MELHORIA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA COM JOGOS LÚDICOS EM SALA DE AULA.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Moura, A.V. (UNIFESSPA) ; de Jesus Pantoja da Gama, V. (UNIFESSPA) ; S Silva, S. (UNIFESSPA)
Resumo
Com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de iniciação a docência -PIBID, alunos bolsistas do curso de licenciatura em Química da UNIFESSPA vem desenvolvendo atividades práticas em escolas públicas através de técnicas inovadoras. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Dr. Gaspar Vianna, cidade de Marabá-PA, tendo como público alvo alunos do 3° ano do ensino médio. Uma dupla de discentes bolsistas, com o conteúdo referente à química orgânica, onde em uma turma é aplicada o jogo lúdico e a outra é feito somente a observação, atuando como comparativo.
Palavras chaves
Ensino; química; experimento
Introdução
Todo ser humano pode beneficiar-se de brincadeiras, tanto pelo aspecto lúdico, de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem (MALUF,2004). E com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência (PIBID), os alunos bolsistas do curso de licenciatura em Química da Unifesspa, com a contribuição dos coordenadores do projeto, vem desenvolvendo brincadeiras educativas em escola pública de ensino médio que incentivam a busca pelo conhecimento e interesse em aprender mais pela competitividade que os jogos proporcionam, que além de promover a formação e treinamento dos discentes do curso de química para atuarem em sala de aula, atuem também como instrumento de formação dos alunos do ensino médio através de técnicas inovadoras.
Material e métodos
O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Dr. Gaspar Vianna, cidade de Marabá-PA, tendo como público alvo alunos do 3° ano do ensino médio. Uma dupla de discentes bolsistas, com o conteúdo referentes a química orgânica, onde em uma turma é aplicada o jogo lúdico e a outra é feito a observação, atuando como comparativo. Nas aulas práticas que foram ministradas para ambas as turmas (3° ano A e 3° ano B), foi repassado primeiramente, as turmas, a introdução de química orgânica, funções orgânicas e suas nomenclaturas. O jogo da trilha da química orgânica, consiste em uma trilha onde os alunos jogam o dado para andar as casas até chegar ao fim, em cada casa há armadilhas (como volte ao início ou volte casas), existe prêmios (para avançar casas) e perguntas referentes a química orgânica onde o aluno deve responder corretamente para jogar novamente, caso ele erre, ele fica na casa que ele está. Verificou-se o resultado da proposta, através da aplicação de questionários em ambas as turmas (3°A e 3°B).
Resultado e discussão
Após a correção dos questionários referente aos conteúdos trabalhados, foi
possível perceber que a turma em que foi aplicada o jogo apresentou um
rendimento melhor em comparação as turmas que é desenvolvido somente a aula
teórica, isso pôde ser comprovado, quantitativamente através das notas e
qualitativamente pelo envolvimento da turma com a aula aplicada, assimilação
do conteúdo e comprometimento com o professor em relação as aulas.
Final de aula animado com o desenvolvimento dos jogos lúdicos.
Conclusões
Os resultados mostram que houve melhoria no ensino de Química após a aplicação da proposta. Isto é evidenciado pelo aumento de desempenho (maior nota), maior interesse, participação e empenho dos alunos nas atividades.
Agradecimentos
Somos gratos a Unifesspa, ao programa PIBID e aos coordenadores desse projeto.
Referências
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028 – 2004.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MELO,C. M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do
conhecimento. Informação filosófica. V.2 nº1 2005 p. 128 – 137.
SANTANA, Eliana Moraes de – A influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos.
Universidade de São Paulo, Instituto de Física – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de
Ciências – 2006.