PILHAS E BATERIAS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O DESCARTE DO LIXO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT– AM
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Almeida, A.M.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Araújo, T.V.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Teixeira, C.L.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS) ; Ribeiro, B.J.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Arcanjo, G.U. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Lima, R.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Lomas, F.S.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Brandão, E.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Almeida, W.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) ; Silva, J.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)
Resumo
Com o passar dos anos, o consumo de aparelhos que necessitam de pilhas e baterias aumentou de uma maneira extrema e com isso trouxe uma preocupação quanto ao descarte desses pequenos objetos que tem uma composição química que ameaça o meio ambiente e a saúde da população. O presente trabalho teve como objetivo conhecer os modos de descarte do Lixo Especial (pilhas e baterias) a partir da percepção de alunos do ensino médio, na qual aplicou- se um questionário com quatro perguntas abertas sobre o tema abordado. Percebeu-se que os alunos mesmo obtendo conhecimento sobre o descarte correto desses resíduos, adotam uma maneira errada de realizá-lo. Com isso, mostra-se a importância de tratar de assuntos que abrangem a seriedade de composições químicas presentes no cotidiano.
Palavras chaves
Lixo Especial; Descarte; Meio Ambiente
Introdução
Atualmente o consumo excessivo de pilhas e baterias (lixos especiais) na comunidade capitalista está se agravando. Com o advento da globalização, a produção de aparelhos eletrônicos que utilizam como fonte de energia as pilhas e baterias, preocupam os ambientalistas conforme sua destinação, requerendo um modo especial, no que concerne o descarte adequado deste tipo de resíduo. Conforme Cabral (2014), “quando as pilhas e baterias são descartadas corretamente, em pontos de coleta autorizados, elas são encaminhadas para destinação adequada”. Essa prática reduz a possibilidade de contaminação e posteriores problemas causados pela disseminação das substâncias tóxicas presentes nas pilhas e baterias. Estas tem uma composição altamente pesada, na qual podemos citar o Cádmio, Chumbo e principalmente o Mercúrio, sendo este muito prejudicial ao ambiente natural e a saúde, podendo ocasionar disfunções em alguns sistemas do corpo humano e atraindo lesões graves. Em razão disso, é importante que a sociedade crie um comprometimento no que diz respeito a conservação do meio ambiente e com a própria saúde, descartando esses resíduos com compostos químicos de maneira correta. Dessa forma o presente estudo teve como objetivo conhecer os modos de descarte do Lixo Especial (pilhas e baterias) a partir da percepção de alunos do ensino médio, buscando entender seus pontos de vista sobre o tema pesquisado.
Material e métodos
A pesquisa foi realizada em uma escola Pública de Ensino Básico no município de Benjamin Constant – AM, com uma turma do 3º ano do Ensino Médio. A princípio aplicou-se um questionário estruturado contendo quatro perguntas abertas, sobre o entendimento dos alunos acerca do tema, como é demonstrado: 1- O que você entende sobre lixo especial (Pilhas e Baterias)?; 2- Como você acha que deve ser descartado as Pilhas e Baterias?; 3- Na sua opinião qual o impacto do descarte errado de Pilhas e Baterias no Meio Ambiente?; 4- Qual o modo descarte que você utiliza? A pesquisa realizada foi uma pesquisa de campo do tipo exploratória, pois estabelece critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses (Cervo e Silva, 2006). O método utilizado para auxiliar na descrição dos resultados alcançados foram Qualitativo e Quantitativo, tendo em vista que Serapioni (2000) enfatiza, que “métodos qualitativos abrange fenomenologia com compreensão e os métodos quantitativos um positivismo lógico”. Com isto, organizou-se os dados e analisou-os.
Resultado e discussão
Ao analisar o questionário aplicado com os alunos presentes, verificou-se na
primeira questão que a maioria dos discentes possuem conhecimento prévio
sobre o assunto em relação ao descarte dos resíduos (pilhas e baterias),
pois 62% destes responderam que esse tipo de resíduo, requer mais atenção e
cuidado por ser tóxico e prejudicial, 15% descreveram que o mesmo pode ser
reutilizado e 23% dos alunos não souberam responder. Segundo Nogueira (Em
prelo), o melhor mesmo é descartar todas as pilhas esgotadas em locais
apropriados para que sejam destinadas aos locais corretos para reciclagem.
Em relação à segunda questão, 62% citaram que esse tipo de lixo especial
deve ser segregado de outros resíduos, em um ambiente adequado, onde não
possa vir a contaminar o meio ambiente, 23% responderam que não deve ser
descartado e sim reciclado, entretanto apenas 8% mencionaram que se deve
retornar para o fabricante e 7% não souberam responder. Como visto, a
maneira correta é retornar ao fabricante, sendo descartado em seu destino
apropriado. Na terceira questão 85% dos alunos citaram que o descarte
incorreto das pilhas e baterias no meio ambiente, causam impactos
ambientais, prejudiciais ao ambiente natural, e 15% não souberam descrever a
respeito. Sobre o modo de descarte que os alunos adotam, verificou-se, que
77% descartam em lixeiras, enquanto 23% utilizam outras maneiras como:
enterrando, reciclando e guardando em um recipiente em casa. Pode-se
constatar uma contradição nas respostas dos discentes, pois os mesmos tem
conhecimento que esse lixo especial é prejudicial e contaminam e trazem
danos graves tanto para o meio ambiente quanto para a própria saúde,
lembrando que este tipo de resíduo é composto por um metal pesado altamente
tóxico (mercúrio).
Conclusões
Com a realização da pesquisa, foi possível analisar e conhecer a percepção dos alunos em relação ao descarte dos resíduos especiais (pilhas e baterias), com isto foi possível observar a importância de abordar temas que abrangem assuntos de química, na qual está presente no dia a dia dos alunos e que são de extrema seriedade para a saúde e meio ambiente. Portanto, conclui-se que é formidável que os discentes compreendam a gravidade de saber lidar com materiais de risco, como o Mercúrio presente nesses resíduos e ter ciência do malefício dos mesmos.
Agradecimentos
Agradeço a escola pelo espaço cedido para a realização da pesquisa, aos alunos que participaram do trabalho e aos professores orientadores que propuseram o auxílio.
Referências
CABRAL, U. Uso e descarte correto de pilhas e baterias: Uma campanha para conscientização ambiental. Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 2014
CERVO, A. L.; SILVA, R. Metodologia científica. 6ª Ed. São Paulo: Pearson, 2006.
NOGUEIRA, D. PILHAS E BATERIAS DESCARTE CORRETO E RECICLAGEM. (Em prelo)
SERAPIONI, M. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 2000.