Química do Aquário: A importância da utilização de metodologias diferenciadas para a formação do licenciado.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Barbosa, I. (IFRJ) ; da Silva, T. (IFRJ) ; do Val, B.S.R. (IFRJ) ; de Luna, R.S. (IFRJ) ; Penco, V.S.N. (IFRJ) ; Castro, M.R. (IFRJ)

Resumo

A partir da disciplina de Pesquisa no Ensino de Química (PEQ), componente curricular da Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias, que visa a elaboração de um projeto de pesquisa com metodologias diferenciadas, foi elaborado um trabalho que teve por premissa a Química envolvida no aquário. O público alvo desta atividade eram os alunos do ensino médio técnico em Química desta instituição. Nesse sentido, foram desenvolvidas atividades experimentais de cunho investigativo para que eles compreendessem o envolvimento dessa ciência com o cotidiano. Como resultado dessa elaboração, tem-se que o projeto produzido é de suma importância para a formação do futuro professor, visto que o desafia a desenvolver novas metodologias de acordo com o público alvo.

Palavras chaves

Ensino de Química; Química do Aquário; Formação Docente

Introdução

Nas últimas décadas o ensino de química vem sendo constantemente discutido e sua prática pedagógica repensada, principalmente devido ao seu caráter essencialmente acadêmico, tradicional, conteudista e muitas vezes desassociado da realidade dos alunos. Por conta disso, a disciplina de química sempre apresentou um alto índice de rejeição pela maior parte dos alunos, pois estes acreditam que os conceitos são extremamente abstratos e são desvinculados ao seu cotidiano (SILVA et.al, 2003). Pensando nessa realidade, o curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Duque de Caxias, possui uma grade curricular voltada à utilização de novas metodologias ao licenciando. Uma dessas disciplinas chama-se Pesquisa no Ensino de Química, oferecida aos alunos de licenciatura em Química do sexto período. É uma disciplina obrigatória, sendo seu objetivo principal a construção de um projeto, que possa proporcionar aos discentes um contato com metodologias diferenciadas, e auxiliá-los cada vez mais na construção do conhecimento científico por meio destas. A interdisciplinaridade está presente nos projetos, pois a intenção da disciplina é que os alunos sejam orientados por dois professores, o docente que ministra a disciplina de PEQ, e outro docente que pertença à área ao qual o projeto será desenvolvido. No projeto elaborado, onde se buscou dar contexto ao conteúdo de química por meio da temática aquário, escolheu-se a professora de bioquímica, pois esta, poderia enriquecer a prática com as contribuições de sua área. Dessa forma, o presente trabalho tem por finalidade mostrar a importância da realização de um projeto para o licenciando em química, à medida que, este deve inserir metodologias diferenciadas à sua proposta.

Material e métodos

Com o objetivo de proporcionar aos alunos a contextualização, interdisciplinaridade e a investigação, escolheu-se trabalhar a química no aquário como tema para o projeto. E para desenvolvê-lo foi feito um levantamento bibliográfico e experimental e estes foram discutidos juntamente com as professoras convidadas, a que leciona na disciplina de PEQ e a de bioquímica, para se ter a troca de conhecimentos entre as áreas, enriquecendo ainda mais a formação do licenciando. Após esse debate escolheu-se trabalhar o conteúdo de acidez e basicidade, dado que um aquário precisa de todo um sistema específico para que os animais aquáticos sobrevivam. Outros pontos importantes selecionados para serem discutidos junto aos alunos foram o de toxidade da amônia e o uso do anti-cloro nos aquários. A partir desses assuntos, pensou-se na utilização de atividades experimentais investigativas de baixo custo para serem aplicadas. Pois na maioria das vezes, as aulas experimentais são dadas como uma receita de bolo (roteiro), e os alunos apenas seguem passos pré-determinados, mas não são questionados, e nem mesmo demostram raciocínio lógico. Montaram-se três kits, contendo em cada kit um tipo de teste (pH, amônia e cloro). Esse material foi escolhido por ser facilmente encontrado em loja para animais, além de serem produtos específicos para o tratamento do aquário, e também essenciais para a identificação de condições ideais para a sobrevivência dos peixes nos aquários. A atividade possuiu um caráter investigativo, pois os alunos seriam os responsáveis por avaliar a qualidade da água.

Resultado e discussão

As aulas experimentais são dadas como uma “receita de bolo” (roteiro), e os alunos apenas seguem passos pré-determinados, mas não são questionados, e nem mesmo demostram raciocínio lógico. Porém, no método investigativo podemos utilizar situações-problema e estimular os alunos a um posicionamento mais crítico, se questionando, pesquisando e interagindo com seus amigos para solucionar o problema proposto. (FERREIRA, 2010). Nesse sentido, a temática química do aquário buscou fugir dos padrões utilizados em sala de aula para atividades experimentais, e o aluno deixou de ser o protagonista para ser o autor principal do experimento. Desta forma, o experimento investigativo aguçou a curiosidade e o interesse pela atividade proposta. Observou-se que houve aprendizado significativo, pois o utilizou-se conhecimentos prévios dos alunos para a construção de um novo saber. (PELIZZARI et.al, 2002) . A realização desse projeto na disciplina de Pesquisa de Ensino de Química mostrou a importância da utilização de novas ferramentas e propostas metodológicas no ensino de química. Nota-se a importância do desenvolvimento do projeto a “Química do Aquário”, para a formação de um futuro professor, pois capacita o licenciando a ministrar aulas de forma contextualizada e interdisciplinar.

Conclusões

Como resultado principal desse projeto, destaca-se a importância de se trabalhar e conhecer diferentes metodologias utilizadas no ensino de química, contribuindo imensamente aos futuros professores de química, incentivando os mesmos a pesquisar, e produzir um projeto de pesquisa no ensino de química. A partir da temática “Química do Aquário” possibilitou a exploração dos assuntos da química com uma abordagem interdisciplinar e contextualizada, enfocando também a cidadania e o papel desses futuros técnicos na sociedade.

Agradecimentos

Ao IFRJ Ás professoras Vanessa de Souza Nogueira e Michele Rocha Castro.

Referências

FERREIRA, L.H.; HARTWIG, D.R.; OLIVEIRA, R.C.DE. Ensino Experimental de Química: Uma abordagem Investigativa Contextualizada. Revista Química Nova na Escola. Vol. 32. Nº2, p.101-106, MAIO, 2010.
PELLIZZARI, A.; KRIEGL, M.L.; BARON, M.P.; FINCK, N.T.L.; DOROCINSKI, S.I. TEORIA DA APRENDIZAFEM SIGNIFICATIVA SEGUNDO AUSUBEL. Revista PEC, Curitiba. Vol. 2. Nº 1, p.37-42, JULHO, 2002.
SILVA, L.C.da; OLIVEIRA, C.F.G.C.de; BARBOSA, P.M.de V.; FILHO, P.de B.S.; RIBEIRO, R.C.da S.; ARRUDA, R.R.de; ARAÚJO, W.W.P.de; DINIZ, F.B. QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO CONCEITOS ATRAVÉS DE AULAS TEMÁTICAS. IV ENPEC, SÃO PAULO, 2003.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul