Importância do reforço escolar nas aulas de Química em uma Escola pública no município de Benjamin Constant-AM

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Ribeiro, B.J.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Lima, R.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Arcanjo, G.U. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Teixeira, C.L.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS) ; Brandão, E.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Silva, J.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Rengifo, E.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Almeida, A.M.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Chagas, F.C.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Araújo, T.V.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo

Uma das dificuldades encontradas pelos alunos é de compreender os conteúdos inclusos no ensino de química. Devido a isso, faz-se necessário que haja propostas ou situações de reforço que propiciem o andamento da melhoria do ensino. O presente trabalho objetiva verificar a importância das aulas de reforço da disciplina Química. A metodologia foi baseada na aplicação de questionários para 16 discentes de uma escola estadual, afim de analisar se o reforço obteve um resultado favorável para os alunos que possivelmente possuem dificuldades sobre os conteúdos abordados em sala de aula. Ao término da pesquisa, pode-se perceber a importância das aulas de reforço em química para os discentes, e como a realização das mesmas, auxiliou na melhoria no aprendizado desses alunos.

Palavras chaves

ENSINO; APRENDIZAGEM; MOTIVAÇÃO

Introdução

Uma das dificuldades encontradas pelos alunos é de compreender os conteúdos inclusos no ensino de Química, pois quando se fala nessa disciplina o primeiro pensamento é um emaranhado de cálculos e fórmulas. Devido a isso, faz-se necessário que haja propostas ou situações de reforço que propiciem o andamento da melhoria do ensino, sendo este essencial para que os alunos estejam motivados a ver a Química com bons olhos. De acordo com Lozenini (2012), o reforço escolar deve ser compreendido como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, um ato educativo que tem como objetivo consolidar, ampliar conhecimentos e enriquecer as experiências culturais e sociais dos alunos. Por essa razão, o presente trabalho objetiva verificar a importância das aulas de reforço da disciplina Química, ministrado pelos alunos do PIBID- Química para os alunos de ensino médio, conseguindo assim, ampliar os conhecimentos compartilhados desta ciência.

Material e métodos

A metodologia foi baseada na aplicação de questionários para 16 discentes de uma escola estadual, afim de analisar se os reforços das aulas na disciplina de Química oferecida com a parceria dos alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)-Química obtêm um resultado favorável para os alunos que possivelmente possuem dificuldades sobre os conteúdos abordados em sala de aula ministrados pelos professores nesta disciplina. O reforço escolar é ofertado para alunos das diferentes séries do ensino médio, apenas como um auxílio na aprendizagem dos discentes, não havendo normas ou alguma espécie de requisito para participar dessa ação. Os dados obtidos foram tabulados e analisados conforme as respostas apresentadas nos questionários.

Resultado e discussão

Quando perguntado aos discentes sobre se os mesmos indicariam a aula de reforço para outros alunos, todos responderam que sim, comentando as contribuições ao participarem dessas ações, como por exemplo, aumento das notas na disciplina em sala de aula, bem como do interesse em aprender cada vez mais. Ao ser questionado sobre a importância da aula de reforço os mesmos responderam que é essencial, pois contribui para a melhoria na disciplina de Química assim como aprofundou o conhecimento acerca dos processos químicos que ocorrem no seu dia a dia. Sobre a mudança em algo relacionado as aulas de reforço de Química 68,75% disseram que não mudariam nada, 12,5% sugeriram a inserção de mais atividades lúdicas e 18,75% recomendaram a realização de mais aulas práticas, o que resultaria em uma maior motivação por parte dos educandos em relação ao ensino de ciências. Em conformidade, Giordan (1999) considera que a experimentação desperta interesse entre os alunos, independentemente do nível de escolarização, uma vez que tem caráter motivador, lúdico, vinculado aos sentidos. Em decorrência disso, pode aumentar a capacidade de aprendizado. Em relação as principais dificuldades dos mesmos enfrentadas nas aulas do reforço escolar em Química, 31,25% disseram não compreender os cálculos e 39,5% disseram não lembrar dos conceitos, 12,5% relataram não sentir nenhum problema.

Conclusões

Ao término da pesquisa, pode-se perceber a importância das aulas de reforço em Química para os discentes das diferentes séries do ensino médio na referida escola, e como a realização das mesmas, auxiliou na melhoria no aprendizado desses alunos, acarretando em um maior interesse na busca de conhecimento dentro desta ciência. Conclui-se então, que o reforço escolar vem ser de extrema utilidade, na qual faz a diferença na vida de alunos que se proporcionam a ter esse apoio, para que compreendam conceitos complexos na Química.

Agradecimentos

Agradeço ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), bem como a escola Estadual Imaculada Conceição, por possibilitar a execução deste trabalh

Referências

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências, Química Nova na Escola. 10, 43-29, 1999.

LONZENINI, M. L. Reforço escolar: uma estratégia de política permanente para auxiliar o processo ensino aprendizagem no município de Foz do Iguaçu. 2012. 42f.Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização), Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Paraná, 2012.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul