A FORMAÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA COMO TEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA:A CONTEXTUALIZAÇÃO ATRAVÉS DA SAÚDE BUCAL

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Teixeira, L.L.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Barro, C.R.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Vale, M.F.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Guimaraes, D.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Terra, I.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

A prática desenvolvida teve como objetivo facilitar a aprendizagem de conteúdos de química abordados no 2° ano do ensino médio através da temática saúde bucal, e também de forma simples avaliar como anda a saúde bucal dos alunos. Para isso, foram mostradas animações sobre a formação cárie dentaria, realização de aulas dialogadas e construção de mapas mentais, como também foram entregues questionários e um teste para avaliação da saúde da boca, com isso observou-se que os alunos conseguiram assimilar e fixar de forma mais eficaz os conhecimentos transmitidos. Dessa forma, concluiu-se que utilizar interdisciplinaridade no ensino de química e abordar temas recorrentes no cotidiano dos alunos é uma ótima forma para facilitar aprendizagem.

Palavras chaves

Ensino de Química; Interdisciplinaridade; Saúde Bucal

Introdução

“A Química está presente em todos os aspectos da nossa vida: nos alimentos que ingerimos, nas roupas que vestimos, em nossos carros e computadores, nos perfumes e na nossa higiene” (BAIRD, 2006), Pois, ao abordar tema a formação da cárie dentaria conseguimos trabalhar com diversos conteúdos de químicas como: equilíbrio químico, compostos orgânicos e inorgânicos, ligações químicas e entre outros junto a conhecimentos biológicos e da saúde. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM, propõe para a disciplina de química ”uma renovação na “velha maneira” de ensinar Química, alertando para a necessidade de se trabalhar os conteúdos químicos relacionados com a realidade social dos alunos, de forma contextualizada” (BRASIL, 2002). Para, “contextualizar é necessário problematizar, investigar e interpretar fatos significativos na vida dos estudantes, de forma que os conhecimentos adquiridos auxiliem na compreensão e na resolução de problemas, desenvolvendo nos alunos competências e habilidades” (SILVA, 2003). Assim, o trabalho tem como objetivos facilitar aprendizagem de conteúdos química por intermédio da abordagem temática que neste caso é uma doença comum no meio dos alunos, objetiva também avaliar como anda a saúde bucal dos estudantes. A realização desta pesquisa justifica-se pela ineficácia do ensino de química na maioria das escolas públicas na cidade de Belém do Pará, pautado somente na mera transmissão e memorização de conteúdos e também por conta de doenças bucais ser um grave problema no país, segundo dados de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2009, “40% dos jovens , com idade entre 15 e 19 anos , já perderam pelo menos um dente devido ao surgimento de cáries”(BARBATO, e PERES, 2009).

Material e métodos

A pesquisa foi realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Justo Chermont localizada no município de Belém-PA, com 26 alunos da turma 2°ano do turno da tarde. Em um primeiro momento, os alunos responderam a um questionário com perguntas voltadas aos conhecimentos de química para sondagem de saberes prévios. No segundo momento, participaram de uma aula com a explanação de vídeos que demonstravam através de animações como ocorria o processo de formação da cárie, logo depois foram submetidos a um teste simples para diagnosticar saúde bucal da turma. No terceiro momento foi solicitado que os alunos construíssem mapas conceituas relacionando tudo aquilo que tinha aprendido durante atividade e novamente responderam um questionário com a finalidade de obter a opinião dos alunos em relação a prática e por último foi passado outro vídeo orientando sobre hábitos de higiene bucal.

Resultado e discussão

A coluna 1, demonstra os resultados adquiridos com aplicação do questionário inicial aonde se constatou que 87 % dos alunos não gostavam da disciplina de química e não compreendia a maioria os conteúdos ministrados em sala, que é uma realidade no ensino de química no contexto de escolas públicas. A coluna 2 , refere-se aos resultados obtidos no teste diagnostico mostrando que 93% dos alunos não possui uma boa saúde bucal, justificado tanto pela má frequência ao dentista como também por péssimos hábitos alimentares, já a coluna 3, apresenta o grau de coerência nos mapas mentais, aonde 95% conseguiram compreender o equilíbrio químico existente nos processos de mineralização e desmineralização e atribuir a causa do deslocamento do equilíbrio no processo de desmineralização aos ácidos produzidos pelas bactérias, confirmando deste modo que “ o processo de ensino e aprendizagem é favorecido quando os alunos conseguem relacionar os conteúdos em sala de aula com a realidade vivida fora dela(PAZINATO et al., 2010). Por fim, o questionário final demonstrou que a grande maioria dos alunos gostaram da prática desenvolvida.

RESULTADOS DA PESQUISA

A figura demonstra os resultados obtidos com aplicação dos questionários e a avaliação dos mapas mentais

Conclusões

De acordo com as análises realizadas, os resultados obtidos com os questionários aplicados e comparando o desempenho dos alunos antes e após a prática metodológica pode-se afirmar que, nesta pesquisa, o uso de temas que partem de uma problemática comum e de grande relevância social, se apresenta como excelente recurso didático no auxílio para aprendizagem de química e prevenção de problemas como os de saúde.

Agradecimentos

Referências

BAIRD, C. Chemistry in your life. 2. Ed. Nova Iorque: W. h. Freeman and Company Editora, 2006.
BARBATO, R. P.; PERES, A. M. Perdas dentárias em adolescentes brasileiros e fatores associados: estudo de base populacional. Revista de Saúde Pública ISSN 1518-8787. Vol.43. n.1: São Paulo fevereiro/2009.
BRASIL. Ministério da Educação(MEC), Secretaria de Educação (Semtec). PCN + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, (2002).
PANZINATO, M. S.; TREVISAN, M. C.; BRAIBANTE, M. E. F.; BRABIBANTE, H. T. A. A higiene bucal no contexto dos livros didáticos de química. Anais do 30° Encontro de debate sobre Ensino de Química. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2010.
SILVA, R. M. G. Contextualizando aprendizagens em Química na formação escolar. Química Nova na Escola, São Paulo, Número 18, 2003.

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