O uso de blogs na divulgação do Ensino de Química: um meio interativo e dinâmico de popularização científica.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

de Salles Macena da Cruz, B. (IFRJ) ; Nascimento da Paixão, L. (IFRJ) ; Barbalho Ribeiro de Freitas, A. (IFRJ)

Resumo

No presente trabalho será exposto a elaboração e execução de um blog criado com o intuito de tornar conhecimentos químicos mais próximos da população, seja de estudantes ou não. Trata-se de um instrumento de comunicação desenvolvido por duas alunas do curso de licenciatura em química com o objetivo de atrair o maior número possível de visitantes para a página criada na internet e com isso difundir a ideia de que a química está presente no cotidiano de todos, de diversas formas. Nessa perspectiva, foi criado o blog denominado “Atacadão das Ideias”. O blog foi avaliado de forma positiva pelos usuários, indicando a viabilidade dessa ferramenta para a difusão do ensino. Ressalta-se ainda, a importância de ferramentas como esta para um ensino dinâmico, acessível e mais significativo.

Palavras chaves

Blog; Ensino; Química

Introdução

Frente ao desenvolvimento da tecnologia e a transformação da sociedade, os meios educacionais são desafiados a buscarem perspectivas diferentes para o enfrentamento dessa nova realidade. Não se pode, neste caso, ignorar os avanços tecnológicos, pois eles são realidades na vida da maioria dos estudantes. É real a existência de um aumento significativo no interesse informal sobre assuntos ligados à Ciência de forma geral, de acordo com a pesquisa promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) no fim de 2010. Nesse contexto, um modo onde a mediação de informações científicas possa ser realizada com fácil acesso e de forma interativa se faz pungente. Dessa forma, se tal mediação acontecer através de um recurso de forma atrativa, os benefícios serão inestimáveis. Um modo dinâmico de tal conhecimento ser mediado a todos de forma igualitária, independente de classe social ou idade, é o uso de blogs. Segundo Barro e colaboradores (2008), os blogs podem ser utilizados com diversos propósitos educacionais em diversas disciplinas e diferentes níveis de escolaridade, devido à sua característica de ferramenta flexível que não apresenta um limite de utilização. Surge então, a criação do blog denominado de “Atacadão das Ideias”(http://atacadaodasideias.blogspot.com.br/) foi então elaborado, com o intuito principal de mediar e disseminar o conhecimento científico de forma clara e objetiva á vários perfis de internautas . Os tópicos divulgados são ligados à Química além de assuntos correlatos como museus e eventos. Nesse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido objetivando verificar a relevância do uso de blogs na difusão de conhecimentos químicos para diferentes públicos.

Material e métodos

Como procedimento inicial de trabalho, foi realizado um estudo teórico relacionado a blogs educacionais. Em seguida, criou-se o blog denominado: “Atacadão das Ideias” composto de textos sobre a química de uma forma geral, curiosidades, química no cotidiano, e eventos ligados às ciências. Segue link: http:// “(http://atacadaodasideias.blogspot.com.br/). A viabilidade da criação do blog foi feita por meio de um questionário composto de apenas uma pergunta:” você tem interesse em acessar um blog sobre conhecimentos químicos?” respondido por 45 pessoas de diferentes lugares e aleatórias como forma de diagnóstico que indicasse a relevância ou não de se criar um blog com fins químicos e didáticos. Após a criação da página aplicou-se um questionário eletrônico no próprio blog a fim de obter um retorno por parte dos visitantes e de verificar a relevância da ferramenta de ensino em questão. O questionário eletrônico foi composto dos seguintes questionamentos: 1- Você pretende acessar novamente o blog em outros momentos? 2- Você se interessa por assuntos ligados à química?

Resultado e discussão

O desenvolvimento do blog, com utilização de recursos midiáticos simples, executa a mediação de ideias com significado social para o usuário, ou seja, além do cunho acadêmico tornando percebível o fato que a divulgação da Química não ocorre apenas por material impresso, processo este que, por vezes, é massivo e gera estudo cientifico dirigido apenas aos estudiosos em questão. Utilizando-se de postagens relacionadas aos tópicos abordados, de forma clara, direta e dinâmica, fez-se do ato algo prazeroso, onde é chamada a atenção de todos os tipos de públicos. Quanto ao primeiro questionário para verificação do interesse em acessar um blog de conteúdo químico, 39 participantes disseram ter interesse em acessar a página. No que diz respeito ao segundo questionário, aplicado eletronicamente por meio do blog, conforme a figura 2, de um total de 899 visitantes, todos responderam que pretendem acessar o blog outras vezes, assim como todos disseram ser interessados por assuntos ligados à química. A postagem sobre eventos científicos, na figura 1, foi a que obteve um maior número de retorno em forma de comentários por parte dos visitantes, resultando em 134 comentários. Em segundo lugar aparece a postagem sobre química dos cosméticos, obtendo um total de 99 retornos dos usuários. O blog é alimentado com assuntos ligados à química e de interesse comum, pra isso conta-se com os retornos por parte dos comentários e formulários eletrônicos presente na página.

Figura 1

Primeira postagem do blog Atacadão das Ideias

Figura 2

Formulário Eletrônico para comunicação com os usuários

Conclusões

O ensino de química tem grande valor para a sociedade, por isso não pode ficar atrelada somente às práticas educacionais. Sendo assim, é necessário o trabalho com práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem de forma dinâmica e atrativa.Em suma, pela análise realizada acerca dos acessos obtidos até o momento e os resultados obtidos através dos questionários, o blog Atacadão das Ideias tornou-se uma ferramenta de grande utilidade para a difusão do ensino de química.

Agradecimentos

Aos visitantes do Blog Atacadão das Ideias

Referências

BARRO, M. R.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Blogs: Aplicação na Educação em Química.Química Nova na Escola, Ano nº 17, n. 30, p. 10-15, 2008.
Ministério da Ciência e Tecnologia. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2011/01/interesse-do-brasileiro-por-ciencia-cresce-em-quatro-anos-revela-pesquisa> Acesso em: 10 jun.2017.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul