A UTILIZAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA COMO NOVA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA REGIÃO DO BAIXO PARNAÍBA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Azevedo, L.C.M. (UFMA) ; Santos, A.C.L. (UEL) ; Corrêa, S.V. (UEL) ; Luz, D.A. (UFMA) ; Luz, J.S. (CE CANDIDO MENDES)
Resumo
Abordagem sobre a utilização de métodos que criem possibilidades para o desenvolvimento da relação aluno-professor e ensino-aprendizagem. Para que isso ocorra foi utilizada cartilhas educativas como alternativa para uma nova metodologia no ensino de ciências na Região do Baixo Parnaíba. Essa metodologia possibilita o aluno construir um conhecimento através de atividades voltadas ao cotidiano, incentivando-o a aprender com maior facilidade as disciplinas escolares. Utilizou-se como forma de avaliação uma palavra cruzada referente a cartilha para se obter os resultados.O processo de aprendizagem dos alunos foi bastante construtivo, pois esta metodologia implicou em incentiva-los a produzir um conhecimento através da interação aluno/comunidade.
Palavras chaves
Cartilha educativa; Novas metodologias; Ensino
Introdução
A formação do educador tem sido uma temática que assume centralidade no desenvolvimento de estudos e pesquisas na área educacional.Aprender faz parte do mundo. Podem-se desenvolver meios que socializam com facilidade esse aprendizado através de métodos de ensino. Sistematizar um material alternativo significa reorganizar a prática pedagógica desempenhada pelo professor, devendo absorver o lúdico, a utilização de materiais como a cartilha ilustrada e adaptada ao cotidiano do aluno como instrumento principal para o desenvolvimento do ensino. Essas atividades desenvolveram melhorias de ensino tanto psicológico, intelectual, emocional e social nos jovens, por isso deve-se abrir espaço para que sejam desenvolvidas em sala de aula. Através da cartilha, dos desenhos e do conteúdo didático, desenvolve-se a criatividade, a capacidade de associar, além destas razões, torna-se as aulas mais atraentes para os alunos, através dessas praticas o professor poderá desenvolver diversos conteúdos, gerando interação entre as matérias. Este trabalho tem como objetivo desenvolver materiais didáticos atrativos, através da criação de cartilhas educativas, que incentivem os alunos do ensino fundamental de escolas públicas da Região do Baixo Parnaíba, a fim de criar aulas mais dinâmicas e interessantes para os alunos, fazendo com que os mesmos absorvam conhecimento de maneira construtiva para sua formação (BRUM e SCHUHMACHER, 2014; CARVALHO, BATISTA e RIBEIRO, 2007).
Material e métodos
Este trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa. Isto porque, a abordagem qualitativa oferece condições para compreender melhor a multiplicidade dos saberes escolares através do contato com as situações investigadas. Para isto, foi realizado inicialmente estudos sobre os temas abordados “Doenças vinculadas a água” e “Sustentabilidade Ambiental” em pesquisas na internet e livros juntamente com o contexto social do aluno. Sabe-se que a cartilha desperta a curiosidade do aluno quando é bem desenvolvida e de fácil entendimento dos conteúdos, favorecendo o envolvimento do aluno nas aulas de ciências (ROSA, 2012). Foram desenvolvidas atividades em sala de aula, inicialmente com uma aula didática sobre os temas e em seguida, aplicada as cartilhas educativas para os discentes. Como forma de avaliação foi realizada uma atividade de palavra cruzada, que contem resolução fácil, e instiga o conhecimento do aluno, fixando os conceitos da atividade. Bem como debates e orientações sobre os respectivos temas, onde os alunos expuseram suas experiências em relação ao meio ambiente e como eles contribuem para a preservação do rio Burití em seu município.
Resultado e discussão
Foram criadas duas cartilhas educativas a partir do uso de anime, como
possibilidade do professor explorar sobre respectivos assuntos escolares
permitindo a ser ativo no seu meio social. Uma cartilha adotou o Personagem
“Chico Bento” de Mauricio de Sousa e adaptou para informar sobre doenças
vinculadas a água. O fato de ser um personagem da roça, ser criança e andar
sempre descalço o torna mais vulnerável a doenças.A orientação por meio da
cartilha com o personagem ajuda os alunos a se identificarem com a sua
realidade, quando brincam descalço com os colegas, ao não tomarem os devidos
cuidados em lavar as mãos antes de se alimentarem, entre outros.
Na segunda, utilizou-se de anime para desenvolver o tema “sustentabilidade
ambiental”. A criação do personagem Zé Burití é baseada na vida de pessoas
que moram no Município de São Bernardo - MA. O personagem é ribeirinho,
pescador que mora as margens do rio Burití. Este trabalho tem como
finalidade informar sobre a preservação do meio ambiente, principalmente a
preservação do rio localizado na Cidade, orientando sobre os riscos da
poluição e os cuidados que devem ser tomados para conservar o rio limpo. O
objetivo é inserir o meio social do aluno para que ele se identifique com o
conteúdo e aprenda a importância em reciclar, em conservar o meio ambiente e
apontar meios que contribuam para a preservação da natureza, bem como, os
impactos que a poluição traz para o planeta. Os resultados superaram as
expectativas. Os alunos despertaram para a conscientização, pois se
mostraram motivados e interessados, promoveram a reflexão e o debate sobre a
realidade que os cerca, favorecendo a integração do conhecimento cientifico
com o cotidiano do aluno. Este trabalho permitiu ao aluno entender os
problemas e buscar conhecimento.
Cartilha Chico Bento
Cartilha Zé Burití
Conclusões
Conclui-se que a utilização de cartilhas educativas como uma metodologia no ensino de ciências, visa o desenvolvimento social com qualidade, objetivando sempre transmitir conteúdos adequados para a formação de cidadãos construtivos para o planeta, desempenhando um trabalho fundamental de aprendizagem nas escolas da Região do Baixo Parnaíba, provocando pelas ilustrações a necessidade de conhecer mais o ambiente em que se vive, valendo ressaltar os benefícios que envolvem reações de emoções através da criatividade e aprendizagem.
Agradecimentos
UFMA, PIBID
Referências
BRUM, W. P.; SCHUHMACHER, E. O tema solo no ensino fundamental: concepções alternativas dos estudantes sobre as implicações de sustentabilidade. Experiências em ensino, v.9, n.1, p.50-61, 2014.
CARVALHO, H. W. P.; BATISTA, A. P. L.; RIBEIRO, C. M. Ensino e aprendizado de química na perspectiva dinâmico- interativa. Experiências em ensino, v.2, n.3, p.34-47, 2007.
ROSA, D. L. Aplicação de metodologias alternativas para uma aprendizagem significativa no ensino de ciências. 2012. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino na Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, ES, 2012.