O ensino de Química na Educação Profissional: Uma perspectiva sobre o curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho ofertado em um campus do Instituto Federal da Bahia

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Cunha da Silva Rodrigues, R. (IFBA- CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA) ; Eugênia Meira Amorim, G. (IFBA- CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA) ; Souza Moreira, M. (IFBA- CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA)

Resumo

O trabalho aborda as metodologias identificadas e aplicadas nas aulas de Química realizadas no curso Técnico de Nível Médio em Segurança do Trabalho ofertado em um campus do Instituto Federal da Bahia. As informações foram levantadas por meio da aplicação de um questionário, a partir disto, procura- se verificar se as estratégias metodológicas adotadas pelo docente corroboram ou não para o estabelecimento da correlação dos conteúdos ministrados à aplicação da Química na área de atuação dos estudantes do curso Técnico de Segurança do Trabalho.

Palavras chaves

Educação Profissional; Química Aplicada; Metodologia de Ensino

Introdução

O ensino de Química ministrado nas instituições de ensino busca estabelecer um diálogo entre a vivência dos alunos com os conteúdos trabalhados, preparando-os para os desafios futuros, ou seja, possibilitando o aprimoramento em outros níveis e modalidades da educação que traga o componente curricular como estudo relevante. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96 (BRASIL, 1996), a Educação Profissional Técnica de nível médio pode ser realizada na forma integrada, que articula a formação profissional com o ensino médio regular ou na forma subsequente, que são os cursos destinados àqueles que já concluíram o ensino médio. No campus do IFBA que foi o lócus do nosso estudo, na forma integrada são ofertados quatro cursos nos turnos matutino e vespertino, com duração de quatro anos; enquanto que os cursos subsequentes são ofertados no noturno e compostos por quatro módulos, cada um com duração de um semestre, perfazendo, assim, uma duração mínima de dois anos. Segundo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o curso Técnico em Segurança do Trabalho estabelece como objetivo formar profissionais atuantes na área industrial e de serviços, capazes de se adaptarem as variadas inovações tecnológicas (IFBA, 2009). A Química aparece como componente curricular no Módulo III, identificado como Química Aplicada, dando ênfase na abordagem do conteúdo consoante ao curso ministrado, em alguns casos, aliando a teoria com a prática para melhor entendimento. Assim, é importante verificar a relevância e contribuição dos conceitos e conhecimentos da Química para a formação do indivíduo enquanto estudante deste curso e como tais saberes podem ser aplicados no exercício da profissão, além disso, conhecer a realidade da atuação de um professor de Química dentro desta modalidade de ensino.

Material e métodos

Segundo Ciavatta e Ramos (2011), a dimensão do trabalho é apresentada como princípio educativo na educação básica, dessa forma na educação profissional ela está vinculada ao ensino médio, a obtenção de uma profissão e inserção no mercado de trabalho, o que, de certa forma, se tornaria mais atrativo aos estudantes. Além disso, os cursos técnicos devem articular educação, ciência e cultura, sendo assim, para confrontar e identificar a aplicabilidade e a inserção dos conhecimentos de Química se procedeu à aplicação de um questionário misto contendo 16 itens, o público alvo envolveu duas turmas do curso de Segurança do Trabalho que já haviam cursado o componente curricular de Química Aplicada, sendo uma turma do Módulo III (ora em curso) e a outra do Módulo IV, no qual já haviam sido ministrados e concluídos com êxito tais estudos. Este instrumento avaliou os saberes dentro do percurso formativo no curso como também emanou uma avaliação do professor por parte dos discentes, enfatizando a didática e a metodologia empregadas e como o referido professor demonstrava tal ciência dentro da área de atuação deste curso.

Resultado e discussão

As turmas nas quais foi aplicado o questionário possuem, em cada, 15 alunos. No dia da aplicação, estavam presentes 53,3% alunos do Módulo III e 60% do Módulo IV. Caracterizando as turmas, a primeira possui como média de idade 31 a 32 anos, sendo que 40% trabalham já na segunda a faixa etária é de 28 a 29 anos, com 6,7% de estudantes que não trabalham. Ao discorrer sobre o interesse em aprender tal ciência, notou-se uma diferença entre as turmas, no Módulo III metade dos alunos se interessa em aprender Química, e ambos ratificam que é importante o entendimento do referido estudo em sua atuação. No Módulo IV, 53,3% dos estudantes, não veem importância nesta área do conhecimento, destarte justificam isto devido à experiência que tiveram durante o componente curricular ofertado, criticando o trabalho realizado com a classe. Pode-se destacar a metodologia que o docente abordava os conteúdos durante as aulas, pois de acordo com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) (IFBA, 2013), o ensino técnico profissionalizante tem como objetivo principal formar sujeitos hábeis para desempenhar funções exigidas no ambiente de trabalho. Partindo desse pressuposto, foi observado que problemas dentro do ambiente de trabalho não eram abordados, tendo a Química apenas como um componente curricular do Ensino Médio, ou seja, de caráter geral. Assim, os estudantes gostariam que tivessem aulas práticas, em laboratório e que fossem aplicadas dentro da sua futura área de atuação; sendo que o instituto possui laboratório pra a utilização em tais aulas, contudo os discentes mencionaram que o professor só usava o quadro como recurso, demonstrando uma preferência por uma abordagem mais tradicional de ensino, conforme apresentado, poderá interferir na motivação em aprender por parte dos estudantes.

Conclusões

É importante explorar a realidade de adultos dentro do ensino técnico e como a Química é significante em seu processo formativo e para a sua área de atuação. Além disso, cabe ressaltar que a metodologia e tendências pedagógicas adotadas pelo docente estão diretamente relacionadas ao processo de aprendizagem dos estudantes, de forma que estas podem potencializar ou não a contextualização do ensino de Química Aplicada no campo da Segurança do Trabalho.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 02 abr. 2017
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.esforce.org.br>. Acesso em: 06 ago. 2017.
IFBA. Projeto Pedagógico de Curso Técnico em Segurança do Trabalho Integrado. Vitória da Conquista- BA, 2009.

____. Projeto Pedagógico Institucional. Salvador-BA, 2013.

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