AGROTÓXICOS E TRANSGÊNICOS: UMA ABORDAGEM QUÍMICA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Urbano Arcanjo, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Perez Rengifo, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Ribeiro da Silva, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Costa Ribeiro, B.J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Andrade de Almeida, W. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; da Silva Lomas, F.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Pissango Rodrigues, J.J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Marinho Araújo, T.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC) ; Abreu Lima, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INC)
Resumo
Com a justificativa do crescimento rápido da população, os produtores rurais optaram por utilizar os agrotóxicos e transgênicos para acelerar a produção de alimentos. Nesse sentido objetivo desse trabalho foi refletir a importância de temas geradores no ensino de química. Aplicou-se em uma escola pública no município de Benjamin Constant-AM. Realizou-se uma análise descritiva e minuciosa no livro didático da escola, logo após aplicou-se uma aula teórica e um jogo didático. Com a aplicação da aula teórica os alunos compreenderam que é preciso estar atento ao consumo de alimentos produzidos nesse processo. Durante a aplicação, notou-se a importância de se trabalhar e debater conteúdos como esses em sala de aula, permite ao aluno que conheça e construa um pensamento crítico sobre o assunto.
Palavras chaves
alimentos; insumos agrícolas; transgênicos
Introdução
O crescimento acelerado da população fez com que a demanda na produção de alimentos aumentasse, logo não era possível continuar com os mesmos métodos de produção que seria os alimentos orgânicos, os produtores precisavam de um mecanismo que encurtasse o período de cultivo desses suprimentos. Como solução para suprir essa necessidade, optaram por fazer uso dos agrotóxicos por serem de baixo custo, combatem pragas e reduz o tempo de produção da plantação. No entanto, viu-se que o uso prolongado de diversos agrotóxicos, como o DDT, causaram incontáveis problemas de saúde em seres humanos e animais, como o câncer, deficiência no sistema imunológico, neurológico, endócrino e por também se acumular em tecidos gordurosos seus efeitos podem ser sentidos anos após a exposição (OGA, 2008). Na tentativa de produzir sementes que fossem resistentes as pragas que assolavam as plantações surgem os transgênicos, que buscaram diminuir o uso de agrotóxico nos plantios. Contudo, isso não foi suficiente logo que os agrotóxicos ainda continuam sendo utilizado em larga escala, e o seu uso ainda não é recomendado, já que não existem estudos seguros que indicam a sua utilização. Por esse motivo se faz necessário à abordagem desse tema em sala de aula, pois dessa forma pode-se alertar e informar os alunos sobre os perigos de se consumir alimentos que são produzidos com a utilização de agrotóxicos e transgênicos, para que os mesmos possam construir um pensamento crítico a respeito do tema, sendo uma maneira didática de alertá-los. O objetivo desse trabalho foi analisar como é trabalhado no livro didático esse tema para que assim os alunos reflitam sobre os agrotóxicos e transgênicos.
Material e métodos
O presente trabalho foi realizado em uma escola pública no município de Benjamin Constant, localizado no estado do Amazonas, durante o período de Agosto de 2017, com uma turma de 8º ano no ensino fundamental. Realizou-se uma análise descritiva e minuciosa no livro didático de uma escola pública. Para que os alunos conhecessem o que são agrotóxicos e transgênicos e os impactos gerados pela utilização desses produtos foi aplicada uma aula teórica, utilizando data show e computador. Na tentativa de fixar melhor o conteúdo para os alunos aplicou-se um jogo “Quiz” contendo 5 (cinco) perguntas sobre o tema durante a apresentação. Nessa atividade a turma foi dividida em 2 (duas) equipes e a cada pergunta era escolhido um representante para respondê-la, as questões foram apresentadas em slides, respondeu aquele que se manifestou por primeiro, após o sinal do apresentador.
Resultado e discussão
Ao realizar uma leitura no livro didático de 8º ano de ciências naturais do
ensino fundamental, notou-se que era abordado apenas o conteúdo de
agrotóxicos relacionando com a importância da higienização dos alimentos.
Quanto aos transgênicos observou-se que não havia registros da abordagem
desse assunto no material.
Conforme diálogo informal com os alunos percebeu-se que não tinham
conhecimento sobre o assunto, neste sentido enfatizou-se a necessidade de se
tratar sobre isso em sala de aula, logo que agrotóxicos e transgênicos são
frequentemente utilizados em algo que é essencial para a sobrevivência
humana que são os alimentos.
A inserção desse tipo de discussão, tanto no âmbito social, quanto no
currículo do ensino de ciências, surge a partir dos anos sessenta no Brasil,
como também em outros países, com a intenção de preparar os estudantes para
que possam se tornar cidadãos atuantes e participantes nos processos pelos
quais a sociedade passa (SANTOS e MORTIMER, 2002).
Por meio da apresentação do que são agrotóxicos e transgênicos, os alunos
conheceram os conceitos. Demonstraram interesse em conhecer melhor o
assunto, pois conforme os relatos dos mesmos não sabiam que esses produtos
eram aplicados nos alimentos e causavam danos à saúde.
Durante a exposição sobre os impactos causados pelo uso desses recursos na
alimentação, questionaram como poderiam identificar nos alimentos a presença
desse insumo agrícola na feira da cidade, foi explicado que infelizmente não
é possível saber a olho nu, somente se forem levadas a laboratórios para
análise.
Na aplicação do jogo observou-se que os alunos compreenderam o assunto
ministrado, que é preciso ter cuidados com o que se está consumindo,
buscando conhecer como são produzidos os alimentos antes de serem
comercializados.
Conclusões
Portanto, dessa forma foi relevante inserir esse assunto dentro de sala de aula, os alunos entenderam que é preciso estar atento e evitar o contato com esses produtos. Esse trabalho demonstrou-se ser de extrema importância, para a construção do conhecimento dos mesmos, conheceram quais os impactos causados ao meio ambiente e a saúde humana, dessa forma foi possível alertá-los e instigá-los a conhecer e debater mais sobre o assunto no ambiente escolar. Assim como também é imprescindível que os professores busquem complementos para a melhoria do conteúdo do livro didático.
Agradecimentos
Agradecemos a Escola Municipal Graziela Corrêa de Oliveira pelo espaço concedido para a realização do trabalho.
Referências
OGA, Seize. Fundamentos de toxicologia. 3ª ed. São Paulo: Ateneu, 2008.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência- Tecnologia- Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio, v.2, n.2, p.1-23, 2002.