O uso de blogs na divulgação do Ensino de Química: um meio interativo e dinâmico de popularização científica.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
de Salles Macena da Cruz, B. (IFRJ) ; Nascimento da Paixão, L. (IFRJ) ; Barbalho Ribeiro de Freitas, A. (IFRJ)
Resumo
No presente trabalho será exposto a elaboração e execução de um blog criado com o intuito de tornar conhecimentos químicos mais próximos da população, seja de estudantes ou não. Trata-se de um instrumento de comunicação desenvolvido por duas alunas do curso de licenciatura em química com o objetivo de atrair o maior número possível de visitantes para a página criada na internet e com isso difundir a ideia de que a química está presente no cotidiano de todos, de diversas formas. Nessa perspectiva, foi criado o blog denominado “Atacadão das Ideias”. O blog foi avaliado de forma positiva pelos usuários, indicando a viabilidade dessa ferramenta para a difusão do ensino. Ressalta-se ainda, a importância de ferramentas como esta para um ensino dinâmico, acessível e mais significativo.
Palavras chaves
Blog; Ensino; Química
Introdução
Frente ao desenvolvimento da tecnologia e a transformação da sociedade, os meios educacionais são desafiados a buscarem perspectivas diferentes para o enfrentamento dessa nova realidade. Não se pode, neste caso, ignorar os avanços tecnológicos, pois eles são realidades na vida da maioria dos estudantes. É real a existência de um aumento significativo no interesse informal sobre assuntos ligados à Ciência de forma geral, de acordo com a pesquisa promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) no fim de 2010. Nesse contexto, um modo onde a mediação de informações científicas possa ser realizada com fácil acesso e de forma interativa se faz pungente. Dessa forma, se tal mediação acontecer através de um recurso de forma atrativa, os benefícios serão inestimáveis. Um modo dinâmico de tal conhecimento ser mediado a todos de forma igualitária, independente de classe social ou idade, é o uso de blogs. Segundo Barro e colaboradores (2008), os blogs podem ser utilizados com diversos propósitos educacionais em diversas disciplinas e diferentes níveis de escolaridade, devido à sua característica de ferramenta flexível que não apresenta um limite de utilização. Surge então, a criação do blog denominado de “Atacadão das Ideias”(http://atacadaodasideias.blogspot.com.br/) foi então elaborado, com o intuito principal de mediar e disseminar o conhecimento científico de forma clara e objetiva á vários perfis de internautas . Os tópicos divulgados são ligados à Química além de assuntos correlatos como museus e eventos. Nesse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido objetivando verificar a relevância do uso de blogs na difusão de conhecimentos químicos para diferentes públicos.
Material e métodos
Como procedimento inicial de trabalho, foi realizado um estudo teórico relacionado a blogs educacionais. Em seguida, criou-se o blog denominado: “Atacadão das Ideias” composto de textos sobre a química de uma forma geral, curiosidades, química no cotidiano, e eventos ligados às ciências. Segue link: http:// “(http://atacadaodasideias.blogspot.com.br/). A viabilidade da criação do blog foi feita por meio de um questionário composto de apenas uma pergunta:” você tem interesse em acessar um blog sobre conhecimentos químicos?” respondido por 45 pessoas de diferentes lugares e aleatórias como forma de diagnóstico que indicasse a relevância ou não de se criar um blog com fins químicos e didáticos. Após a criação da página aplicou-se um questionário eletrônico no próprio blog a fim de obter um retorno por parte dos visitantes e de verificar a relevância da ferramenta de ensino em questão. O questionário eletrônico foi composto dos seguintes questionamentos: 1- Você pretende acessar novamente o blog em outros momentos? 2- Você se interessa por assuntos ligados à química?
Resultado e discussão
O desenvolvimento do blog, com utilização de recursos midiáticos simples,
executa a mediação de ideias com significado social para o usuário, ou seja,
além do cunho acadêmico tornando percebível o fato que a divulgação da
Química não ocorre apenas por material impresso, processo este que, por
vezes, é massivo e gera estudo cientifico dirigido apenas aos estudiosos em
questão. Utilizando-se de postagens relacionadas aos tópicos abordados, de
forma clara, direta e dinâmica, fez-se do ato algo prazeroso, onde é chamada
a atenção de todos os tipos de públicos. Quanto ao primeiro questionário
para verificação do interesse em acessar um blog de conteúdo químico, 39
participantes disseram ter interesse em acessar a página. No que diz
respeito ao segundo questionário, aplicado eletronicamente por meio do blog,
conforme a figura 2, de um total de 899 visitantes, todos responderam que
pretendem acessar o blog outras vezes, assim como todos disseram ser
interessados por assuntos ligados à química. A postagem sobre eventos
científicos, na figura 1, foi a que obteve um maior número de retorno em
forma de comentários por parte dos visitantes, resultando em 134
comentários. Em segundo lugar aparece a postagem sobre química dos
cosméticos, obtendo um total de 99 retornos dos usuários. O blog é
alimentado com assuntos ligados à química e de interesse comum, pra isso
conta-se com os retornos por parte dos comentários e formulários eletrônicos
presente na página.
Primeira postagem do blog Atacadão das Ideias
Formulário Eletrônico para comunicação com os usuários
Conclusões
O ensino de química tem grande valor para a sociedade, por isso não pode ficar atrelada somente às práticas educacionais. Sendo assim, é necessário o trabalho com práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem de forma dinâmica e atrativa.Em suma, pela análise realizada acerca dos acessos obtidos até o momento e os resultados obtidos através dos questionários, o blog Atacadão das Ideias tornou-se uma ferramenta de grande utilidade para a difusão do ensino de química.
Agradecimentos
Aos visitantes do Blog Atacadão das Ideias
Referências
BARRO, M. R.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Blogs: Aplicação na Educação em Química.Química Nova na Escola, Ano nº 17, n. 30, p. 10-15, 2008.
Ministério da Ciência e Tecnologia. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2011/01/interesse-do-brasileiro-por-ciencia-cresce-em-quatro-anos-revela-pesquisa> Acesso em: 10 jun.2017.