Literatura e Arte permeando o ensino de Química

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Kafer, G. (UNIFRA/IFFAR) ; Wyrepkowski, C. (IFFAR) ; Marques, M. (IFFAR) ; Reis, R.C.N. (IFFAR)

Resumo

Este trabalho objetivou investigar a influência da literatura e arte nos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos químicos do ensino médio. Para isso, propôs-se a leitura do livro “Os botões de Napoleão – as 17 moléculas que mudaram a história”, pelos estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto. Associado a leitura, foi proposto a criação de uma atividade teatral, criação de história em quadrinho, curta metragem pelos alunos como forma de fechamento da investigação, avaliação da experiência vivenciada e o valor da interdisciplinaridade no ensino de química. Os estudantes participaram ativamente de todas as etapas do projeto e desenvolveram várias atividades para representar as histórias e fazer as relações destas com a química.

Palavras chaves

Ensino aprendizagem; Química; Literatura

Introdução

Os livros deveriam fazer parte da vida das pessoas não apenas no período escolar mas acompanhá-las sempre. Afinal, com eles, aprende-se cultura, exercita-se a imaginação e expande-se o vocabulário. Outra vantagem da leitura é a melhora na produção escrita. Observa-se que grande parte dos estudantes não possui o hábito da leitura, o que pode ser causado por diversos fatores, tais como desinteresse, desmotivação, não ter adquirido o hábito na infância, problemas sócio econômicos e culturais, além de outros. Nesse sentido, enfatiza que quanto mais o indivíduo ler, mais tem possibilidade de descobrir o tamanho do mundo e mais terá o desejo de conquistá-lo (FREIRE,1982). Segundo o autor, se um mesmo texto for lido por várias pessoas, cada uma terá lido o texto à sua maneira, de acordo com a sua visão de mundo, graças aos outros textos que já estão escritos em nós mesmos. Os livros que relacionam acontecimentos históricos com conteúdos de outras disciplinas, trazendo a interdisciplinaridade à tona, proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, facilitando a proximidade do aluno com o conteúdo. Dessa forma, objetivou-se proporcionar ao aluno oportunidade de ampliar seu horizonte de conhecimentos, através da prática da leitura, incitando a criatividade e o trabalho em grupo e estimulando a discussão de conteúdos estudados, relacionando-os ao meio em que estão inseridos e à sociedade em geral. Além disso, buscou-se verificar a eficácia da utilização da literatura como um recurso didático motivador e os efeitos positivos que os textos literários produzem no aprendizado, propondo a elaboração de apresentações na forma de peça de teatro, esquete, filme curta-metragem, quadrinho, charge

Material e métodos

A atividade foi desenvolvida pelo grupo de professores de Química do Campus Santo Augusto durante o primeiro semestre letivo do ano de 2017. Participaram todos os estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, quais são: Técnico em Informática, Agropecuária, Administração e Alimentos. Em cada turma, foi proposto a apresentação de capítulos do livro Os Botões de Napoleão – As 17 moléculas que mudaram a história - na forma de esquete, teatro, curta-metragem, quadrinhos, charges ou outras formas de apresentação. Cada turma foi dividida em 5 a 6 grupos (dependendo do número de alunos). O livro digital, foi disponibilizado no e-mail de todas as turmas, no formato pdf. Os estudantes leram o livro e ficaram responsáveis pela criação e organização das apresentações. Os grupos reuniram-se semanalmente, sob a supervisão do professor, no decorrer do primeiro semestre, em salas de aula, laboratórios de informática e laboratórios de Química e Biologia da instituição para organizarem as apresentações. Estas, aconteceram ao final do primeiro semestre durante as aulas de química e foram avaliadas pelos docentes, levando em consideração a coerência com as histórias abordadas pelo livro e correlação com os conceitos e conteúdos trabalhados na disciplina de Química.

Resultado e discussão

Os resultados mostram que é possível utilizar metodologias alternativas de ensino mais atraentes como as atividades cênicas e voltadas às artes, umas vez que as mesmas se apresentam como possibilidades para a melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem. Observa-se que de um modo geral, a ideia da utilização de atividades cênicas com os estudantes teve grande mérito e alcançou os objetivos propostos. Como pode ser visto na Figura 1, os estudantes utilizaram várias formas de representar os capítulos do livro, seja por meio de apresentação teatral, história em quadrinho, apresentação em forma de jornal, videos interativos, curta metragens entre outros. Em praticamente todas as turmas houve uma interação máxima por parte dos estudantes. Esse comprometimento foi de fundamental importância para que a atividade tivesse êxito, resultando em vários dias de apresentação nos quais todos os colegas sairam satisfeitos com o espetáculo apresentado e como os estudantes conseguiram transmitir a mensagem principal de cada capítulo da história. Acredita-se dessa forma, que atividades dessa natureza podem ser usadas como uma ferramenta útil para motivar os alunos das escolas de nível básico a gostarem de química, tendo-se comprovado que trabalhar aliando literatura e artes às ciências químicas, propicia resultados satisfatórios quando se deseja levar novidades e fazer do inesperado, algo com que se possa contar de diversos modos, visando complementar assim o ensino de química. O uso de novas metodologias de ensino que levam ao aluno o conhecimento de forma lúdica tem facilitado os processos de ensino e de aprendizagem e despertado maior interesse pela disciplina(SANTOS et al. 2011).

Figura 1:

Desenvolvimento e presentação das atividades desenvolvidas pelos estudantes.

Conclusões

Os resultados obtidos apontaram que propostas que envolvam e despertem a criatividade dos estudantes são uma estratégia complementar eficiente no processo de ensino e aprendizagem. A aquisição e apropriação do conhecimento associada ao lúdico, disciplinar e corporativo permitem uma maior interação, motivação e dinamismo às aulas de Química. Contudo, essa atividade metodológica diferenciada de ensino, não deve constituir-se a única e sim mais uma, dentre várias maneiras de tornar os alunos agentes ativos na construção do seu próprio saber.

Agradecimentos

Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto; Alunos de todos os cursos técnicos.

Referências

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 1982. 62p.

SANTOS, Ane Gabriela Dias, FALCONIERI, Antônio Gautier Farias, DI SOUZA, Luiz, BATALHA, Ravana Rany Marques. Teatro Químico: Dez anos do grupo Fanáticos da Química com ensino lúdico. Mossoró, RN: Fundação Vingt-um Rosado, 2011.

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