Jogos lúdicos para auxiliar no ensino da química das drogas.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Lara Santos Sales, K. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; de Lima Barbosa, K. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Batista Nascimento, A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Oliveira Targino, K. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Almeida Farias, R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Carneiro Sousa, E. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Barbosa Pessoa, L.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Tavares Cavalcanti Liberato, M.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Gomes Batista, G. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)
Resumo
Os dados sobre os hábitos dos adolescentes brasileiros referentes ao consumo de drogas na adolescência são alarmantes (PeNSE, 2015). É nesse período que se aprendem hábitos que serão levados até a vida adulta. Como o ambiente escolar é visto pelos adolescentes como um meio de aprendizagem, os jogos educativos sobre drogas podem ser introduzidos nas escolas para tirar dúvidas, despertar e enriquecer a personalidade de cada aluno. Jogos lúdicos são vistos como uma maneira inesperada e dinâmica para alertar e enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a Química e as consequências do uso das drogas.
Palavras chaves
Jogos; Adolescência; Drogas
Introdução
Abordar a Química no cotidiano atualmente vem com o grande objetivo de despertar o interesse dos alunos por essa área. Isto deve ocorrer através de experimentos e jogos que mostrem na prática os conceitos da ciência (CUNHA; LIBERATO; VERAS, 2006). O jogo desenvolve as habilidades dos alunos, desperta a curiosidade em busca do conhecimento sobre assuntos do cotidiano porém, nem sempre são utilizados no ambiente escolar. O jogo educativo tem como objetivo repassar aos alunos conhecimentos sobre vários assuntos entre os quais o uso das drogas, os efeitos químicos no organismo ajudando na conscientização contra o consumo de drogas de abuso. O jogo é uma estratégia para que os alunos possam usar a Química como disciplina de estudo e ao mesmo tempo apreender sobre o assunto drogas de abuso.
Material e métodos
O jogo que se chama “Fuja das drogas” exige duas ou mais pessoas divididas em times. Um jogador representará sua equipe no tabuleiro. O jogador inicia jogando os dados feitos com palito de picolé, que indicarão quantos passos cada time avançará. Ao avançar, o jogador somente poderá permanecer na casa escolhida caso acerte a questão, se não, retornara para o ponto anterior em que se localizava. Cada equipe terá três chances para responder a questão selecionada. Fazendo assim com que os alunos pensem e instiguem o raciocínio sobre as fórmulas, nomenclaturas e efeitos das drogas. A estrutura do tabuleiro, dos dados do jogo e das peças do tabuleiro são feitas com material resistente e cada extremidade contém uma ilustração sobre algum tipo de droga, onde se encontra a dificuldade do jogo. O jogo foi criado com o objetivo de que os jogadores cheguem ao final, com um grande conhecimento sobre o assunto, começando com a distribuição das matérias, esclarecimento sobre regras, temática, etc.. Não possui tempo estimado para a finalização do jogo, já que o objetivo é possibilitar chegar ao término propiciando aos alunos um conhecimento sobre os efeitos químicos e as drogas em geral.
Resultado e discussão
O objetivo desse jogo era transmitir aos alunos um conhecimento sobre os
efeitos químicos das drogas no organismo e ajudar na conscientização contra o
consumo. O jogo foi aplicado em um grupo de graduandos do curso de graduação
em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os alunos, de acordo com
a grandeza de informações adquiridas, sobre drogas e seus efeitos no
organismo, concluíram a grande importância do jogo, obtendo um resultado
excelente para ensinar de forma diferente e lúdica. Os mesmos relataram que
foi uma forma muito divertida, diferente e simples de aprender e absorver o
conteúdo de orgânica e bioquímica, através das fórmulas, figuras das moléculas
e efeitos. Em seguida, foi feito um debate e os alunos estavam cientes do que
afirmavam sobre o assunto, alguns ainda explicavam de formas diferentes para
aqueles que tinham um pouco de dificuldade de aprendizado. Podendo assim, ser
aplicado em escolas de ensino fundamental II e ensino médio para a melhor
compreensão e fixação dos alunos.
Conclusões
Com a elaboração e aplicação do jogo, observou-se que os alunos tiveram uma grande participação, contribuindo para sua aprendizagem e crescimento intelectual, tendo em vista a conscientização para o não uso de qualquer tipo de drogas.
Agradecimentos
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Referências
CUNHA, A. P; LIBERATO, M. C. T. C.; VERAS, A. O. M. Aprenda Química Brincando/ SEDUC. Fortaleza: SEDUC, 2006. 88p. vol.1.
PeNSE - Pesquisa Nacional de Saúde Escolar - 2015. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97870.pdf. Acesso em: 08 ago. 2017.