Estudo de polímeros na educação básica a partir de textos de divulgação científica da revista ciência hoje, seção 'O Leitor Pergunta'.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Sousa, B.L.S. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L.B. (IFMA/CAMPUS CODÓ)
Resumo
O emprego de Textos de Divulgação Científica (TDC) em sala de aula pode proporcionar aos alunos contato com informações atualizadas sobre ciência e estimular habilidades de leitura, espírito crítico e reflexivo. O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino, baseada na aplicação do TDC “A sacola de amido pode ser uma solução menos danosa ao ambiente, do que as sacolas tradicionais?”, publicado na revista Ciência Hoje, seção O leitor pergunta, para a contextualização do conteúdo químico Polímeros. Após o uso do TDC em sala de aula, foi possível identificar um aumento nas frequências relativas para as repostas positivas (80%), configurando-se um indicativo importante de que as discussões em sala de aula com a contextualização do TDC favoreceram o entendimento do conteúdo ministrado.
Palavras chaves
Ensino de Química; Divulgação Científica; Polímeros
Introdução
os Textos de Divulgação Científica (TDC), que divulgam a ciência de forma clara e acessível para o público em geral. São redigidos, publicados e divulgados, permeando a articulação dos saberes científico e a sociedade em geral, visto que se constituem de abordagens referentes ao cotidiano e atualidades da ciência. A necessidade de produção de materiais que auxiliem o exercício dos professores na execução de novas metodologias, enquadra-se nas orientações instituídas pela LDB (BRASIL, 1996), e propostas pelos PCN (BRASIL, 2002), e que em toda instância sugerem orientações que auxiliem e facilitem o ensino aprendizado. O professor ao cumprir com tais orientações configura-se em um novo profissional, o professor- pesquisador, agente inovador e provedor de ideias que são capazes de auxiliar o exercício docente. Pautados neste pressuposto, a proposta relata os dados obtidos com a validação da proposta de ensino com a utilização do TDC “A sacola de amido pode ser uma solução menos danosa ao ambiente, do que as sacolas tradicionais” no ensino médio de Química, que foi selecionado a partir dos resultados de análise e caracterização pelo instrumento de Salém e Kawamura (1999), da seção “O leitor Pergunta” da Revista Ciência Hoje, no intervalo de 2009 a 2014. Objetivando com tal, atender as orientações curriculares que instituem a necessidade do desenvolvimento de pesquisas que incentivem a leitura e o desenvolvimento do aluno como cidadão crítico e ativo na sociedade, para a possível indicação da metodologia aos professores de Química da educação básica.
Material e métodos
A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA/Câmpus Codó, em uma turma do 3ºano do Ensino Médio, composta por 31 alunos.A proposta de ensino foi dividida em três etapas: Aula expositiva dialogada, estudo do TDC e validação da proposta, mediadas pelo auxílio do professor responsável, por um plano de aula sistematizado incorporado ao conteúdo Polímeros e suas aplicações e pela utilização do TDC “A sacola de amido pode ser uma solução menos danosa ao ambiente, do que as sacolas tradicionais?”, selecionado de acordo com o conteúdo programático para esta série, a partir dos resultados advindos da análise e caracterização dos textos publicados na seção “O Leitor Pergunta” da revista Ciência Hoje no período de 2009 a 2014. A avaliação da proposta seguiu viés quantitativo pautado na aplicação de questionários em escala likert com 10 questões, constituídos de cinco alternativas de concordância (A) - Concordo Fortemente, (B) - Concordo, (C) - Indiferente, (D) - Discordo e (E) – Discordo Fortemente e por análise das frequências das respostas (DIAS, 2016). Os dados obtidos com a aplicação dos questionários foram tabulados e representados na forma de gráficos, para uma melhor visualização.
Resultado e discussão
O potencial dos TDC em forma de questões
fundamenta-se como essencial na
estruturação de determinado
assunto ou conteúdo “disciplinar” que
compõe um plano de aula sistematizado, o
qual propicia aos
professores á abertura para novos
conteúdos ou pontos de vista que podem ser
incorporados ao
conhecimento curricular(SALÉM e KAWAMURA,
1999). Na Tabela 1, estão dispostos os
dados da
análise da proposta de ensino com o uso
dos TDC, pela análise de questionários
em escala likert e frequência
percentual absoluta sobre a impressão dos
alunos. A frequência de respostas dos
alunos para a avaliação da
proposta aplicada obteve valores em
destaque para as respostas A e B,
totalizando aproximadamente cerca
de 88%, para as respostas D e E as
atribuições foram menores que 5%, o que
possibilita à afirmação de que a
proposta, diante da impressão dos alunos
foi significativa para a compreensão
dos assuntos químicos, no
despertar para assuntos voltados para a
ciência e elucidação de temáticas
ambientais e sociais. Na figura 1
os dados quanto à avaliação da proposta
são distribuídos e destacados nos pontos
mais significativos para
uma melhor visualização dos resultados. A
análise da Figura 1 possibilita a
visualização dos valores em
destaque para a impressão dos alunos
quanto à proposta e a reafirmação dos
percentuais satisfatórios para a
utilização do TDC como recurso didático,
haja vista que os percentuais para as
respostas de cunho negativo
foram menores a 10%, sendo possível
observar, no caso da possibilidade de
resposta Discordo Fortemente a
inexistência de qualquer atribuição.
Tornando viável a partir dos dados,
indicar
o tipo de proposta ao
exercício docente como capaz de auxiliar
de modo eficaz o ensino aprendizagem,
se bem empregada.
Frequência das repostas para a validação da proposta.
Histograma e polígono de frequência relativa das respostas analisadas quanto a avaliação da proposta.
Conclusões
A elaboração e execução da estratégia didática, que utilizasse o TDC teve o intuito de validar a proposta, e fornecer aos professores análises e pontos positivos e negativos da aplicação do TDC, com intuito de sugerir uma forma de aplicação e aspectos possíveis à serem adequados á proposta. Os resultados advindos com a aplicação do TDC afirmaram o potencial deste recurso e reforçam a sua inserção em sala de aula. Nesta perspectiva, sugerimos que os TDC são materiais ricos e que, de maneira ampla, podem ser empregados e surtem efeitos positivos no ensino médio de Química.
Agradecimentos
Ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA, ao IFMA/Campus Codó, à UFMA/Campus Codó e a CAPES/PIBID, pela bolsa concedida.
Referências
BRASIL, BASES LEGAIS–Parâmetros Curriculares Nacionais; MÉDIO, Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino. PCN+ para o Ensino de Ciências e Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
BRASIL, L. D. B. Lei 9394/96–Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:http://www. planalto. gov.br/ccivil_03/leis/l9394. htm. Acesso em: 10 de ago.2017.
Dias, G. R., Silva, J. M., Bento, J. I. M., Cantanhede, S. C. S., Cantanhede, L. B. Textos de divulgação científica: análise e caracterização para utilização no ensino de matemática. Revista Eletronica de Educacao Matematica - Revemat. Vol. 11, n. 1, 2016.
SALÉM, S.; KAWAMURA, M. R. As perguntas dos leitores nas revistas de divulgação científica: possíveis contribuições ao ensino de física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas... Valinhos: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999. CD-ROM.