O USO DO CAÇA PALAVRAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS MODELOS ATÔMICOS, COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT – AM.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Pissango Rodrigues, J.J. (UFAM) ; Cabrera Quiroz, M.Y.Y. (UFAM) ; Gonçalves de Lemos, R. (UFAM) ; Carvalho Alves, L. (UFAM) ; Gama dos Santos, G. (UFAM) ; Almeida de Souza, B. (UFAM) ; Urbano Acanjo, G. (UFAM) ; Ribeiro da Silva, J. (UFAM) ; Mirian Schiavon, A. (UFAM) ; da Silva Lomos, F.S. (UFAM)

Resumo

Este trabalho teve como proposta a aplicação de uma atividade lúdica envolvendo alunos do 1º ano do ensino médio do turno vespertino em uma escola pública no município de Benjamin Constant – AM. O ensino de Química na educação básica apresenta diversas dificuldades, como a falta de relacionar a disciplina com a realidade e o cotidiano dos alunos, consequentemente, este aspecto proporciona pouca aceitabilidade da disciplina por parte dos alunos. Esta atividade contou com a participação de 30 alunos por turma. Os conteúdos abordados, como possibilidade para o ensino de Química foram os modelos atômicos. Por meio deste trabalho realizado, percebemos a importância da utilização do lúdico, acompanhando a teoria e prática em sala de aula.

Palavras chaves

Ensino de Química; Lúdico; Modelos atômicos

Introdução

O ensino de Química na educação básica nos últimos quarenta anos, vem ganhando espaço por meio de publicações, livros, artigos, sites de pesquisa, encontros e debates sobre o ensino de Química. O numero de propostas para o ensino tem contribuído para despertar o interesse e melhorar o entendimento de modo a relacionar a disciplina com a realidade e o cotidiano dos alunos. Na região norte e no estado do Amazonas, estas propostas ainda são recentes, mas com o passar dos anos temos repensado como elaborar propostas de ensino de modo a ampliar ao contexto escolar do aluno. É importante ressaltar que o professor tem a grande responsabilidade de procurar metodologias que ajudem a reverter está problemática. É necessário trabalhar metodologias que estimulem o interesse, curiosidade e instiguem o pensamento crítico dos alunos. De acordo como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2002), nos diz como é importante a contextualização nas aulas de ciências de modo a estabelecer sentido no aprendizado e despertar o lado crítico do aluno. Santos et al (2004) apontam que para o ensino de química é necessário o envolvimento dos alunos nas aulas, de forma que possibilite um processo interativo entre professor-aluno. Neste contexto, propomos o caça palavras atividade lúdica, como ferramenta metodológica no ensino de química abordando o conteúdo de modelos atômicos. E como resultados, vimos o potencial desta atividade em ampliar o conhecimento escolar ao conhecimento científico.

Material e métodos

Esta atividade foi desenvolvida durante o estágio de regência em ciências: Biologia e Química, curso de licenciatura dupla, com os alunos do 1º ano das turmas 106º, 107º, 108º, 109º e 110º do turno vespertino na escola estadual Imaculada Conceição no município de Benjamin Constant - AM, participaram 30 alunos por turma, totalizado 150 alunos. Inicialmente os conteúdos abordados foram o modelo atômico de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Estas aulas teóricas foram expositivas auxiliando-se por meio dos seguintes recursos didáticos tais como: projetor, quadro, pincel, apagador e slides. Em seguida adaptou-se o conteúdo ao jogo didático caça palavras, para a confecção deste jogo usou-se notebook, impressora e papel A4. Cada aluno teve que identificar as 10 palavras que estavam presente no jogo didático, num tempo de 20 minutos. Para a avaliação da metodologia utilizada, os alunos responderam em cinco linhas o que acharam sobre o jogo didático aplicado em sala de aula.

Resultado e discussão

Na sala de aula é importante levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos a serem estudados, na escola onde se aplicou esta atividade os alunos foram questionados e quais seus entendimentos sobre modelos atômicos. Observamos que as cinco turmas trabalhadas tinham pouca informação ou nenhuma, relacionado ao conteúdo que seriam propostos. Também vale ressaltar a importância da relação professor formador, futuro professor e aluno na construção do conhecimento, de modo a envolver os alunos a ter um interesso pelas ciências. Muitas vezes, o desinteresse do aluno na escola é atribuído à falta de motivação, acarretada pela forma impositiva do professor ao repassar conteúdos, impingindo regras rígidas e tratando os assuntos de forma fria e distante. Porém, as pessoas não são iguais e para expor a elas o conhecimento, despertando-lhes o interesse pelo assunto a ser ensinado, é necessário usar uma linguagem mais atraente, aproximando-se o máximo possível da realidade de cada um, de modo a transformar os conteúdos em vivência (FIALHO, 2011). O quanto é importante ao futuro professor utilizar outras ferramentas que inovem o ensino, levando os alunos a serem tratados como sujeitos e não como objeto. Por outro lado na aplicação das aulas teóricas as turmas que mais participaram e interagiram foram 109 e 110 enquanto as turmas 106, 107 e 108 tiveram um desempenho menor. Possivelmente isto ocorre devido os alunos terem uma grande dificuldade em compreender e aprender quando se refere aos assuntos relacionados ao ensino de química. A aplicação do lúdico caça palavras proporcionou um interesse por parte dos alunos, onde tivemos resultados significativos, uma vez que todos tiveram alta aceitabilidade do jogo proposto.

Conclusões

Esta atividade contribuiu para repensar a utilização de propostas de ensino, e também, como os futuros professores podem inovar em suas práticas didáticas, contribuindo para um ensino que desperte no aluno interesse e amplie as possibilidades de compreensão dos conteúdos ministrados no ensino de Química. Por meio deste trabalho realizado, percebemos a importância da utilização do lúdico, acompanhando a teoria e prática em sala de aula. Proporcionando uma relação com o cotidiano escolar do aluno, o contexto local e o conhecimento científico na construção de novos saberes.

Agradecimentos

Ao Instituto de Natureza e Cultura – INC / UFAM e a Escola Estadual Imaculada Conceição.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília, 2002.
FIALHO, N. N. Jogos no Ensino de Química e Biologia – Cutitiba: Ibpex. 2007.
SANTOS, Daniel de O.; SANTANA, Rafael de Jesus; ANDRADE, Djalma; LIMA, Patrícia S. de. Experimentação: contribuições para o processo de ensino aprendizagem do conteúdo de Cinética Química. 30° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química: 2004.

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