, ampliando assim ações sociais do projeto,
levando informações a todos, dentro e fora da escola.
A presença deste variado público-alvo desenvolve no graduando o pensamento
crítico quanto a elaboração de suas atividades diretamente ligadas a quem
estarão direcionadas. Se torna inviável realizar a mesma abordagem dos
conceitos químico e biológicos propostos com todos os grupos de aplicação,
necessitando do professor/aluno a compreensão quanto às capacidades de cada
participante do projeto e adequando assim sua linguagem e a forma que os
conceitos serão incorporados à sua explicação.
Conclusões
Ao concluir-se a elaboração do projeto de pesquisa, identificou-se o amadurecimento científico e pedagógico do licenciando. Todos os conceitos estudados durante a graduação foram utilizados na disciplina para a elaboração do projeto, desde aprendizados acerca da escrita a relacionar de forma eficaz os conteúdos químicos ao cotidiano, sendo possível incorporar metodologias pedagógicas às práticas de ensino. Desta forma, é possível proporcionar uma melhor formação superior ao futuro docente e assim fornecer a alunos de ensino médio professores que visam tornar a aprendizagem significativa.
Agradecimentos
Ao IFRJ Aos alunos inscritos na disciplina Pesquisa no Ensino de Química – IFRJ (Campus Duque de Caxias) Às coordenadoras Vanessa de S. N. Penco, e Maria C. P. Lima.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
PAULETO, A. R. C.; PEREIRA, M. L. T.; CYRINO, E. G. Saúde Bucal - Uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciência & Saúde Coletiva, 9(1): 121-130, 2004.
SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química. Química Nova na Escola: n. 1, p. 27-31, Maio 1995.
SILVA, K. C. D.; ZANON, D. P. As contribuições dos projetos de ensino, pesquisa e extensão para a formação inicial e continuada de professores. 2013. Disponível em: <http://www3.uepg.br/geppea/wp-content/uploads/sites/10/2014/06/Denise-L1-As-contribui%C3%A7%C3%B5es-dos-projetos-de-ensino-pesquisa-e-extens%C3%A3o-para-a-forma%C3%A7%C3%A3o-inicial-e-continuada-de-professores.pdf>. Acessado em: 5/8/2017.
WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.