O ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DO USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Maraschin, A.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CÂMPUS BAGÉ) ; Gogia, D.B. (INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS BAGÉ) ; Vieira, G.D. (INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS BAGÉ)

Resumo

A presente pesquisa consiste em uma revisão de trabalhos publicados no âmbito das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química sobre o tema Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na seção de Ensino de Química. Objetiva contribuir para o conhecimento das principais linhas de estudo e pesquisa quanto à utilização e desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação nessa área. A metodologia de pesquisa foi do tipo quali-quantitativa por se tratar de uma revisão bibliográfica de publicações feitas na área de TIC voltado para o ensino de química, em que visou identificar e classificar os trabalhos desenvolvidos, bem como analisar a produção bibliográfica relativa a essa área no Ensino de Química.

Palavras chaves

TIC; Informação; Ensino de Química

Introdução

O processo ensino-aprendizagem vem sofrendo com as consequências das novas tecnologias. O método tradicional de ensino não comporta mais a agilidade com que as informações giram ao redor do mundo e do interesse do aluno. A adaptação dessas tecnologias para o auxílio no processo de ensino-aprendizagem tem-se feito necessária, no intuito de alcançar todos os campos de interesse para a formação do cidadão. Atualmente verifica-se a crescente inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação, observa-se toda a contribuição já disseminada por essa ferramenta para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Mas a adaptação ainda ocorre de forma lenta e gradual, visto que, as dificuldades enfrentadas para a total aplicação dessas tecnologias necessitam superar inúmeros obstáculos. A Química como uma ciência com muitas abstrações, obstáculo para a aprendizagem, encontra nas TIC uma forma de combinar a teoria à prática, o visível (macroscópico e sensorial) com o invisível (microscópico). O uso de TIC no ensino de química como ferramenta metodológica torna possível atingir abstrações que aproximam o indivíduo da compreensão do mundo físico que o circunda. Aprender a manipular as Tecnologias de Informação e Comunicação a favor da educação em Química é uma boa forma de renovar os métodos de ensino e resolver problemas como o entendimento de conteúdos intocáveis pelo aluno. A revisão dos trabalhos que relacionam a utilização de TIC irá mostrar como essas ferramentas vem sendo exploradas e estudas por professores, alunos e graduandos. O objetivo do trabalho é de contribuir para o conhecimento das principais linhas de pesquisa e de utilização das TIC no Ensino de Química (EQ).

Material e métodos

O presente trabalho apresenta uma pesquisa do tipo quali-quantitativa. Por tratar-se de uma revisão bibliográfica de publicações feitas na área de TIC voltado para o ensino de química, visou-se identificar e classificar os trabalhos desenvolvidos, bem como analisar a produção bibliográfica relativa à essa área no Ensino de Química. Nossa revisão dividiu-se em etapas que foram definidas pela busca e seleção do material e a análise e classificação dos trabalhos em categorias. A etapa de seleção de material foi realizada nos resumos apresentados nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ), sendo todas as fontes de origem da Homepage da Sociedade Brasileira de Química. Para a busca dos resumos foram utilizados as seguintes palavras-chave: informática (informática na educação), uso de computadores, internet, aplicativos, programas, software(s), hipermídia, multimídia, ambiente virtual, simulação, simuladores, novas tecnologias, web, sites, CD-Rom, ferramenta de busca, computação (simbólica, educacional), laboratório virtual, vídeos, Educacional (vídeos, aplicativos, programas, software, hipermídia, sites), informação, educação a distância e TIC. Após a seleção do material, foi realizada a leitura exploratória e classificação dos trabalhos selecionados em 6 categorias: Categoria 1: Análise reflexiva sobre o uso de TIC. Categoria 2: Avaliação de TIC no ensino. Categoria 3: Ferramentas de busca. Categoria 4: Construção de novas tecnologias de informação e comunicação. Categoria 5: Aplicação de TIC no ensino. Categoria 6: Apresentação de ambiente virtual.

Resultado e discussão

Ao realizarmos a revisão bibliográfica nas reuniões, classificamos os resumos em 06 categorias que delineiam o trabalho realizado em cada. Desta forma podemos fazer uma análise mais profunda em relação às categorias propostas. O gráfico 1 – categorias, representa os resumos revisados e classificados em suas respectivas categorias. Através das categorias quantificadas, podemos visualizar as tendências que as pesquisas estão seguindo em relação às TIC no ensino de química. A categoria 4, que classifica os resumos que realizaram a construções de NTIC, sobressai-se da categoria 1 e 3, que relatam resumos sobre a reflexão do uso de Tecnologias e a utilização de ferramentas de busca como forma de auxílio ao ensino. A categoria 2 que analisa as tecnologias já aplicadas de forma a reconhecer os benefícios e malefícios que essas podem fornecer ao ensino, obteve bastante atenção pelos autores, mostrando que é necessário atentar-se com a utilização e conhecer as formas de uso mais frequentes. Na categoria 5 que descreve a aplicação, também obteve uma quantidade relevante de resumos publicados, demostrando que as aplicações estão acontecendo e que estão sendo assunto de estudos transformando-se em pesquisas acadêmicas. Na categoria 6, onde encaixam-se os ambientes virtuais, que podem ser considerados como a nova proposta de ensino, existe um grande potencial para aumentar os resumos publicados. Com a baixa produção de pesquisas publicadas na categoria 1 e 3 é possível afirmar que as aplicações do uso de TIC não estão sendo refletidas de uma forma esperada no âmbito da Educação, tão pouco ocorrendo a utilização de ferramentas de buscas como metodologia de pesquisa para o ensino de química.

Categorias

Gráfico 1: Resumos classificados em suas categorias.

Conclusões

A proposta inicial do trabalho foi alcançada a partir dos dados colhidos com a revisão bibliográfica pré-determinada nas RASBQ. O objetivo de relatar o estado da arte na utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Química possibilitou a coleta de dados reveladores para o crescimento progressivo dessa metodologia de ensino.

Agradecimentos

Referências

SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. Reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química. Disponível em <http://www.sbq.org.br/reunioes-anuais>. Acesso em: 20 de fevereiro de 2017.

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