O ENSINO DO TRATAMENTO DE ÁGUA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO JOGO DIDÁTICO
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Estevam, T.O. (IFTM) ; Oliveira, M.V.S. (IFTM) ; Filho, J.W.S. (UNIUBE) ; Oliveira, G.C. (IFTM)
Resumo
A água é uma substância importante para a vida. O tratamento de água foi utilizado como tema nas aulas de química do ensino médio. Para a realização deste trabalho, primeiramente foi feita visita ao centro de tratamento de água da região e também entrevistas com os técnicos responsáveis por este procedimento. Para tornar a aula mais interessante e chamar a atenção dos alunos foi utilizado recurso multimídia para a explicação e em seguida um jogo didático de perguntas e respostas, também utilizando o recurso multimídia. Os alunos mantiveram-se motivados e eufóricos desde o início da aula, tornando- a um sucesso. Pode-se perceber que a utilização de jogos didáticos é uma alternativa viável quando utilizada em sala de aula.
Palavras chaves
ensino de química; tratamento de água; jogos didáticos
Introdução
A água é uma substancia de extrema importância para a vida dos seres humanos. O tema água deve abranger vários conteúdos na comunidade escolar, tendo em vista que ela não se trata de algo que se limita apenas ao consumo humano, SILVA ET AL. (2016). O tratamento de água pode ser utilizado como conteúdo nas aulas de química. Para tornar o conteúdo mais interessante aos olhos dos alunos podemos recorrer a métodos alternativos. Os jogos didáticos podem estimular o interesse dos alunos sobre o conteúdo aplicado, tornando a aula menos metódica. Eles podem ser utilizados de várias formas dentro do contexto de aprendizado, SILVEIRA (1998). Deste modo, se for possível transformar a avaliação tradicional, tendo como objetivo que os alunos não se sintam pressionados e sim empolgados a aprender algo novo, os resultados serão mais conclusivos, podendo trabalhar a autonomia do aprendizado de uma maneira que todos possam aprender, BETTIO (2001). Muitas vezes os alunos necessitam mais do que simplesmente ouvir, escrever e resolver exercícios que atendam ao currículo proposto no início do ano, podemos tornam o ensino um momento de harmonia, diversão e brincadeira, em busca da aprendizagem e da convivência saudável com suas próprias emoções, FIALHO (2008). Neste contexto, o objetivo deste trabalho é utilizar jogo didático para facilitar o ensino do conteúdo de tratamento de água nas aulas de Química para o ensino médio.
Material e métodos
Foi realizada visita ao centro de tratamento de água da região para acompanhar as fases do processo de tratamento de água. Além disso, foi feita entrevista com os técnicos responsáveis pelo procedimento. A aula foi realizada com 42 alunos do 1º ano do ensino médio e foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa foi utilizado recurso multimídia para aula expositiva sobre o tratamento de água, de modo bastante introdutório e para esclarecer e familiarizar os alunos com o conteúdo. Em seguida, utilizando também o recurso multimídia, foi aplicado jogo didático, de perguntas e respostas, como forma de avaliação de aprendizado, onde os alunos foram divididos em três grupos e escolheriam a categoria e quantidades de pontos (simbolicamente) que a pergunta valia. Este jogo foi composto de 25 perguntas, algumas de resposta curta e direta, outras de múltipla escolha e verdadeiro ou falso. A cada pergunta correta os alunos somavam os pontos para o seu grupo. E, ao final da aula foi pedido para que os alunos escrevessem uma frase sobre a importância da química no tratamento de água.
Resultado e discussão
Durante a aula, notou-se que o assunto chamou a atenção dos alunos, que
ficaram motivados e eufóricos aguardando o início da atividade. Como a
explicação era bastante sucinta e o envolvimento da turma foi grande, não
houve dúvidas nesta etapa. Durante o jogo, a participação dos alunos, tanto
em grupo quanto individualmente, contribuiu para o sucesso da atividade.
Observou-se discussões, entre os alunos, embasadas em suas próprias
anotações, para responder de maneira correta. Chegar ao final com o maior
número de pontos era o objetivo. Isso foi estímulo para aumentar atenção e
foco no conteúdo ministrado. Ao analisar as frases dos alunos, respostas
como “a química ajuda a proporcionar uma qualidade de água melhor, retirando
os microrganismos e as impurezas presentes”, “a química é responsável por
realizar as reações químicas, que auxiliam no processo de limpeza da água” e
“a água é um recurso esgotável e imprescindível para a continuação da vida
na terra”, mostraram que os alunos entenderam o processo de tratamento de
água e a importância da química para o mesmo.
Conclusões
O uso do jogo, como recurso didático, foi fundamental para a manutenção do interesse e envolvimento dos alunos durante toda a aula. A proposta era que eles trabalhassem tanto em grupo, quanto individualmente, e foi exatamente o que observado durante a realização da aula.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba, pela estrutura e suporte. À CAPES, pelo financiamento do PIBID.
Referências
BETTIO, R. W.; MARTINS, A. Jogos Educativos aplicados a e-Learning: mudando a maneira de avaliar o aluno. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, 2001.
FIALHO, N. N. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, VIII , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2008, Curitiba.
SILVA, J. L. M.; et al. A importância da água em uma perspectiva química educacional. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, III, Universidade Estadual da Paraíba, 2016, João Pessoa.
SILVEIRA, R. S; BARONE, D. A. C. Jogos Educativos computadorizados utilizando a abordagem de algoritmos genéticos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação, 1998.