Cenário atual do uso da informática no ensino de Química nas cidades de Bagre e Breves no interior do Pará
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
dos Santos, V.B. (UFPA) ; Serrão, W.S. (UFPA) ; da Cunha, R.B.R. (UFPA)
Resumo
Uso da informática no ensino de Química através de uma pesquisa realizada com professores do ensino Médio das Cidades de Breves e Bagre/PA. Como metodologia adotou-se a pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, através da coleta de dados, por meio de questionário com professores das escolas. Apesar de estarmos vivendo na era da informática, o analfabetismo digital ainda é muito grande, infelizmente nem todos os docentes e discentes dominam o básico da informática e essa falta de conhecimento nessa área pode excluir a informática como mecanismo para melhorar o ensino de química. Portanto, este trabalho visa apontar soluções para que essa ferramenta possa ser usada no ensino de Química em algumas cidades no interior do Pará com o objetivo de melhorar a relação ensino-aprendizagem.
Palavras chaves
Informática; Ensino-aprendizagem; Software
Introdução
O presente trabalho está baseado na análise sobre a sala de aula e a qualidade do ensino na região de Breves-PA, sobre o uso da comunicação mediada pelas tecnologias da informática. Em cidades pequenas, como a do Município de Bagre e Breves localizadas estas no arquipélago marajoara-PA, os recursos são mal administrados, refletindo nas salas de aula, as quais têm pouco espaço físico, são quentes e escuras, desencorajando qualquer outra atividade que não seja a aula tradicional. As intervenções feitas nas escolas fizeram uso da informática no ensino de química, conseguindo-se abordar temas como: analfabetismo digital, softwares e tecnologia na educação, a tecnologia melhorando o ensino, a informática na educação, uso de aplicativos nas atividades educacionais (CARRAHER, 1992; ALMEIDA, 1992; ALMEIDA 2017). Essa abordagem aqui proposta usa dos principais agentes de transformação das sociedades atuais, que é a tecnologia da informática para melhorar a qualidade do ensino (TORCATO, 2011). Por trás daquilo que é óbvio, estas técnicas trazem consigo outras modificações menos perceptíveis, mas bastante qualitativas como: percepção de conhecimento do mundo, na forma de representar este conhecimento, e na transmissão destas representações através de novas linguagens e imagens. No ensino da Química, não é diferente, se precisa conhecer novas técnicas para ensiná-la. Com o auxílio de dois softwares educacionais, como o ChemBioDraw e o MarvinBeans. Realizou-se a intervenção com alunos das escolas, coletando-se dados, para análise sobre o uso da informática e seu poder para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
Material e métodos
Foram utilizados computadores, data show, notebooks e softwares básicos e específicos na área da química. As pessoas envolvidas na pesquisa são alunos do terceiro ano que participaram das intervenções que foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Elizete Fona Nunes e Escola Estadual de Ensino Médio Julião Bertoldo de Castro, totalizando 77 alunos. Participaram também deste outras pesquisas: professores, alunos, diretor, coordenadores, vigias, acadêmicos do curso de licenciatura em Química e secretários, com esses personagens será possível ter um diagnóstico mais preciso da real porcentagem do uso da informática no ensino de química No primeiro dia da intervenção foi explicado o assunto das propriedades dos átomos de carbono aos alunos.No dia seguinte a turma foi direcionada para o Laboratório de informática para que os alunos tivessem o primeiro contato com o computador e com o programa ChembioDraw, e deu-se início as orientações sobre o programa.Outra intervenção realizada teve o intuito de utilizar programas específicos para o ensino de química e mostrar a importância do uso da informática para facilitar a relação ensino-aprendizagem. Depois que a metodologia foi explicada, foram chamados alunos para manusear o programa, muitos alunos informaram que não tinham acesso a informática, mas gostariam de passar pela experiência. E por este motivo, foram chamados alunos com e sem experiência com informática. Os alunos ficaram muitos felizes pela experiência e muitos relataram que se essa ferramenta fosse usada na sala de aula, eles entenderiam melhor a disciplina. Os alunos que não tinham contato com a informática tremiam diante desta nova ferramenta e com o auxílio do professor, a execução da tarefa foi possível de ser realizada.
Resultado e discussão
A informática ainda é uma ferramenta de grande importância para o ensino-
aprendizado. Para que a informática esteja presente nas escolas é necessário o
mínimo de formação dos profissionais envolvidos. Por este motivo, um
questionário foi realizado com todos os agentes da educação.
Foi formulada uma pergunta quanto a dificuldade de usar informática. Em média
mais de 50% dos entrevistados tem dificuldades em manusear o computador. Dos
quais 20% responderam que sentem dificuldades na montagem e em média 20%
responderam que sentem dificuldades na utilização dos softwares e apenas 10%
informaram outros motivos.
Foi questionado se as escolas possibilitam acesso a informática. Em Breves e
Bagre os entrevistados informaram ninguém faz uso do laboratório de
informática.
Os professores foram questionados se utilizam informática em aulas de química.
A unanimidade dos entrevistados disseram que não usam os softwares voltados a
química na sala de aula. Esta é a triste realidade dos locais entrevistados
acerca do uso da informática no ensino de química. Mas é possível mudar esta
realidade utilizado a informática para melhorar o ensino aprendizagem na
educação básica destas cidades.
Foi feita uma intervenção a respeito do átomo de carbonos (FELTRE, 2004).
Depois da intervenção os alunos que tiraram a nota insuficiente diminuíram de
80% para 30%, uma redução de 260%. A nota regular também teve um aumento
bastante significativo de 25% para 50%, um aumento de 100%. Os resultados bom
e excelente também tiveram resultados excepcionais, pois o conceito bom subiu
360%, e excelente foi atingindo pela primeira vez. Esses resultados mostram
que é possível melhorar o ensino através da informática numa região carente do
PA, mesmo com grandes obstáculos.
Conclusões
Analisando os resultados obtidos pelos questionários e pelas intervenções, nos deparamos com o ensino que ainda não tem a informática como ferramenta, apesar do mundo estar vivendo a era da tecnologia. Segundo os resultados desta intervenção, a informática ainda contribui pouco para o ensino de química na região do interior do Pará, e até mesmo na região metropolitana. Docentes quem ainda insistem em permanecer no ensino tradicional, alunos que tem vontade de participar deste mundo, mas não lhe é permitido. Porém é possível avançar com esforço e dedicação do professor com ações simples.
Agradecimentos
Ao Programa FARFOR/Química UFPA pelo apoio Financeiro.
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
ALMEIDA, M. E. B. O aprender e a Informática: A arte do possível na formação do professor. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003149.pdf. Acesso em: 21 Ago. 2017.
CARRAHER, D. W. O papel do computador na aprendizagem. Revista Acesso, 3, n.5, p.21-30, 1992.
FELTRE, R. Química Orgânica. Vol. 3, 6 ed. São Paulo: Ed Moderna, 2004.
TORCATO, A. I. Novas tecnologias e temas atuais no ensino de Química. Vol.1 Instituto AVM Brasília-DF, 2011. Disponível em: http://docplayer.com.br/7816665-Novas-tecnologias-e-temas-atuais-no-ensino-da-quimica.html. Acesso em 21 Ago. 2017.