JOGO LÚDICO APLICADO AO ENSINO DE QUÍMICA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
de Lima Barbosa, K. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Liberato, M.C.T.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Lara Santos Sales, K. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Batista do Nascimento, A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Oliveira Targino, K. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Almeida Farias, R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Lima Bezerra, L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)
Resumo
Nos últimos anos o acesso precoce a bebidas alcoólicas e drogas ilícitas entre alunos nas escolas têm aumentando consideravelmente. O contato de crianças e jovens com essas substâncias nesse período pode mostrar-se prejudicial, visto que estão por se conhecer ainda. O presente trabalho teve como objetivo não só aplicar ao ensino da Química das substâncias em questão, mas também levar informações de forma dinâmica, interativa e bastante atrativa acerca do consumo de drogas, tais como causas e consequências, sejam elas de efeito imediato como de uso prolongado, a partir de um jogo lúdico. Esta nova forma de ensinar vem sendo explorada pelos professores e tendo grande aceitação por parte dos alunos, demonstrando excelentes resultados neste processo.
Palavras chaves
Drogas; informações ; Lúdico
Introdução
A abordagem do tema drogas, durante muito tempo, foi apontada como tabu nas escolas brasileiras. O ambiente escolar não é separado da maior parte da sociedade e é preciso traçar caminhos que aproximem mais esses dois meios. Ainda que as causas da violência e dos problemas de saúde que encontramos no âmbito social sejam relacionadas em grande parte ao consumo de drogas e a dificuldade de discutir tal assunto em relação à prevenção e ao consumo. Partindo dessa premissa, foi elaborado um jogo educativo sobre a química das drogas, uma espécie de roleta a fim de não só dinamizar o ensino, como ainda alertar sobre o uso de drogas de abuso. Em virtude da carência de métodos para a interação ensino-aprendizagem que propiciem uma maior aproximação, uma vez que a maioria das ferramentas utilizadas é restrita a livros, os jogos lúdicos vêm como um instrumento no processo de ensino e aprendizado de forma descontraída. A atividade lúdica tem o objetivo de propiciar um meio em que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do seu conhecimento, seja ele cognitivo, físico, social ou psicomotor o que o leva a memorizar mais facilmente o assunto abordado.Segundo Friedman (2000), os jogos lúdicos se encontram na gênese da construção do conhecimento, da apropriação da cultura e da constituição do aluno como sujeito humano, como aspecto fundamental do processo de formação. Estas têm demonstrado grande eficiência na motivação de alunos e professores, promovendo a construção do conhecimento em sala de aula de forma contextualizada ao relacionar o conhecimento científico com o cotidiano dos alunos (CAVALCANTI, DEUS e SOARES, 2007; ZANON, GUERREIRO e OLIVEIRA,2008).
Material e métodos
O jogo foi elaborado por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará. Foram utilizados materiais reciclados para sua produção. O jogo será dividido em 3 grupos de alunos, no máximo 3 pessoas, que conta com uma roleta química onde estão dispostos 6 tipos de drogas, consideradas as mais consumidas entre os alunos nas instituições de ensino brasileiras, e com elas cartas contendo 4 perguntas referentes a droga selecionada na roleta. Depois de indicada o grupo irá associar, por meio de fichas dadas aos participantes, a fórmula molecular e estrutural da substância, se é considerada uma droga depressora, estimulante ou perturbadora e quais seus efeitos de uso imediato e contínuo. Tendo por fim da partida o grupo que mais relacionou corretamente a droga com as perguntas apresentadas.
Resultado e discussão
O jogo educativo foi aplicado em um grupo de alunos do 9° ano do Colégio
Monteiro Lobato (Fortaleza-Ce), tendo como propósito relatar uma experiência
pedagógica, onde os alunos puderam se familiarizar com as substâncias e suas
fórmulas dentro de conteúdos químicos. Após o jogo, foi distribuído um
questionário para saber se a turma havia aprovado a aula como um jogo lúdico.
Percebeu-se que 90% dos alunos aprovaram o jogo como uma ferramenta capaz de
estimular e aumentar seus conhecimentos não só em relação ao ensino da
química, como também uma forma de alerta ao uso de drogas. Essa proposta
apresenta um recurso facilitador no ensino da química, além de interagir e
dinamizar a situações no dia-a-dia.
Arquivo PROEX,2017
Conclusões
A metodologia lúdica empregada contribuiu para manter os alunos motivados em sala de aula, fazendo-os não só interagirem entre si, mas também com o professor, facilitando ao aluno a construção do conhecimento junto ao docente. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que a prática de ensino através de jogos é uma alternativa válida e com resultados positivos no que se refere ao conteúdo que se deseja ensinar.Deve-se ressaltar ainda a conscientização dos alunos sobre as consequências do uso de drogas de abuso.
Agradecimentos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE
Referências
CAVALCANTI, E. L. D.; DEUS, T. C. e SOARES, M. H. F. B. Perfil
químico: um jogo didático para promover a interação e o
conhecimento. In: Anais da 30ª Reunião Anual da Sociedade
Brasileira de Química, 2007.
FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender: o regate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.
ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 13, p. 72-81, 2008.