MELHORIA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA COM JOGOS LÚDICOS EM SALA DE AULA.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Moura, A.V. (UNIFESSPA) ; de Jesus Pantoja da Gama, V. (UNIFESSPA) ; S Silva, S. (UNIFESSPA)

Resumo

Com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de iniciação a docência -PIBID, alunos bolsistas do curso de licenciatura em Química da UNIFESSPA vem desenvolvendo atividades práticas em escolas públicas através de técnicas inovadoras. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Dr. Gaspar Vianna, cidade de Marabá-PA, tendo como público alvo alunos do 3° ano do ensino médio. Uma dupla de discentes bolsistas, com o conteúdo referente à química orgânica, onde em uma turma é aplicada o jogo lúdico e a outra é feito somente a observação, atuando como comparativo.

Palavras chaves

Ensino; química; experimento

Introdução

Todo ser humano pode beneficiar-se de brincadeiras, tanto pelo aspecto lúdico, de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem (MALUF,2004). E com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência (PIBID), os alunos bolsistas do curso de licenciatura em Química da Unifesspa, com a contribuição dos coordenadores do projeto, vem desenvolvendo brincadeiras educativas em escola pública de ensino médio que incentivam a busca pelo conhecimento e interesse em aprender mais pela competitividade que os jogos proporcionam, que além de promover a formação e treinamento dos discentes do curso de química para atuarem em sala de aula, atuem também como instrumento de formação dos alunos do ensino médio através de técnicas inovadoras.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Dr. Gaspar Vianna, cidade de Marabá-PA, tendo como público alvo alunos do 3° ano do ensino médio. Uma dupla de discentes bolsistas, com o conteúdo referentes a química orgânica, onde em uma turma é aplicada o jogo lúdico e a outra é feito a observação, atuando como comparativo. Nas aulas práticas que foram ministradas para ambas as turmas (3° ano A e 3° ano B), foi repassado primeiramente, as turmas, a introdução de química orgânica, funções orgânicas e suas nomenclaturas. O jogo da trilha da química orgânica, consiste em uma trilha onde os alunos jogam o dado para andar as casas até chegar ao fim, em cada casa há armadilhas (como volte ao início ou volte casas), existe prêmios (para avançar casas) e perguntas referentes a química orgânica onde o aluno deve responder corretamente para jogar novamente, caso ele erre, ele fica na casa que ele está. Verificou-se o resultado da proposta, através da aplicação de questionários em ambas as turmas (3°A e 3°B).

Resultado e discussão

Após a correção dos questionários referente aos conteúdos trabalhados, foi possível perceber que a turma em que foi aplicada o jogo apresentou um rendimento melhor em comparação as turmas que é desenvolvido somente a aula teórica, isso pôde ser comprovado, quantitativamente através das notas e qualitativamente pelo envolvimento da turma com a aula aplicada, assimilação do conteúdo e comprometimento com o professor em relação as aulas.

Turma do 3° ano

Final de aula animado com o desenvolvimento dos jogos lúdicos.

Conclusões

Os resultados mostram que houve melhoria no ensino de Química após a aplicação da proposta. Isto é evidenciado pelo aumento de desempenho (maior nota), maior interesse, participação e empenho dos alunos nas atividades.

Agradecimentos

Somos gratos a Unifesspa, ao programa PIBID e aos coordenadores desse projeto.

Referências

CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028 – 2004.


KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.


MELO,C. M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do
conhecimento. Informação filosófica. V.2 nº1 2005 p. 128 – 137.


SANTANA, Eliana Moraes de – A influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos.
Universidade de São Paulo, Instituto de Física – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de
Ciências – 2006.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul