ABORDAGEM CTS E A TEMÁTICA ÁGUA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Nascimento, S.T.G. (UFPE) ; Bezerra, B.H.S. (UFRPE)
Resumo
O estágio supervisionado em ensino de química é um componente curricular obrigatório que oportuniza o licenciando a vivenciar a prática pedagógica de forma a relacionar suas aprendizagens ao longo do curso de formação. No contexto desta disciplina da UFPE, foi elaborada uma Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA) com foco na abordagem CTS e aplicada numa escola pública de Recife-PE. Esse trabalho objetiva expor o relato de experiência quando da elaboração e aplicação de uma SEA sobre a temática água com base na perspectiva CTS para alunos da 9ª série do Ensino Fundamental. A SEA foi composta por 8h/aula,afim de verificar a fixação do conteúdo foi aplicado uma oficina temática,e em seguida um questionário,obtendo um rendimento maior que 50%,o que mostra a eficiência da metodologia adotada.
Palavras chaves
CTS; SEQUÊNCIA DIDÁTICA; ÁGUA
Introdução
A prática da maioria dos docentes não está de acordo com o que é recomendado pelos documentos oficiais que a orientam. De acordo com os PCN’s (1998), o professor pode abordar em sala de aula questões que envolvam valores humanos, e agregar a estes estudos sobre a natureza do conhecimento científico, suas relações com a sociedade e com a tecnologia. A abordagem em Ciência, tecnologia e Sociedade (CTS) vem sendo amplamente recomendada pela literatura em ensino de ciências por viabilizar por meio de sua proposta um conjunto de estratégias que priorizam a formação crítica e cidadã dos estudantes. Os estudos dessa abordagem, objetiva criar um campo envolvendo temáticas relativas aos aspectos sociais da ciência e da tecnologia (PENTEADO,et al, 2011). De acordo com Waks (1990), o propósito da educação CTS é promover o letramento em ciência e tecnologia, de maneira que se promova a ação cidadã encaminhada à solução de problemas relacionados a tecnologia na sociedade. Neste trabalho a proposta é apresentar um relato da experiência vivida no contexto do estágio supervisionado em química, no qual foi elaborada e aplicada uma oficina didática com foco na abordagem CTS. A Temática escolhida para ser abordada foi “A água e o meio ambiente”. Assim, assume-se como objetivo geral: Apresentar o relato de experiência sobre a aplicação de uma Sequência de Ensino e aprendizagem com a temática água e o meio ambiente com foco na perspectiva CTS para alunos do 9° série do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos da SEA foram: Compreender as relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade a partir da exploração do tema água, assim como suas propriedades químicas e físicas. Além de Instigar o conhecimento científico possibilitando o surgimento de novos recursos para uma prática sustentável.
Material e métodos
No contexto da disciplina de estágio supervisionado em química foi elaborado um projeto de pesquisa e ensino intitulado: “ABORDAGEM CTS E A TEMÁTICA ÁGUA: CONSTITUIÇÃO QUÍMICA E SUAS PROPRIEDADES.” Conforme já mencionado a abordagem de ensino escolhida para a realização do projeto foi a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), sendo esta de natureza aplicada, pois induziu os sujeitos da pesquisa a produzirem conhecimentos para aplicação prática gerida por solução de problemas específicos. A SEA foi composta por um conjunto de 8h/aula, os conteúdos abordados foram as propriedades químicas e físicas da água, onde composição molecular e estrutural da água, e métodos de separação de misturas. No contexto das discussões das aulas os conteúdos químicos foram abordados de forma que as discussões socioambientais sobre água fossem sendo articulados aos conceitos químicos explorados. Participaram dessa pesquisa 33 estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Recife-PE. Os estudantes passaram por diversas atividades durante a SEA, sendo incentivados a construírem o conhecimento através de debates, textos, situações problema, quadrinhos, dinâmicas e vídeos. Para a finalização da sequência foi feito uma oficina temática como tema: o pH da Água, dos Alimentos e dos produtos do nosso cotidiano, baseado também na perspectiva CTS. Nesta, houve a discussão e conscientização sobre os cuidados que se deve ter no consumo de água, trazendo assim, problemas ambientais, além disso, os alunos puderam participar ativamente medindo o pH da água sanitária, água mineral, suco de limão, coca-cola, leite de magnésia e da solução de amônia, utilizando papel indicador universal e a utilização do suco do repolho roxo para analisar a mudança de coloração das substâncias utilizadas.
Resultado e discussão
Entre os resultados mais significativos, a oficina didática que compôs a
etapa final da vivência do estágio trouxe resultados bastante
significativos, os quais serão discutidos a seguir. Na oficina temática,
última etapa da sequência, pode ser observado um grande aprendizado para os
estudantes, consolidando os assuntos que foram abordados durante a
regência, alcançando os objetivos desejados. A coleta de dados foi
realizada através de um questionário que apresentava cinco questões acerca
do experimento realizado e do conteúdo abordado. Os resultados foram
analisados de forma qualitativa com aspectos quantitativos através do
rendimento de cada estudante na atividade, atribuindo < 50% para os
estudantes que acertaram menos da metade das questões, 50% para os que
acertaram metade das questões e >50% para os que acertaram mais da metade
das questões. Participaram desta atividade trinta e três (33) estudantes, e
todos obtiveram rendimento superior a 50%. Os resultados obtidos confirmam
que a abordagem CTS é uma alternativa para o ensino de ciências, pois
valoriza o trabalho interdisciplinar e contextualizado, à qual propicia o
engajamento dos alunos e contribui para sua formação como sujeitos
críticos. “É a partir da discussão de temas reais e da tentativa de
delinear soluções para os mesmos que os alunos se envolvem de forma
significativa e assumem um compromisso social” (SANTOS e MORTIMER, 2001,
p.103).
Conclusões
Após a realização da SEA e da obtenção dos resultados, pode-se perceber o valor da integralização de novos recursos e metodologias no ensino de ciências. Contudo, vale salientar o valor do papel do professor na mediação de perspectivas de ensino dessa natureza , visto que, segundo Nardi, Bastos e Diniz (2004), o educador deve possuir habilidades na utilização e aplicação de procedimentos de ensino. Portanto, cabe ao professor mediar o conhecimento acumulado pela sociedade com as vivências pelos alunos, possibilitando uma aprendizagem crítica para a sua atuação como sujeito ativo na sociedade.
Agradecimentos
Referências
PENTEADO,R.F.S;CARVALHO,H.G;STRAUHS,F.R. Ciência Tecnologia e Sociedade:uma revisão teórico-empírica.Faculdades Integradas de Itararé – FAFIT-FACIC
Itararé – SP – Brasil v. 02, n. 01, jan./jun. 2011, p. 35-43.
WAKS, L. J. Educación en ciencia, tecnología y sociedad: orígenes, dessarrollos internacionales y desafíos actuales. In: MEDINA, M.; SANMARTÍN, J. (Eds.). Ciencia, tecnología y sociedad: estudios interdisciplinares en la universidad, en la educación y en la gestión pública. Barcelona: Anthropos / Leioa (Vizcaya): Univesidad del País Vasco, 1990. p.42-75.
SANTOS, W. L. P; MORTIMER, E. F.Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.1, p.95-111, 2001.
NARDI, R. BASTOS, F. DINIZ,R.E.S. (Orgs.). Pesquisa em Ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. Escrituras, São Paulo 2004.
BRASIL.PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS).Ciências Naturais. Terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental.Brasília:MEC/SEF, 1998.